English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-06 10:36:35 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Eu sou. ÓS CONTESTAMOS TUDO, porem não somos ateus que não acreditam em nada. Contestamos a existencia de deus, de espíritos e de tudo que se é dito nas religioes e suas doutriunas e dogmas, porem sem descartar a possibilidade de isso tudo de fato existir.

2007-03-06 10:40:57 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 2

Pra mim, é um ateu não assumido.

2007-03-06 10:56:52 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

O agnóstico é aquele que nem é ateu, mas não acredita em religiões como se fosse a salvação!
ok

2007-03-06 10:47:31 · answer #3 · answered by M.M 7 · 1 0

É a pessoa que ano acredita no que nao pode ser demonstrado pela ciencia. Thomas Henry Huxley (1825-1895), naturalista inglês, desenvolveu a metodológica que só admite os conhecimentos adquiridos pela razão e evita qualquer conclusão não demonstrada, nega o que é metafísico ou simples crenças.

2007-03-06 10:41:35 · answer #4 · answered by Mystic 7 · 2 1

São coisas diferentes, ateísmo é descrença, e agnosticismo é desconhecimento... Mas q merd@, já começaram a vomitar essas definições ridículas... pq não estudam um mínimo antes de falar merd@? Agnósticos não tem nenhum empecilho para acreditar ou deixar de acreditar, apenas não propõe ter conhecimento sobre a existência de deuses...

2016-12-18 16:48:47 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Bom dia.
Eu acho, tentando uma linguagem bem simples, que o agnóstico é alguém que está " em cima do muro " . Crê, acreditando na hipótese de que pode não existir Deus, e não crê, acreditando na hipótese de que pode existir Deus"
Eu, por exemplo, sempre estou nesse ciclo bipolar, entre uma e outra possibilidade...sempre acompanhando a ciência e a religião, sempre me informando e tentando captar um mínimo de coerência, no tema mais incoerente de todos: A religião.
Bom dia para a Sra.

2007-03-06 21:41:50 · answer #6 · answered by Lima 4 · 0 0

Eu entendo como alguém que declara que é impossível saber se deuses existem ou não. Ou seja, existem agnósticos teístas e ateístas. :D

2007-03-06 11:21:01 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Sempre me afirmei ( desde a minha adolescência) como ATEU e sempre me ofendi quando alguém disse de mim que eu era agnóstico. É que o agnóstico parece-me alguém que acha que não se consegue saber se deus existe ou não e , até que lhe provem uma coisa ou outra, suspende a sua atitude a respeito. Deixa implícito que , se lhe provarem a existência de Deus, logo se tornará um dos mais pios. Ora, não é este o meu caso. Quero lá saber se Deus existe! Não lhe presto culto, acabou-se, renego-o, direi mesmo mais, tenho umas contas a ajustar com esse sujeito, se existir, mas não há esse perigo.

2007-03-06 10:48:23 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

É uma pessoa q não acredita em Igrejas, seja ela qual for, mas ainda acredita em Deus à seu modo, ou seja, não segue nenhum pragmatismo imposto pelos homens que fazem a igreja.

PS: Não sou agnóstica, só disse o que sei a respeito.

2007-03-06 10:43:16 · answer #9 · answered by ♥ಌ Liα ♥ ℓσving ಌ♥ 7 · 1 1

Aquele que se contenta em desconhecer as coisas profundas
sobre Deus e a natureza. Que não aceita outras idéias, não aceita questionamentos. Pessoas que apenas se contentam em saber que existe e que há um abismo entre ela e Deus, mais nada.
Aleluia, aleluia!.
Bjs

2007-03-06 10:46:08 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

O termo agnosticismo foi cunhado pelo Professor Thomas Henry Huxley, avô paterno do escritor Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo) numa reunião da Sociedade Metafísica, em 1876. Ele definiu o agnóstico como alguém que nega tanto o Ateísmo como o Teísmo e que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida. Em outras palavras, um agnóstico é alguém que acredita que nós não sabemos nem poderemos saber se um deus existe.

Em suas palavras: "Eles estavam seguros de ter alcançado uma certa gnose -- tinham resolvido de forma mais ou menos bem sucedida o problema da existência, enquanto eu estava bem certo de que não tinham, e estava bastante convicto de que o problema era insolúvel." T. H. Huxley (1825-1895)

Desde essa época o termo "agnóstico" também tem sido usado para descrever aquele que não acredita que essa questão seja intrinsecamente incognoscível, mas por outro lado crê que as evidências pró e contra Deus não são ainda conclusivas, ficando pragmático sobre o assunto.

Se existe um Criador, um Deus, do tempo, do espaço, da energia, da matéria, até chegar a nossa criação, que poderia até ser atribuída a uma outra raça, então, só descobrindo e explorando as coisas em sua suposta ordem inversa da criação que chegaremos ao Criador, até lá a simples existência da vida não prova a existência de Deus nem a prova da evolução das espécies a nega.

O agnóstico, à primeira vista, opõe-se não propriamente a Deus, mas sim à possibilidade de a razão humana conhecer tal entidade (gnose tem a sua origem etimológica na palavra grega que significa «conhecimento»). Para os agnósticos, assim como não é possível provar racionalmente a existência de Deus, é igualmente impossível provar a sua inexistência, logo, constituindo um labirinto sem saída a questão da existência de Deus, não se deve colocar sequer como problema, já que nenhuma necessidade prática nos impele a embrenharmo-nos em tal tarefa estéril.

Muitas pessoas (erroneamente) usam a palavra agnosticismo com o sentido de "ateísmo fraco" e usam a expressão "Ateísmo" apenas com o significado de "ateísmo ativo" (que afirma categoricamente a inexistência de Deus). O problema é que não se pode estabelecer realmente a crença de alguém simplesmente pelo fato de ele se intitular agnóstico. Pode haver, por exemplo, um teísta agnóstico que considere impossível descobrir por meio da razão se Deus realmente existe, mas que afirme crer em deus (ou deuses) por meio da fé. Há também aquele que não crê na existência dos deuses conforme descritos pelas religiões, mas acreditam na possibilidade de existência de um outro tipo de entidade sobrenatural (estes são comumente chamados de "deístas").

Cautela também com as palavras "ateísta ou ateu", porque elas têm muitos significados, ficando difícil definir e ocorrendo erros ao generalizar. Apenas poderemos afirmar, com certeza, que os ateus não acreditam em Deus, a posição agnóstica pode ser muito parecida, mas dando ênfase à dúvida.

2007-03-06 10:39:49 · answer #11 · answered by Anonymous · 2 3

fedest.com, questions and answers