NAO.
Charles Taze Russell nasceu nos Estados Unidos, em Allegheny (hoje parte da cidade de Pittsburgo), Pensilvânia, em 16 de Fevereiro de 1852. Foi o fundador do movimento religioso chamado "Estudandes Internacionais da Bíblia" (desde 1931, chamadas de Testemunhas de Jeová). Em Fevereiro de 1881, foi co-fundador da Sociedade Torre de Vigia de Sião e seu Secretário-tesoureiro. Era então o Presidente da Sociedade Torre de Vigia, William H. Conley. A 15 de Dezembro de 1884, obtêm personalidade jurídica, e Charles Russell torna-se seu Presidente. Faleceu a 16 de Outubro de 1916. Sucedeu-lhe na presidência, Joseph Franklin Rutherford.
Era o segundo filho de Joseph L. e Ann Eliza Russell, presbiterianos e de descendência escocesa-irlandesa. Charles, era o segundo de cinco filhos, apenas duas sobreviveram até a idade adulta. A mãe de Charles faleceu a 25 de Janeiro de 1861, quando ele tinha apenas nove anos, mas, desde a tenra idade, Charles foi influenciado pelos seus pais que tinham fortes inclinações religiosas. Com onze anos, Charles passou a ser sócio comercial do pai, o próprio rapazinho escrevendo os artigos do acordo sob o qual operava a empresa deles. Com Com quinze anos, estava associado ao pai numa crescente rede de lojas de roupas masculinas. Seu pai, Joseph, morreu a 17 de Dezembro de 1897, com a idade de 84.
Com o tempo, possuíam lojas em Pittsburgo, Filadélfia e em outras partes. Por todo esse tempo, o jovem Charles era sincero estudante da Bíblia e desejava servir a Deus. Aderiu a Igreja Congregacional, por causa de seus conceitos mais liberais. Ao tornar-se mais velho, Russell sentia-se perturbado com certas doutrinas religiosas geralmente aceites. Em especial se preocupava com as doutrinas do inferno de fogo literal e da predestinação pessoal. Arrazoava ele: "Um Deus que usasse seu poder para criar seres humanos, os quais sabia de antemão e predestinara que fossem eternamente atormentados, não poderia ser sábio, nem justo nem amoroso."
Em 1869, Charles Taze Russell "acidentalmente" assiste a uma reunião da Igreja Adventista, onde estava ensinado o Pastor Jonas Wendell. A "fé oscilante" de Russell na Bíblia é restabelecida e conclui que vivia próximo do "tempo do fim". Porém, ele não se tornou num seguidor do movimento "Segundo Adventismo" nesse tempo e nem qualquer altura posterior. Quase imediatamente Russell, seu pai e outros, formam um pequeno grupo de estudo da Bíblia em Allegheny, Pensilvânia, que haveria de evoluir gradualmente até se tornar num novo movimento religioso.
2007-03-08 15:06:52
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
2⤊
0⤋
Absolutamente Não.
Estas são acusações falsas de opositores das Testemunhas de Jeová.
2007-03-08 21:03:12
·
answer #2
·
answered by WDR 4
·
2⤊
1⤋
Mais um...
O amplamente distribuído livro "Proclamadores", entre as Testemunhas de Jeová faz menção da Grande Pirâmide de Gizé, que Russel pensava fosse a pedra de testemunho de Deus que confirmava períodos bíblicos. Idéia abandonada conforme "A Sentinela" 15/11 e 01/12 de 1928.
Os opositores usam essa pirâmide como indicação de que Russel era maçônico e usam outros recursos para indicar isso, como o túmulo na qual Russel está sepultado, e também um templo maçon erguido próximo a ele. Tudo podendo fácilmente ser esclarecido.
Infelizmente alguns, por preferirem seguir os passos do preconceito, provavelmente se oporão ao esclarecimento. Lástima!!
.
2007-03-09 16:11:53
·
answer #4
·
answered by ҉ProTeJ҉ 4
·
1⤊
1⤋