Eu não sou ateu, mas acho que isso não iria mudar nada. Não acho que a palavra ateu seja pejorativa. A etimologia da palavra reflete exatamente o modo de pensar da pessoa. Vejamos a definição:
O termo "ateu" é formado pelo prefixo grego a-, significando "ausência" e o radical "teu", derivado do grego theós, significando "deus". O significado literal do termo é, então: "sem deus".
Teísmo é a crença em algum deus, assim, a ausência da crença será o ateísmo (ausência de teísmo).
Independente da crença ou não em um Deus, acredito que existam pessoas de boa índole neste segmento. Meu círculo de amizades é composto de pessoas de todas as crenças. Só não conheci ainda nenhum ateu ou budista, mas não haveria problema nenhum.
Não é direito de ninguém atacar o outro se ele pensa diferente. A única coisa que podemos fazer é expor nosso ponto de vista. Se a pessoa não concorda, não sou eu que vou convencê-la de nada. Então convivamos em paz, crendo ou não no mesmo Deus, e da mesma forma ou não, pois querendo ou não somos todos irmãos.
Não se conquista respeito ou confiança de ninguém com intolerância. Nada temos a perder praticando o amor.
2007-03-07 22:38:45
·
answer #1
·
answered by Pensatore 7
·
0⤊
0⤋
Eu admiro muito um tipo de ateu, (sou crédulo) aqueles que mesmo sem crer em Deus são boas pessoas; cumprem seus deveres de cidadão; respeitam e protegem a natureza. Eles são até orgulhosos por não precisar do temor de Deus para serem bons. Eu até imagino, dentro da minha ignorância religiosa, que eles são espíritos evoluídos e estão entre nós sem a necessidade de ser religiosos para cumprirem suas missões.
Na certeza que Deus existe, os ateus queiram ou não, creio que Deus deve estar mais satisfeito com a atuação dos ateus que dos religiosos infiéis. No decorrer da história da humanidade, podemos observar que Deus tem usado muito os ateus e todos, depois das convenções, se tornaram importantes vasos de bênçãos a serviço da fé que antes desconheciam. Haja vista a convenção do apóstolo Paulo.
Acredito que o bom religioso nunca deve antagonizar o ateu, mesmo por que, hoje ele é ateu, amanhã poderá ser um valioso companheiro no combate à descrença. O que devemos abominar são aqueles ateus que usam suas descrenças para encorajar-se no seus caminhar pelas veredas das injustiças. Aqueles que denigrem a vida de um homem de bem só pelo fato de ele ser crédulo. Aqueles que desconhecem o sagrado direito atribuído a todos, de crer ou descrer. um abraço
2007-03-08 18:39:47
·
answer #2
·
answered by adericleverson 7
·
0⤊
0⤋
Tem, sim como não rir.
Essa mudança de termos é um reflexo de preconceito religioso que os ateus sofrem nos EUA. Lá, assim como em algumas comundades do Brasil, o ateísmo é considerado um desvio ao tipo "perfeito" de cidadão, o WASP (branco, anglo-saxão e protestante). Como o ateísmo não é uma religião cristã, ele é atacado do mesmo modo que a umbanda, o islamismo, os latinos ou como eram os negros, judeus e homossexuais.
Mudar o nome, é claro, não muda a situação de preconceito. Mas chama atenção para o problema. Do mesmo modo que chamar os negros de pretos (black) e os homossexuais de alegres (gay).
A escolha do nome brilhante não é nem um pouco boa, com certeza. Além de ser afrescalhado, ainda lembra o período do iluminismo, com seus déspotas esclarecidos. Mas se os membros das outras religiões se acham imortais, conectados diretamente com Deus e por Ele escolhidos para uma eternidade de prazeres sem fim em troca de subserviência (e, nalguns casos, um tanto de dinheiro) terrena, por que os caras não podem se dar ao luxo de dizerem que brilham? Eles realmente acham que morrerão e nunca mais voltarão à vida (e, salvo raríssimas excessões temos que concordar que eles acertaram até agora).
O mais ridículo disso tudo talvez seja a tentativa de conversão ao ateísmo. Oras, se a pessoa tem uma crença, seja em Deus, nos deuses pagãos, em Alá, ou na pedra que acho na esquina, não cabe a ninguém nesse mundo tentar dissuadí-la de sua fé. A religião não é uma coisa lógica. Pessoas crêem por que crêem e ponto final. Não é necessária nenhuma teoria ou prova científica para isso. Tentar quebrar a fé de algém em uma religião pode ter dois resultados: Ou não se consegue e a pessoa fica muito irada com quem tentou, ou se quebra a fé religiosa da pessoa para sempre.
2007-03-07 18:17:44
·
answer #3
·
answered by Braulio S 4
·
0⤊
0⤋
A única vez que ri ao ler sua pergunta foi quando vc disse "baseada na pseudofundamentação científica de sua crença"! Quer dizer que as outras crenças possuem fundamentação científica? Pelo contrário, meu caro, foi a fundamentação científica que permitiu afirmar que deuses e outros seres imaginários não existem! Com o estágio que a ciência alcançou hoje, pode-se ser ateu de forma intelectual, ou seja, compreendo que existem brilhantes explicações para o mundo e para a vida que não requerem a hipótese de Deus.
Ao longo da história, os religiosos criaram uma visão muito negativa para a palavra ateu. Acho importante movimentos que procurem combater essa imagem negativa e preconceituosa.
2007-03-07 17:54:53
·
answer #4
·
answered by Ken 3
·
0⤊
0⤋
Não vejo motivo para rir.
Eu, particularmente, não vejo problema em assumir meu ateísmo perante qualquer pessoa, não preciso de nenhuma bandeira para me ajudar, mas acho que posso entender a origem desse tipo de movimento: preconceito.
Quando pessoas comuns estão conversando e perguntam ao outro sobre sua religiosidade, ninguém cria muito caso se ouvirem que o outro é católico, evangélico, protestante, espírita... a sociedade entende que é normal alguém ter uma religião, e ponto.
Contudo, já passei por algumas situações desconfortáveis quando digo que não tenho religião, que sou ateu. As pessoas, parece, entendem meu posicionamento como doença, me olham feio, desconfiadas, às vezes com pena.
E, convenhamos, é uma verdadeira opressão que fazem quanto a este assunto. Fazem novelas e filmes incentivando a fé ou mostrando fenômenos sobrenaturais, criam documentários e programas religiosos para te convencer que o caminho certo é o religioso... mesmo com a variedade de religiões cristãs, a pessoa, aqui, não consegue ser outra coisa senão cristão. A grande maioria é assim.
É por isso que entendo esse tipo movimento de "libertação", algo como o "orgulho-ateu". As religiões parecem querer levar o mundo para um estado que nós, ateus, não apreciamos, como intolerância, preconceito, falta de liberdade... é que, em geral, os movimentos se posicionam contra vários assuntos que deveriam ser absolutamente simples, normais:
- clonagem
- divórcio
- casamento gay
- eutanásia
Rir porque ateus estão fazendo um movimento para aparecerem mais, para convencerem outras pessoas que existe espaço para algo mais que o cristianismo? Não, não rio. Os próprios religiosos têm seus movimentos e não os critico: bandas e baladas gospel, livrarias evangélicas, movimento carismático, etc...
A propósito, me desagrada a afirmação "baseada na pseudofundamentação científica de sua crença". O pensamento científico dá base, sim, para as pessoas deixarem de acreditar em Deus: não tem nada de pseudofundamentação aí.
2007-03-07 17:46:56
·
answer #5
·
answered by Erick M 2
·
0⤊
0⤋
NÃO GOSTO DE PRECONCEITO.
MAS GENTE INSIGNIFICANTE SÓ PODE SER INSIGNIFICANTE
MAS GENTE É GENTE.
2007-03-07 17:29:03
·
answer #6
·
answered by LILITH IN FUGA 7
·
0⤊
0⤋
E aí Alfredo, enfim vira gente heim? Maneca, toma vergonha que não falei com vc. E o Cafuzinho, continua com esse nick desgraçado... é mesmo. Palhaçada, rebanho de retardado.
2007-03-07 17:23:47
·
answer #7
·
answered by Filipe 4
·
0⤊
0⤋
poderia ser tambem terroristas,ou,assassinos, ou turma do Ben Laden,filhos do capeta ,fracassados,ou hiper drogados,(fica bonito esse) pois o sinonimo de ateu é isso pois quem não tem Deus em seu coração pratica tudo isso e ainda mais.Os assassinos do menino João Hélio eram ateus vcs sabiam?
2007-03-07 17:43:14
·
answer #8
·
answered by lince 6
·
0⤊
1⤋
A Palavra Brilhante em Hebraico "hilel" foi vertida para o grego por LUCIFER na versão da Bíblia da Vulgata Latina de Jeronimo.
Eu concordo que eles são brilhantes deste ponto de vista ! hehehehehheeheh
2007-03-07 17:28:53
·
answer #9
·
answered by Rubens D 5
·
0⤊
1⤋