English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

11 respostas

O espeiritismo é uma doutrina que prega que viramos espiritos apos a morte... de certa maneira errada... pois Eclesiastes diz que os mortos estão pra sempre mortos.. e nada influenciam este mundo....

Deus é o nosso Criador... e Jesus tb Seu Unico Filho.. alguem que pagou o preço de nossos pecados...
Jesus é alguem que esta prestes a voltar a esta terra.. ressucitar os mortos que foram firmes em sua causa... e tb os vivos... só estes herdarão a Patria Celestial

Que o Senhor Logo venha!

2007-03-06 03:24:39 · answer #1 · answered by Maravilhosa 3 · 0 4

Em meados dos do século XIX e a França, centro cultural do mundo da época passa por diversos fenômenos inexplicáveis, as mesas se suspendiam no ar e bailavam, davam batidas no chão e, o mais surpreendente, respondiam com lógica a perguntas, por meio de um código pré-estabelecido. Concomitantemente fenômenos também "inexplicáveis", espocavam por todo o mundo, destacando-se o fenômeno das irmãs Fox, nos EUA.
O professor Hippolyte Léon Denizard Rivail é convidado a estudar fenômenos metafísicos que ocorriam na casa da sra. de Pleinemaison, cético de início, começou a avaliar com cuidado e acabou se interessando e estudando a fundo o fenômeno.
Em 1857, o prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail, que adotara o pseudônimo de Allan Kardec faz o lançamento da obra "O Livro dos Espíritos", no dia 18 de abril, marcando o início de uma nova doutrina, que seria batizada de Espiritismo.
Nos 11 anos seguintes, Kardec lança mais 4 obras que vão constituir o pentateuco espírita (Livro dos Médiuns "1861"; Evangelho Segundo o Espiritismo "1864"; O Céu e o Inferno "1865"; A Gênese "1868".)
Três homens também contribuíram decisivamente na época de implantação do Espiritismo que foram: Camille Flammarion, Gabriel Dellane e Léon Denis.
O Espiritismo apresenta-se como uma doutrina de tríplice aspecto, ele é ao mesmo tempo científico, filosófico e religioso..
E assenta-se sobre cinco princípios básicos: existência de Deus, imortalidade da alma, reencarnação do espírito, comunicabilidade dos desencarnados e pluralidade dos mundos habitados..


1) Existência de Deus: Deus para o Espiritismo, não é um indivíduo, nem mesmo um espírito; logo na primeira pergunta de "O Livro dos Espíritos" os espíritos esclarecem que Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas; Esta definição é bastante vaga, e alguns outros atributos são conhecidos, porém, não é dado ao homem a compreensão de Deus em sua consciência, pelo menos no atual estágio; Os outros atributos que são essenciais à divindade são:

a) Único - Deus só pode ser único, pois que senão não seria o criador, nem onipotente.

b) Eterno - Deus nunca foi criado e nunca terá fim, pois que senão teria que se admitir algo anterior a Deus e isto seria o verdadeiro Deus e é imortal para que se garanta a sua majestade.

c) Imutável - se Deus fosse sujeito a mudanças isto pressupõe que ele não seria perfeito e que portanto poderia haver algo mais perfeito, devendo ser este chamado de Deus.

d) Imaterial - Se Deus fosse feito de matéria haveria de estar sujeito às leis da matéria e ser portanto mutável.

e) Infinitamente perfeito - se em qualquer aspecto Deus pudesse ser melhorado, isto pressuporia a possibilidade de algo mais perfeito.

f) Onipotente, onipresente e onisciente - Se faltasse qualquer destes atributos, haveria margem para a existência de algo mais forte ou grandioso, desqualificando a divindade.

g) Soberanamente justo e bom - Conceito já proposto por Jesus, se contrapunha à visão tirânica de um Deus partidário e vingativo; porém, justiça e bondade são virtudes subentendidas quando se diz que Deus é infinitamente perfeito, mas as destacamos de maneira a demonstrar que Deus não pode errar, prejudicar, nem punir ninguém sem justa causa.

1.1 - Jesus, para o Espiritismo, é o mais perfeito exemplo que Deus deu aos homens e que serve a estes de guia e modelo. É a mais pura expressão do amor que já surgiu na Terra e constitui o tipo de perfeição moral a que o homem pode aspirar na Terra.

2) Imortalidade da alma: A maioria das doutrinas religiosas aceita este princípio, cada uma defendendo a sua posição quanto ao destino da alma, espírito ou força vital após a morte. Aqui tentaremos apontar algumas idéias que defendem a teoria da imortalidade da alma: Dado que Deus é soberanamente justo e bom, não haveria de criar espíritos em diferentes situações, como se lhes vê hoje na Terra. Porém muitos outros argumentos apontam para a imortalidade da alma, como por exemplo: Os fenômenos mediúnicos extensamente estudados pelo Espiritismo, nos quais os espíritos de pessoas que já morreram se comunicam, dando provas inequívocas de sua identidade e veracidade de seus relatos. A SPR (Society for psychical research) tem inúmeros estudos que visam a provar a sobrevivência de alguma espécie de energia, após a morte do corpo. Estes estudos incluem a gaiola de Faraday, as OBE's (out of body experiences), as visões de leito de morte e as experiências de quase morte (NDE). No Brasil estes estudos são centralizados no IBPP (instituto brasileiro de pesquisas psicobiofísicas), sob a orientação de Hernani Guimarães de Andrade, uma das maiores autoridades no tema do Brasil, além de vários outros núcleos. Também merece destaque os casos de TCI (transcomunicação instrumental), fenômenos que consistem de um registro por aparelhos de mensagens dadas por pessoas que já morreram. Enfim, a imortalidade da alma é uma realidade já quase universalmente reconhecida, não sendo aceita apenas por aqueles que nem vendo acreditam.


3) Reencarnação: Embora não seja novo, é um dos mais combatidos princípios do Espiritismo, pelos partidários de outra seitas; a idéia de que uma alma pode retornar ao corpo novamente povoa diversas doutrinas orientais, como o confucionismo, o budismo, o zoroastrismo entre outras, porém, é um conceito relativamente novo para os habitantes do mundo ocidental, sendo um dos pilares da nova doutrina espiritista. Muitas são as evidências que apontam para a veracidade deste princípio como, por exemplo, as aptidões inatas. Crianças que nunca tiveram contato com determinada tarefa as executam sem nunca terem aprendido a respeito, pelo menos nesta vida. Este fato, para o qual há explicações complicadíssimas, é facilmente compreendido quando se admite a reencarnação; há muitos casos em que o indivíduo afirma lembrar onde viveu e o que fez em algum tempo passado e estes casos, conhecidos como casos sugestivos de reencarnação, também são utilizados para atestar a realidade das múltiplas existências. Além destas apreciações, verificáveis do ponto de vista científico, há outras que apelam mais para a fé: Se Deus existe e é justo, como explicar as diferenças a que se vêem condenados os homens? Onde a justiça uma vez que alguns tem tantas oportunidades e outros tão poucas? Há ainda outros fatos que serão apresentados em estudo específico.


4) Comunicabilidade dos espíritos: Este já foi um dos tópicos mais combatidos no que concerne à doutrina espírita. Porém, atualmente não se verificam mais tantas perseguições, principalmente com o avanço da transcomunicação instrumental (TCI), ciência na qual se estuda a recepção de mensagens vindas (supostamente) do plano espiritual por meio de aparelhos eletrônicos diversos. A igreja católica já admite a possibilidade do contato com o "sobrenatural". A mediunidade é o nome que se dá em Espiritismo ao intercâmbio com o plano espiritual, e este pode se dar de diversas maneiras (ver, ouvir, falar, escrever, pintar, etc...). Deve ser encarada com naturalidade por aqueles que acreditam na imortalidade da alma e conservação de sua individualidade, como proposto anteriormente. Se a vida continua não haveria motivo para o espírito não encontrar a possibilidade de se comunicar com aqueles que ama e que estão ainda no plano físico.

5) Pluralidade dos mundos habitados: A existência de vida em outros planetas é o último dos princípios básicos da Doutrina Espírita. É colocado com tanto destaque pois é necessário para que se compreenda como podem haver ao mesmo tempo espíritos de alta envergadura e outros primitivos, é necessária a existência de diferentes locais para que nestes diferentes estágios evolutivos possam os espíritos sofrer as provas que lhes são mais adequadas. De resto, não importa muito ao espírita saber como é esta vida, se em tal ou qual planeta há vida mais inteligente ou mais atrasada que no nosso mundo. Cabe a determinadas ciências esta investigação e a busca dos proveitos que possam advir deste intercâmbio. Quanto a sua veracidade, julgamos suficientes as evidências já apresentadas pela observações tão comentadas, e às vezes até em exagero. Mas acrescentamos ainda uma: por que razão faria Deus um universo com tantos planetas para que houvesse vida em apenas um? Do ponto de vista lógico e matemático é improvável que com tantos mundos, não houvesse o "acaso" da vida também em outros globos.

2007-03-06 11:32:00 · answer #2 · answered by Jorge Murta 6 · 2 0

A Doutrina Espírita não "prega"nada. É um doutrina livre de dogmas, livre de rituais. Acredita na vida após a morte, na imortalidade do espírito, na reencarnação como oportunidade de crescimento espiritual, na pluraridades dos mundos habitados, na comunicação com os espíritos, através de Médiuns preparados, e acima de tudo a Doutrina dos Espíritos traz pra nós a vivencia do Cristianismo Primitivo, aquele que Jesus nos trouxe quando há + de 2000 anos aqui esteve; porque Jesus é o Cristo planetário, co-criador deste nosso Planeta Terra. Por amor a nós, veio aqui exemplificar o verdadeiro sentido desta nossa vida. a Ele devemos a Caridade ao próximo, Amor Fraterno, por isso Paulo em Corintios 13 declara numa poesia memoravél:
Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos...
Se eu tiver amor.... nada serei....
E assim por diante....
a Doutrina acredita em um único Deus, que é Pai, Criador e mantenedor de todos nós... A doutrina tem um triplice aspecto: Filosofia, Ciência e Religião. Como base ciencia e filosofia, como religião, aprópria palavra diz: religação de nós criaturas com nosso Criador.
Tem tanta coisa boa a ser falada da Doutrina, a exemplificação maior da Doutrina nos dias de hoje, devemos ao nosso querido Chico Xavier, que hoje lá do plano espiritual nos ajuda mais ainda. Ele dedicou a sua vida em funçÃo do próximo, acalentou dores de mães e pais que perderam seus filhos queridos, com notícias, com a amor...
As Leis de Deus não precisam do nosso aval para serem aceitas ou "acreditadas" . As coisas celestes não deixam de acontecer porque nós não acreditamos... Quando desencarnarmos saberemos disso... nosso espírito não tem fim...
Boa sorte...

2007-03-06 11:44:43 · answer #3 · answered by Serendipity 2 · 1 0

t“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” / Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu aprimoramento. O objetivo da reencarnação é a evolução. /A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem. / Mas atenção: prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã. Portanto, em hipótese alguma o médium poderá cobrar dinheiro, exigir ou aceitar qualquer forma de recompensa (presentes, dádivas, agrados, etc.) por suas atividades mediúnicas. Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo./ Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade. Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade, pois já se encontra num grau de pureza absoluta. Jesus também foi criado simples e ignorante, e após evoluir em diversos globos, como nós temos de fazer, chegou a um patamar de perfeição relativa, pois perfeito só Deus. Ele é o governador espiritual da terra, é nosso irmão mais velho, filho de Deus como nós mas anos luz à nossa frente.E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados. Eles estudam, trabalham e desenvolvem diversas atividades no mundo espiritual.
O Espiritismo explica que Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor, essas leis são imutáveis. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade. A Doutrina Espírita esclarece que no Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens. ·Os Espíritos são as almas dos homens que já perderam o corpo físico. A exemplo do que observamos na Humanidade encarnada, o conhecimento que eles têm é correspondente ao seu grau de adiantamento moral e intelectual. A morte é uma passagem para a vida espiritual e não dá valores morais ou de inteligência a quem não os tem.·Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição./ O Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França, em 1857. Seu fundador foi Allan Kardec, que após 16 anos de estudos fazendo perguntas a médiuns de todo o mundo, filtrou as respostas e escreveu O lIvro dos Espíritos, onde as perguntas eram de kardec,e as respostas eram dadas pelos espíritos através desses médiuns.
O Candomblé e a Umbanda são doutrinas espiritualistas de origem africana, não confundir com eso
Os espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores. (Nós estamos nessa categoria)/ As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro. ·Lei de causa e efeito?É uma lei criada por Deus e que dispõe que o homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações. O que fazemos de mal e de bem retornará para nós nessa mesma vida ou em existência posteriores. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus. A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade. /Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes” Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento. A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior. · O Espiritismo não impõe jamais os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los. ·O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social.

"Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a Lei."
(Allan Kardec)

"Conhece-se o verdadeiro espírita pela sua elevação moral e pelos esforços que faz para domar suas más tendências"
(Allan Kardec)

Estude: O livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo, O que é o Espiritismo, O Céu e o Inferno
e esclarecerá inúmeras dúvidas.

2007-03-06 11:38:48 · answer #4 · answered by Fafá 5 · 1 0

Meu Deus !!!!!!! Nós não viramos espíritos após a morte, nós somos espíritos encarnados. O espiritismo prega a fraternidade, a união e a lógica, na verdade ele revela conceitos novos a respeito de tudo que se passa em nossa vida tendo Deus como a inteligência suprema e a causa primária de todas as coisas e tendo em Cristo o maior dos espíritos vindos a esse plano.

2007-03-06 11:34:16 · answer #5 · answered by boxteude 4 · 1 0

O espiritismo tem varias doutrinas como Mesa branca, umbanda, candomblé e outros. Pregamos o mesmo das outras religiões, a diferença é que acreditamos na vida após a morte, na reencarnação e etc. A umbanda e o candomblé trabalha através de rituais xamanicos. O espiritismo veio ao Brasil através dos africanos que cultuavam o candomblé. Através da implicância e do preconceito dos católicos, religião predominante na época. Os escravos enterravam os santos do candomblé e por cima colocavam os santos da igreja católica, disfarçando a sua crença e foi assim que nasceu a umbanda e as outras tradições espíritas. O Deus do espiritismo é o mesmo das outras religiões só muda o nome. Oxalá - Deus e Zambi - Jesus Cristo. A fé é a mesma, o que muda é a forma de rezar!

2007-03-07 06:54:59 · answer #6 · answered by "Poderosa ruiva" 4 · 0 0

O espiritismo acredita na vida após a morte, na reencarnação, na comunicação com os espíritos e em muitas outras coisas.

Deus é o nosso criador. Jesus, assim como nós é filho de Deus.
Jesus é o espírito de luz mais sublime do planeta terra, enviado por Deus para, através do exemplo, nos ensinar a bondade e o amor.

2007-03-06 15:30:27 · answer #7 · answered by Fernanda 3 · 0 0

Murta, explicas-te bem. Acreditamos em Deus um ser superior, acreditamos em jesus o maior exemplo de amor.Estamos a todo o momento tentando corrigir nossas falhas, pois estudamos os evangelhos e principalmente tetamos conhecer a nós mesmo, para poder amar e respeitar o próximo a exemplo de Jesus.

2007-03-06 11:48:04 · answer #8 · answered by Jeje 5 · 0 0

Eles pregam a reencarnação...
Eles acreditam em Deus ...só q tem essa coisa de vidas passadas...creem mto nas obras q terão um nivel espiritual avançado...etc

2007-03-06 11:32:46 · answer #9 · answered by fly_hoffman 4 · 0 0

ola! bom... DEUS PAI é o criador dos céus e da terra e de tudo o que há neles no minimos detalhes.JESUS CRISTO é o seu filho primogenito quer dizer,seu primeiro filho que antes de existir a terra ja viva com ELE.DEUS enviou JESUS na terra em forma de carne para servir de sacrifico que no caso foi a crucificação para que tenhamos perdão e salvação quem crer e aceitar em JESUS como seu salvador reconhecendo que ELE foi enviado por DEUS e que hoje vive ao seu lado e intercede por aqueles que o invoca.
JA O ESPIRITISMO:é uma religião que embora muitos dizem que é do mesmo DEUS,mas não é verdade.O espiritismo prega a reencarnação que é a vida outra vida após a morte coisa que é contraria ao que DEUS disse que do pó fomos criados e para o pó retornaremos e que na seputura não a lembrança alguma ou memoria alguma quer dizer,a morte é um sono profundo até a volta de JESUS que vira julgar a todos.O espiritismo invoca espiritos e acreditam que esses espiritos são de luz mas na verdade esses espiritos são aqueles anjos que foram espulsos lunto com o diabo e que viem em todos os lugares a serviço do diabo causando desgraças e engando as pessoas.Esses espiritos são capazes de imitarem vozes de pessoas ja mortas e até se transfigurarem em uma pessoa ja morta,um espirita famoso que enganou muita gente e que recebia esses espiritos foi o chico xavier ele imitava até a caligrafia de pessoas ja morta.
O espiritsmo prega que o que importa é fazer o bem as pessoas para que possam viver bem na outra vida,vida essa que não existira pois viveremos uma só vez,exceto,quando JESUS VOLTAR PARA BUSCAR OS SEU FIEL ai sim havera outra vida uma vida no céu para os escolhidos e outra vida no inferno para os que não creram e não serviram a DEUS por JESUS CRISTO.A intenção do diabo com essa religião espirita é fazer com que as pessoas não conheçam a verdade e não sejam salvas uma vez que ele ja esta condenado e sabe que pouco tempo lhe resta quanto mais pessoas ele levar com ele melhor sera.MAS informações aconselho que voce lê a biblia e ore a DEUS com sinceridade para que ELE POSSA ESCLARECER melhor a você ,para isso va em uma igreja evangelica eu por exemplo sirvo a DEUS na igreja congregação cristã no brasil. DEUS te abênçõe!!!

2007-03-06 11:39:57 · answer #10 · answered by samu_mu27 1 · 0 1

Não Matarás?

Detalhes da pergunta: "I Samuel 15:2,3,7,8 "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel...... Vai pois, agora e fere a Amaleque, destrói totalmente a tudo o que tiver; nada lhe poupes, porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos... Então feriu Saul os amalequitas... Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo povo destruiu ao fio da espada." Números 15:36 "Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés" Oséias 13:16 "Cairá à espada, seus filhos serão despedaçados, e suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio."

Porque excluem minhas perguntas?

2007-03-06 12:15:49 · answer #11 · answered by Xan 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers