English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estou substituindo há um mês... o tratamento alopático pelo homeopático. Eu tenho sentido uma piora nos sintomas da depressão. Porisso gostaria de compartilhar com pessoas que já passaram por esta opção, ou fizeram o inverso... de como foi o processo delas, no que diz respeito a essa mudança . Obrigada ! Ficarei muito agradecida se quem já passou por isso, puder relatar como foi o próprio processo... se valeu a pena , ou não.

2007-03-06 09:01:32 · 12 respostas · perguntado por gaia_bh 3 em Saúde Saúde Mental

12 respostas

Se vc esta acostumada com o tratamento alopatico, vai sentir uma piora no sintomas quando for para a homeopatia por que a homeopatia age de maneira mais branda no seu organismo.

Fazer como o primeiro rapaz que respondeu (muito bem, aliais) a sua pergunta, usar simultaneamente os dois (e tentar abandonar alguns/todos os remedios alopaticos), pode ser interessante, porque aí vc tem a ação a longo prazo da homeopatia e o alivio imediato da alopatia.

Particularmente minha experiencia com depressao e remedios alopaticos foi desastrosa. Depois de dois anos de terapia e analise, minha psicologa decidiu que nao podia cuidar mais de mim e que era hora de eu ir num psiquiatra. O psiquiatra me receitou fluoxetina, e apesar de nao ter tido nenhum efieto colateral sério nao gostei do remédio. Eu tomava duas doses por dia e tinha dois picos de humor durante o dia (antes eu tinha picos de humor ao acaso e bem menos frequentes). Foi entao que eu percebi que fosse qual fosse o tratamento, eu teria de tomar remedio por toda a minha vida, o problema nunca seria resolvido somente com apoio quimico. Pesei as coisas e decidi que uma dependencia a fluoxetina (ou a qualquer outro antidepressivo), era muito pior que a propria depressao e abandonei o tratamento. Acabei aprendendo a lidar com as minhas crises, ainda que em alguns momentos eu procure suporte quimico.

Quanto a homeopatia tive uma experiencia tambem. Antes de fazer esse tratamento eu fui numa outra psicologa que tambem era homeopata. Ela me passou um composto de ervas relaxantes. Como eu nao gostei da psicologa nao fiz o tratamento com ela por muito tempo, mas o composto acabou ficando comigo. Eu usei ele por cerca d eum mes e nao notei diferença significativa nenhuma (fora uma leve irritação intestinal, por que meu estomago é deveras sensivel a algumas ervas). De qualquer forma, guardei o composto e em casa e em situaçãos futuras utilizei uma superdosagem para induzir sono (nao recomendo, ervas podem fazer tanto mal quanto alopatia, mas na hora resolveu o meu problema e me acalmou bastante).

Hoje, eu acho que eu to mais para homeopatia do que para alopatia, ando procurando ervas que me façam sentir bem. Tenho tido boas experiencias com a artemisia (um eficaz relaxante que dá tambem uma leve euforia e_dizem_ tem propriedades mágicas :-) que ajudam a trazer bons sonhos a spessoas), e com o alecrin (como energetico). Mas nao é um tratamento por que o uso é ocasional e sem acompanhamento médico.

Seja qual for o tratamento que vc escolher procure observar com bastante atençao as reações do seu corpo, para poder medir se vc deseja ou nao continuar com o tratamento e tambem a sua funcionalidade.

2007-03-09 03:51:03 · answer #1 · answered by ladytron 4 · 1 0

Gaia, eu já passei pela mudança, porém faço uso de ambos.Eu fui diagnosticado a muito tempo como portador de distimia, é uma depressão crônica, porém tem sintomas leves, eu tarbalhava, estudava, namorava, leva-se vida normal, porém, de repende, vem aquela angústia enjoada, vontade de se isolar, de terminar namoro.É diferente do episódio depressivo maior, onde há pensamentos suicidas até, eu nunca tive isso.Começei usando a fluoxetina e mudou minha vida.Enfrentei efeitos colaterais dela, como insônia, ansiedade, tensão, além de me induzir a ter pensamentos acelerados, agir com impulsividade(sinal de início de hipomania fármaco-induzido)e tive que entrar no rivotril à noite e um estabilizador de humor(esse relato é uma estória de 10 anos de luta).Começou a dar certo, porém, fluoxetina, como os demais inibidores de serotonina, interferem na sexualidade, eu me queixava muito disso.A depressão(mesmo de nível leve que eu tinha) já por si só, diminui a libido, e o remédio junto piorava mais, então troquei a fluoxetina por uns 10, fui tentando, mas nenhum deu certo.Procurei a homeopatia, fiz uma consulta de 1 hora e meia, o médico homeopata é excepcional, e me prescreveu duas ervas apenas(1 de manhã e outra à noite para dormir melhor e relaxar).Hj não tomo fluoxetina mais, não tenho depressão, meu sono é ótimo, mas não abandonei o rivotril(1 mg), me faz bem, e minhas queixas de libido, fadiga de leve(preguiça mesmo), querer isolamento, ficar paradão, já é coisa do passado.Eu combinei ambas medicações, um ansiolítico à noite e duas ervas( para o homeopata acertar as ervas ou outra medicação, deve entender seu psicológico primeiro, ele investiga sua alma mais do que seu corpo) e fim na distimia!! não sinto nada mais, só vontade de amar e viver intensamente.Caso queira mais detalhes, pode me mandar e-mail.bjs.JR

2007-03-06 09:28:38 · answer #2 · answered by JAS 7 · 4 0

Estou pensando nisto, porque já tentei diversas substâncias, mas nada deu certo.
Vou procurar a homeopatia.

2007-03-06 15:54:11 · answer #3 · answered by aline 4 · 2 0

Tive uma depressão fortissima que iniciou com vinte e quatro anos. Tomei pela primeira vez Lexotan e fiquei muito bem. Meu pai que era enfermeiro me assustou dizendo que eu ia ficar dependente e ai larguei. Voltou e eu fiquei muito mal mas procurei outras saidas. Achei a terapia bioenergetica, que me tirou da crise em tres meses e ai fiquei sem tomar nenhuma remedio, so tomando homeopatia por anos. Mas, realmente, homeopatia age de forma leve a lenta. Para casos mais serios e imediatos e preciso tentar os antidepressivos. Então no final de 2013 tive uma nova crise devido a problema de toda ordem. Tive até labirintite devido a fortes tensoes no pescoço e nuca. Resolvi voltar a psicoterapia e a psicologa me convenceu a tomar Sertralina . Começei e aos poucos foi voltando o animo para trabalhar , rir , e estudar. Me dei bem com este antidepressivo com os quais antes tinha maior repudio. Mas é preciso entendermos que a depressão causa falta tem haver com a serotonina e sua recaptação. É uma deficiencia como outra qualquer e o remedio ajuda muito, so precisa descobrir qual o que combina melhor com cada pessoa. O Rivotril também me ajudou muito, inclusive melhorando as tensões e as tonteiras. Hoje, um ano depois estou bem melhor. Aconselho associarmos as terapias que aumentam a energia vital, tais como ioga, tai chi chuen , Reiki. Quem experimentar vai ter uma revolução em sua bioenergia, podem acreditar. E os remedios e oraçoes, vida espiritual cada vez mais e recuperamos tudo. Abraços, Ulisses Vicente

2015-04-28 17:17:29 · answer #4 · answered by Tauã 1 · 0 0

Qdo estava muito depressiva,tbtentei o tratamento homeopático,nada resolveu!

Só alopatia resolve nestes casos!
Fica Com Deus!
Bjks.

2007-03-07 00:14:49 · answer #5 · answered by Daniella YR 7 · 2 2

Certamente, qualquer tratamento requer cooperação da própria pessoa... Mas é bom estar atenta aos prós e contras de cada questão. Cada pessoa reage de forma diferente...para um pode funcionar e para outro não, portanto é melhor que você tente...mas comece com a homeopatia, ou quem sabe uma terapia, e quanto ao alopático é preciso estar bem ciente dos efeitos colaterais, tome se for "realmente" necessário...
abraços!
artigo: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=5853

2007-03-07 02:03:24 · answer #6 · answered by Silvana 2 · 0 1

Alopático com certeza.
Nunca confiei na homeopatia não porque ela não é comprovada, não é isso, porque eu já testei e pra mim não faz efeito nenhum.
Alopatia nunca testei, mas com certeza é melhor pois é ciência, e essa jamais eu duvidarei.
Abraços

2007-03-06 14:15:28 · answer #7 · answered by The Justin 3 · 2 3

Oi Gaia-bh

Estive lendo sobre a sua dificuldade e estou disposta a te ajudar.
Olha tenho visto resultado com uma fruta que veio diretamente de Deus para nos ajudar em diversos problemas de saúde. Trata-se de um suco de uma fruta chamada noni que só tem na Polinésia Francesa.
Acho que daqui não posso te enviar um anexo da matéria que trata do suco. Muito interessante. Com certeza se você beber dessa dádiva de Deus esse seu problema vai acabar. Acho que daqui não dá para eu te enviar o anexo e te explicar melhor como adquirir o suco, para maiores detalhes não exite em me procurar. Quero te ajudar. Meu outro e-mail é genemont@uol.com.br , estarei a sua disposição. Abraços.

2007-03-09 12:16:08 · answer #8 · answered by Amiga 1 · 0 2

Leia o artigo Ansiedade, Depresssão, Pânico, no Portal da Psique: www.Portaldapsique.com.br
http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Ansiedadedepressaopanicodependenciaquimica.htm

2007-03-08 04:28:45 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 2

tudo depende... depende do tipo de depressão que você tem, se é crônica recidivada.. dificilmente vai ser melhor que a alopatia. Você já tentou psicoterapia?? Uma boa psicoterapia associado ao tratamento medicamentoso é excelente independe do tipo de patologia. Talvez a homeopatia resolva pra algumas pessoas, até porque a fé é um poderoso medicamento que a ciência vem descobrindo pouco a pouco, mas não há evidências de que a homeopatia seja mais que isso

2007-03-06 15:05:22 · answer #10 · answered by Elaine K 1 · 0 2

fedest.com, questions and answers