English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu já perdi amigos por assumir a minha religião. Tive que sair do meu emprego, por que as funcionarias eram evangélica e descobriram que eu era umbandista, começaram a me por apelidos, me xingavam e me provocava. Essa discussão sobre religião é inútil, cada um na sua. Eu respeito todas as religiões e crença. O amor de Deus é infinito. O fanatismo e o preconceito é ignorância.

2007-03-08 01:36:39 · 13 respostas · perguntado por "Poderosa ruiva" 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

É falta de conhecimento, eu já tive esse preconceito por achar que a Umbanda fazia trabalhos para o mal, sou Kardecista, mas descobri há mais ou menos dois anos que meu trabalho é na Umbanda e hoje frequento os dois centros sem problema nenhum. Descobri que a Umbanda é maravilhosa e só faz o bem. Mas o preconceito é muito grande, já sofria por ser Kardecista e agora que sou Umbandista também o preconceito é muito maior. Nem ligo mais, o importante é que estou me sentindo bem.

2007-03-08 01:45:30 · answer #1 · answered by Andrea 7 · 1 0

Ventania, que lindo é o nome de meu Exu.
Olha, sou tão debochado, tão esculachado que não dou oportunidade para me discriminarem.
Nunca abaixo a cabeça e se percebo que estou perto de um preconceituoso, já digo que sou macumbeiro dos bravos, (o que não é verdade), levo tudo na piada se o cara for preconceituoso, adoro deixá-lo na saia justa.
Se o ambiente é bom, aí falamos abertamente, mas com respeito.
Minha sogra é gente boa, mas um tanto assustada, e para pertubar sempre falo para ela, que quando estiver batendo tambor lá no centro vou estar pensando nela, no bem dela.

2007-03-08 11:18:19 · answer #2 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 4 0

Ja sofri, sofro e sei que ainda sofrerei muito, pois ainda sou jovem, apenas 29 anos...

Eu ja perdi amigos evangélicos, por naum aceitarem a minha doutrina religiosa....

Correção: Perdi naum!!!...ganhei o afastamento deles, pois amigo de verdade e um ser humano de verdade naum ignora o outro pela cor dele, pela posição social e nem muito menos pela doutrina religiosa escolhida por ele...

Infelizmente aqui mesmo no YR estou sendo metralhado por inumeras pessoas e todas elas evangélicas, mas graças ao meu pai XANGÔ, eu confio e sei que a justiça é brava!!!!

No meu carro tenho um adesivo enorme escrito o seguinte: SARAVÁ UMBANDA do vidro de traz e tenho uma guia de exu e pomba gira no retrovisor interno....

Não tenho medo e nem muito menos vergonha de dizer que sou UMBANDISTA!!!!!!!!!!!!

Teria vergonha sim, se eu fosse evangélico e ficasse igual a esses que aqui estão no YR, maltratando, ignorando e naum condizendo com a doutrina religiosa que eles seguem...

Axé!!!!

(--GRIN--)

2007-03-08 18:29:58 · answer #3 · answered by VINNY GRIN 5 · 2 0

Sou Umbadista com muita honra e orgulho, não me escondo atras da minha religião, ao contrario de muitos por ai, que se escondem atras das igrejas, e vão la dizendo orar, e na verdade fazem outras coisas, não sofri preconceito ainda, mas se alguém abrir a boca eu falo mais alto, pq a unica coisa que exijo é respeito, e como respeito a religião de todos, exijo que respetiem a minha,
Sou Umbandista a 24 anos nessa encarnação, mas acho que ja fui antes...
dizem as vezes que sou macumbeira, mas eu retruco e digo, sou sim, e fica esperta que boto seu nome la, ai brincam e param com isso.
Infelizmente temos pessoas imbecis e preconceituosas, porém na primeira oportunidade estão la nos tereiros da vida, escondidinhas né!!!1
E viva a Umbanda

2007-03-08 13:14:39 · answer #4 · answered by Maggie L 1 · 1 0

Acredito que eles tem medo, os pastores falam muito sobre o demônio associado a esta religião, então eles simplemente ignoram o fato de cada um na sua e usam nossa religião como argumento e justificativa de mal atos de membros evangélicos.
A você fez isso!.. então jogaram macumba em você....
A você está assim, está enfeitiçado.....
Você traiu sua esposa, é coisa de candomblé, é feitiço...
Entendeu o motivo do preconceito, somos o motivo de todos os males e desvios de carater dos evangélicos.
O mundo é podre minha amiga....

2007-03-08 12:49:37 · answer #5 · answered by pri pri 2 · 1 0

Quem não foi???

2007-03-08 10:49:41 · answer #6 · answered by peraxica 5 · 1 0

Não sou umbandista, mas sou um grande simpatizante, talvez até eu seja umbandista sem saber, de tanto que a admiro. hehehe.
Me simpatizo com o Luz da Umbanda aqui no YR e outro dia descobri o site pessoal dele, incrivel o conteúdo.
para quem não sabe o endereço do site do Luz da Umbanda é http://luzdaumbanda.v10.com.br
Até quem não é umbandista vai gostar deste site.

2007-03-08 10:30:38 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Conheço cristãos que discordariam da sua religião, mas ao ponto de escarnecer, colocar apelidos, desrespeitá-la e ser mandada embora do emprego, isso é anticristão !
Não concordo com as práticas da sua religião, mas isso não me dá o direito de afligi-la. O cristão acima de tudo tem que amar. Essa é a principal marca, não é entretanto, concordar com tudo e aceitar tudo. Jesus não concordava com muitas das pessoas que encontrava, mas nem por isso deixava de amar, admoestava sempre, ensinava, às vezes repreendia, mas jamais esculhambava.
Diga aos evangélicos que fazem isso a vc que eles estão se esquecendo de seguir as pegadas do Mestre.

2007-03-08 10:11:46 · answer #8 · answered by Mister R 7 · 1 0

Concordo plenamente.
Sou católico mas respeito qualquer tipo de religião desde que também seja respeitado.
Mas o preconceito contra o umbandista existe e é muito frequente no Brasil.

abraç

2007-03-08 09:49:19 · answer #9 · answered by horus 2 · 1 0

Não sou umbandista e nem sigo qualquer religião. Mas sou espiritualista e admiro a beleza e coerência das religiões primitivas africanas, muito mais lógicas do que as ditas "civilizadas". Esse preconceito é antigo. Os escravos negros eram proibidos de cultuar a sua religião, daí o sincretismo, misturando seus orixás com os santos católicos. Interessante é que, apesar das perseguições, apesar de ser transmitida apenas oralmente, a umbanda se mantém através dos tempos, não só no Brasil, mas também em outros países escravagistas da América Latina. Recentemente estive em Cuba, onde visitei a "santeria" , que é idêntica (inclusive no sincretismo) com a nossa umbanda. NÃO PERCA A SUA FÉ.

2007-03-08 09:46:43 · answer #10 · answered by Antonio Luiz F 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers