É uma história um pouco complexa, mas vamos lá. há muitos anos atrás, séculos, a Igreja definiu que um Papa seria infalível, quando falando "Ex-Catedra" (Da Cadeira - de Pedro), sobre Doutrina e Fé. Considera-se, portanto, que as encíclicas papais, documentos que tratam da doutrina e da fé católica, são documentos imutáveis. Então se criou o famoso dogma da Infalibilidade Papal (que o Papa não erra em assuntos de fé e doutrina).
Em 1968, na efervescência da revolução sexual, Paulo VI emitiu uma enciclíca, preocupado com os rumos morais da sociedade. Esta encíclica tem o nome de "Vida Humana". A encíclica visa orientar o Povo de Deus de que a sexualidade humana é divina e que, Deus ao propiciar isso ao homem, teve um objetivo: a procriação. Portanto, qualquer atitude que venha a interferir no ato divino da procriação, seria um ato contra Deus. Confira este texto:
"É, ainda, de excluir toda a ação que, ou em previsão do ato conjugal, ou durante a sua realização, ou também durante o desenvolvimento das suas conseqüências naturais, se proponha, como fim ou como meio, tornar impossível a procriação (16).
A camisinha, portanto, interfere na consequência natural do ato sexual (a gravidez) e não deve ser usada. A partir daí o único meio anticoncepcional aceito pela Igreja é o chamado Método Natural, ou seja o controle da fertlidade da mulher através, por exemplo, do controle do muco da vagina (existem outras formas). Portanto no período fértil da mulher, deve ser evitada a relação.
Em 1968, quando o Papa Paulo VI emitiu esta encíclica, o meio científico ainda não divulgava que a camisinha era um preventivo fantástico contra as DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e muito menos contra a AIDS que ainda não havia se manifestado em humanos.
O objetivo da encíclica era refrear o impulso sexual do Povo de Deus, valorizar a família e sacralizar a união sexual. Mas Paulo VI jamais poderia prever a AIDS naquele tempo.
Com o advento e disseminação da AIDS e HIV na década de 80, os cientistas então começam a fazer propaganda da camisinha como única forma de evitar a propagação da AIDS, enquanto a Igreja Católica, baseada na Encíclica Papal citada e em suas crenças, passa a afirmar que somente a união estável e a fidelidade podem ser o controle da AIDS. Lembre-se que a Igreja Católica só aceita o ato sexual dentro do casamento...
Mas... E agora, José?
Antes, a camisinha foi condenada simplesmente por uma questão de controle da natalidade. Agora, a camisinha, memso entre casais estáveis evitaria a disseminação da AIDS...
Se a Igreja aprovar, recomendar o uso da camisinha, estará sendo contrária à Encíclica, portanto estará indo contra um dogma da Igreja: a Infalibilidade Papal. E ir contra um dogma, é um problema institucional sério!...
Vejam o nó: a Igreja entende que o ser humano peca. Suponhamos que um homem, casado, tenha tido relação sexual fora de seu casamento - e sem camsinha, para respeitar os preceitos da Igreja. Se arrependeu, confessou seu pecado, recebeu a absolvição. Mas, ele descobre que contraiu o vírus do HIV. Para não passar para sua esposa, ele ou usa camisinha ou nunca mais mantém relações sexuais com sua esposa. Esta união será desestabilizada, porque qual o casamento que resiste ao não-sexo? Portanto, a prórpria Igreja se vê criando problemas aos seus fiéis pelo simples motivo de se engessar com o dogma da Infalibilidade Papal. Precisamos de uma reforma e urgente..
2007-03-07 12:21:31
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
Vamos pensar um pouco... se o as coisas ja estão de uma forma tão vulgar como está hoje, com a igreja proibindo o uso da camisinha, ja imaginou o que vai ocorrer no dia em que ela chegar e apoiar o uso da camisinha, vai ser a mesma coisa de dizer: jovens está liberado o sexo, faça o qdo quiser... se tantas meninas e meninos iniciam a vida sexual cedo imagina depois que a igreja liberar.... não vou dizer que sou seguidora, dos dogmas da minha igreja, mas mesmo não seguindo concordo com ela... vai da cabeça das pessoas... e outra a camisinha não e 100% segura...
2007-03-08 01:30:01
·
answer #3
·
answered by Isa_Maria 6
·
0⤊
0⤋