Não vejo porque, contrariamente ao que Jesus disse sobre "Dai de graça o que de graça recebestes", certos religiosos tem que receber salário para pregar o evangelho e não trabalham para poder garantir o próprio sustento e assim, recebendo um salário, ou melhor fazendo vultosas retiradas, estão enriquecendo às custas da miséria e da ignorância do povo, construindo verdadeiros impérios, esquecidos do ensinamento de Jesus de que o reino dele “não era deste mundo.”
Chico Xavier, Bezerra de Menezes e outros (espíritas); Madre Tereza, Irmã Dulce e outros (católicos) não receberam um centavo ou usaram a totalidade do que foi doado a eles, em obras assistenciais, em prol do próximo, pois eles não se limitaram a pregar, mas a exemplificaram também. Fizeram trabalhos na religião e não da religião, um trabalho remunerado. Os trabalhos religiosos deles tinham escola, creche, lar de crianças ou asilo. E tudo gratuitamente, em nome do amor ao próximo.
E os "Profissionais da Religião"?
2007-03-05
08:27:57
·
10 respostas
·
perguntado por
Jorge Murta
6
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Profissionais da Religião, são as pessoas que fazem da religião uma profissão, fonte de renda, meio de conseguir lucro.
Ta cheio por aí.
São os que usam da fé e boa vontade para se auto-promoverem.
São os que mais provocam intrigas, para então, agarrarem fiéis na unha, visando unicamente o lucro pessoal.
São... uma vergonha!
2007-03-05 10:58:44
·
answer #1
·
answered by Hokus Phokus 7
·
2⤊
0⤋
Me lembro de S.Paulo dizendo aos tessalonicenses:
"Vós vos lembrais, irmãos, dos nossos trabalhos e de nossa fadiga. Trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, pregamo-vos o Evangelho de Deus." (1Tess.2:9).
Capitão, vivo da Igreja, moro na Igreja, e sei como e a que duras penas se sobrevive.
Não há luxo, não há ouro , não há prata.
Existe o trabalho honesto dos que podem trabalhar e o compartir comunitario dos bens e das necessidades.
É assim que vivemos, do nosso povo não tiramos nada, porque eles pouco têm a dar.
E mesmo que tivessem muito, não é obrigação de ninguem sustentar luxos.
A Igreja é rica sim, é inegável, mas eu e meus irmãos somos pobres.
Isto é paradoxo, mas é a verdade.
A graça de Deus é de graça, para receber e para dar.
Não somos miseráveis, mas somos adequados às nossas despesas.
Não pregamos a prosperidade nem o escambo com Deus.
Por isto nossa consciência está tranquila e eu não perco noites de sono pensando no quanto poderia estar sendo pesado ao meu irmão lá fora.
Por isto, segui S. Francisco.
Se outros não seguem, deveriam.
2007-03-05 09:36:11
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
4⤊
0⤋
Fazer da Religião um meio de ganhar dinheiro é uma coisa condenável. Não é válido o argumento de que o profissional ganhe para estar integralmente na Igreja. Sou espírita também, e conheço as obras assistenciais desenvolvidas nas Casas Espíritas. Sei também que vários pastores de determinadas Igrejas Evangélicas ganham o seu salário trabalhando, e tiram do seu tempo livre as horas para os ensinamentos evangélicos.
Existe também muitas obras assistenciais na Igreja Católica e nas Evangélicas. Mas se a riqueza ali acumulada não for destinada a quem precisa, a religião passa a não fazer sentido, desilude grande parte da sociedade, e com isto perde o próprio respeito. Os seus líderes, santificados hoje, podem ter uma péssima surpresa ao mudarem de plano espiritual.
2007-03-05 08:59:26
·
answer #3
·
answered by Lord McLoud 7
·
1⤊
0⤋
Se o sagrado está em tudo,acho falsa a necessidade de intercessores.Na verdade se transforma numa barreira para o todo,
na medida que será uma percepção deformada pela lógica verbal do intermediário.
2007-03-05 08:52:56
·
answer #4
·
answered by Atanásio 6
·
1⤊
0⤋
Concordo com vc. Essas figuras que citaste, Tentaram em vida seguir os ensinamentos de cristo. COM EXEMPLO. E NÃO COM DINHEIRO. Um abraço.
2007-03-05 08:37:36
·
answer #5
·
answered by Jeje 5
·
1⤊
0⤋
sei lá.
2007-03-05 08:32:32
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Na igreja congregação cristã do brasil,lá o pastor têm que trabalhar fora da igreja,e outra este nem é chamado de pastor e sim cooperador da palavra de DEUS,prá eles o unico pastor é o nosso senhor JESUS CRISTO,eles acham que CRISTO já pagou,e n~ precisam pagar mais nada.
Mas qdo precisa de fazer alguma reforma na igreja ou pagar alguma despesas de manutenção,ai todo mundo faz um multirão p/ realizar tal objetivo,e esta igreja é uma das maiores do Brasil,e eles n~ se alia a candidatos políticos,p/ dar uma boa imagem de cristão.
Inclusive eu conheço um cooperador que trabalha de motorista de ônibus.
E qdo o cooperador n~ têm como ir ao culto p/ pregar,devido ao trabalho,ai ele liga p/ os irmãos pedindo que subistitua-o.
Mas cada caso é um caso,eu conheço mtos pastores que ganhavam mto mais qudo trabalhavam nas empresas antes de serem pastores.
O homem p/ ser pastor têm que receber o chamado de DEUS,não importa se ele vai ganhar mais ou menos do que seu atual emprego.
Eu por exemplo frequento uma igreja que arrecada cerca de R$100.000 ao mês,mas apenas 3,5% é destinado ao pastor,o restante está sendo investido em uma contrução de um templo maior do que o nosso atual,que custará milhões.
Eu acho justo ele ganhar só isso,pq antes dele ser pastor ele trabalhava em uma empresa privada e ganhava mto mais do que agora.
O fato é que as igrejas não pagam bem os pastores,mas é os fiéis que doam ou melhor presenteiam eles c/ bens.
E os fiéis não só benefeciam os pastores não,por exemplo,teve um fiél lá que doou uma chacara a igreja p/ ser uma clinica de recuperação de drogados.
2007-03-05 08:53:12
·
answer #7
·
answered by Servo 4
·
0⤊
2⤋
Olhe... Pelo teor da pergunta, me parecem ser a mesma pessoa.
2007-03-05 08:29:50
·
answer #8
·
answered by ? 7
·
0⤊
2⤋
Xiquim Xavier....
Sai fora!
2007-03-05 09:01:03
·
answer #9
·
answered by Kevin 1
·
0⤊
5⤋
Não se deve achar em ti alguém que faça seu filho ou sua filha passar pelo fogo, alguém que empregue adivinhação, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, 11 ou alguém que prenda outros com encantamento, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. 12 Pois, todo aquele que faz tais coisas é algo detestável para Jeová, e é por causa destas coisas detestáveis que Jeová, teu Deus, as expulsa de diante de ti. 13 Deves mostrar-te sem defeito para com Jeová, teu Deus. Deut 18:10-12
Mas, quanto aos covardes, e aos que não têm fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos, e aos fornicadores, e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte.” Apoc 21:8
2007-03-05 08:33:14
·
answer #10
·
answered by Rubens D 5
·
0⤊
5⤋