English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nossa temperatura normal é de aprox. 37º. Este "calor" é gerado pelo movimento contínuo de nossa corrente sanguínea em atrito com as paredes internas de nossas veias/artérias ou é causada pro descargas elètricas do nosso SNC ou por alguma outra "coisa" que eu não pensei?

2007-03-08 05:13:08 · 6 respostas · perguntado por John 2 em Ciências e Matemática Medicina

6 respostas

A produção d calor corporal (termogênese) é o resultado da soma das energias produzidas ou liberadas através dos seguintes mecanismos:
Metabolismo basal = o gasto energético do organismo à temperatura d neutralidade térmica, cujo valor é d 1700 cal para um homem de 70 kg, em jejum, em repouso, à 18°C, estando o mesmo medianamente vestido;
Exercício muscular = o movimento voluntário dos músculos; o rendimento muscular é pekeno, em torno d 20%, o restante é liberado como calor;
Metabolismos associados = a alimentação, em particular.

2007-03-08 06:25:03 · answer #1 · answered by boiler_viewer 6 · 4 0

o calor humano vem do metabolismo

A termogénese corresponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos. A quantidade de calor produzida é directamente proporcional à taxa de metabolismo corporal (40-60% da energia proveniente da hidrólise do trifosfato de adenosina – ATP, é perdido sob a forma de calor).

A taxa de metabolismo corporal depende dos seguintes fatores:

1. Taxa de metabolismo basal2 de todas as células corporais (para cada aumento da temperatura no
valor de 1ºF ou 0.6ºC, esta taxa aumenta aproximadamente 10%);

2. Taxa de metabolismo adicional decorrente da actividade muscular;

3. Taxa de metabolismo adicional secundário ao efeito da Tiroxina (e em menor grau por outras
hormonas como a hormona de crescimento ou a testosterona) a nível celular:1 Fórmulas de conversão: Temperatura em ºC = temperatura em K (Kelvin) – 273,15
Temperatura em ºC = 5/9 × [temperatura em F (Fahrenheit) -32]

4. Taxa de metabolismo adicional causada pelo efeito da epinefrina, norepinefrina e pela
estimulação simpática a nível celular;

5. Taxa de metabolismo adicional por um aumento intrínseco da actividade química nas próprias
células.

O comum é que o sangue quando em passagem pelos vasos(veias e artérias) não entrem em atrito com suas paredes, já que nessas condições predispõe a formação de placas de ateromas que podem obstruir as arterias, ou embolos, fisiologicamente trata-se de um fluxo laminar que teoricamente não se "atrita" com as paredes dos vazos...
Quanto ao papel do cerebro na termorregulação, trata-se de um mecanismo complexo que envolve muitas variaveis mas existem SENSORES TÉRMICOS no Hipotálamo Anterior e Área Pré-óptica que Contêm neurónios sensíveis ao calor e neurónios sensíveis ao frio (estes em maior número). São
estimulados por variações da temperatura do sangue que perfunde essa área - rede vascular especializada
com função de barreira hematoencefálica limitada denominada organum vasculosum laminae terminalis.
A estimulação térmica destes neurónios traduz-se por um aumento da frequência dos impulsos emitidos por segundo.

Para que possa entender melhor sobre o assunto tem um trabalho da universidade do Porto que fala tudo sobre o assunto.
veja em:
http://fisiologia.med.up.pt/Textos_Apoio/outros/Termorreg.pdf

2007-03-08 13:18:03 · answer #2 · answered by Olliver 6 · 1 1

É causado pelo intenso metabolismo de nossas células que produzem ATP(energia) nas mitocôndrias. Com a liberação de ATP vem junto energia em forma de calor liberada dos alimentos de nossa nutrição(carboidratos, por exemplo).

2007-03-08 18:38:21 · answer #3 · answered by Refi8 1 · 0 1

O calor vem da energia dos alimentos que vc consome juntamente com trabalho realizado pelo seu corpo, seja para mandar sangue, seja para transformar o alimento em energia, o ato de caminhar mexer os braços etc. Tudo gera calor.

2007-03-08 14:55:26 · answer #4 · answered by leghall 1 · 0 1

A produção de calor é um dos principais subprodutos do metabolismo. Alguns fatores que determinam a taxa de produção de calor são:

1)valor basal do metabolismo de todas as células do organismo.
2)aumento do metabolismo causado por atividade muscular.
3)aumento do metabolismo decorrente do efeito da tiroxina sobre as células.
4)aumento do metabolismo causado pelo efeito da epinefrina, norepinefrina e estimulação simpática sobre as células.
5)aumento do metabolismo em decorrência da maior atividade química nas células.

Os órgãos profundos (fígado, cérebro, coração e músculos esqueléticos) são os principais responsáveis pela produção de calor. Este calor é então transferido para a pele, onde é perdido para o meio ambiente.

A estimulação elétrica ou por excesso de calor do hipotálamo anterior provoca sudorese. Os impulsos provenientes desta área são transmitidos pelas vias autonômicas para a medula e, daí pela via simpática para a pele de todo o corpo. Uma outra maneira de se ativar a sudorese é através da epinefrina ou da norepinefrina que circula no sangue. Estes hormônios são importantes, pois quando praticamos atividades físicas a medula supra renal libera-os na corrente sangüínea.

Os mecanismos de feedback que regulam a temperatura do corpo operam por meio dos centros termorreguladores localizados no hipotálamo, auxiliados por detectores de temperatura que determinam se a temperatura corporal está excessivamente quente ou fria.

A área do hipotálamo anterior contém grande número de neurônios sensíveis ao calor e ao frio, funcionando como sensores para o controle da temperatura corporal, aumentando a freqüência de sua descarga quando a temperatura sobe (neurônios sensíveis ao calor) ou desce (neurônios sensíveis ao frio).

Quando a área do hipotálamo anterior é aquecida, verifica-se imediatamente por todo o corpo uma sudorese profusa na pele e uma vasodilatação dos vasos sangüíneos cutâneos.

Outros receptores localizados na pele e nos tecidos corporais profundos também executam um papel importante na regulação da temperatura. Estes receptores percebem muito mais o frio do que o calor, sendo bem provável que estejam relacionados com a prevenção a hipotermia (prevenção a baixas temperaturas corporais).

2007-03-08 13:47:21 · answer #5 · answered by Fernando 4 · 0 1

As reações químicas (bioquímicas) que ocorrem incessantemente no interior de nossas células são exotérmicas, ou seja, liberam energia térmica, sendo essa a "fonte do calor humano". É por isso que no inverno precisamos nos alimentar mais: nossa "fornalha interna" precisa de mais "combustível". Nosso organismo tem mecanismos (ajuste da circulação na pele, sudorese etc) para manter a temperatura ajustada em uma faixa bem estreita (entre 35,5° e 37,5° Celsius). Espero ter esclarecido sua dúvida!

2007-03-08 13:25:12 · answer #6 · answered by carvalhoclinico 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers