é o estudo dos significados metafóricos Bíblicos, e depois entra na vida de Cristo como Ele era o que fazia, as correntes teológicas, vão dando forma da vida de JEsus, como menino como adulto, depois entra na trindade, tudo para explicar o Deus homem o homem Divino, e na trindade para provar que Jesus era Deus, os termos usados homousios, consubstanciado ao Pai etc, e a escatologia, que vem do escatom fins dos tempos, e também a paruzia a volta de Jesus.
2007-03-05 10:08:19
·
answer #1
·
answered by Theos 6
·
0⤊
0⤋
Estudar teologia sistematicamente, fazendo uso da etmologia e da semântica.
2007-03-09 16:24:38
·
answer #2
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋
o papa está vindo ai.....
pergunta para ele
2007-03-08 15:11:32
·
answer #3
·
answered by Phelipe Baixista 7
·
0⤊
0⤋
A teologia sistemática é o ramo da teologia cristã que reúne as informações extraídas da pesquisa teológica, organiza-as em áreas afins, explica as suas aparentes contradições e, com isso, fornece um grande sistema explicativo (diferentemente da teologia histórica ou da teologia bíblica).
[editar] História
A tentativa de organizar as variadas idéias da religião cristã (e os vários tópicos e temas de diversos textos da Bíblia) em um sistema simples, coerente e bem-ordenado é uma tarefa relativamente recente. Na ortodoxia oriental, um exemplo antigo é a Exposição da Fé Ortodoxa, de João de Damasco (feita no século VIII), na qual se tenta organizar, e demonstrar a coerência, a teologia de textos clássicos da tradição teológica oriental. No Ocidente, as Sentenças de Pedro Lombardo (no século XII), em que é coletada uma grande série de citações dos Pais da Igreja, tornou-se a base para a tradição de comentário temático e explanação da escolástica medieval - cujo grande exemplo é a Suma Teológica de Tomás de Aquino. A tradição protestante de exposição temática e ordenada de toda a teologia cristã (ortodoxia protestante) surgiu no século XVI, com os Loci Communes de Felipe Melanchton e as Institutas da Religião Cristã de João Calvino. No século XIX, especialmente em círculos protestantes, um novo modelo de teologia sistemática surgiu: uma tentativa de demonstrar que a doutrina cristã formava um sistema coerente baseado em alguns axiomas centrais. Alguns teólogos se envolveram, então, numa drástica reinterpretação da fé tradicional com o fim de torná-la coerente com estes axiomas. Friedrich Schleiermacher, por exemplo, produziu Der christliche Glaube nach den Grundsatzen der evangelischen Kirche, na década de 1820, onde a idéia central é a presença universal em meio à humanidade (algumas vezes mais oculta, outras, mais explícita) de um sentimento ou consciência de "absoluta dependência"; todos os temas teológicos são reinterpretados como descrições ou expressões de modificações deste sentimento.
2007-03-05 18:18:07
·
answer #4
·
answered by wladdyx 3
·
0⤊
0⤋
Dentro da teologia Sistemática II , segundo nosso curriculo, se estuda a escatologia., ou a doutrina das ultimas coisas ou do destino final do genero humano à luz do cristianismo.
PS: Você perguntou a Sistemática II , certo?
2007-03-05 18:16:21
·
answer #5
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Uma classificação que ensina teologia de modo sistemático-
Organizado seria a respostas certa.
2007-03-05 18:12:55
·
answer #6
·
answered by Ed R 2
·
0⤊
0⤋