Oi,
Semente de Linhaça
A semente de linhaça é um alimento originário a partir da planta do linho, pertencente a família das Lináceas. A humanidade tem consumido a semente de linhaça desde a Antigüidade e a evidência de seus benefícios nutricionais são indiscutíveis. Existem indícios de sua utilização desde 5.000 A.C., na Mesopotâmia. Dali se espalhou através da Europa, África, Ásia e finalmente América do Norte.
Considerada como um alimento funcional, ou seja que contém, além de suas propriedades nutricionais, várias substâncias que parecem agir contra algumas doenças como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer, por exemplo.
Muitos estudos confirmam que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol como outros alimentos que contém fibras solúveis como a aveia e a pectina contida em várias frutas. Ela contém tanto fibras solúveis como insolúveis
Contém 39% de óleo na sua composição, sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol. Apesar desta quantidade de óleos, muito pouco é do tipo saturado. Mais de 70% é de polinsaturados sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, tipos de gorduras que não são produzidas pelo corpo e precisam ser consumidas através da alimentação e são conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol.
Veja a composição de Gorduras da Semente de Linhaça:
% total de Gorduras
Gorduras Saturadas 9 %
Gorduras Monoinsaturadas 18%
Gorduras Polinsaturadas
Ômega-3 57%
Ômega-6 16 %
Além disso é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Também funcionam como mediador das inflamações contendo propriedades antibacterianas. É rica em fibras solúveis sendo ideal como laxante e evitando problemas de constipação. Contém vitaminas B1, B2, C,E e Caroteno. Ainda contém ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio
É boa para os diabéticos pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e alguns estudos mostram que a linhaça ativa mais o metabolismos podendo ajudar na prevenção da obesidade.
A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais.
Mas é muito fácil quebrar as sementes. Você pode fazer isto em um processador ou liqüidificador e não precisa moer até virar pó. Deixe-as ainda em pedaços. As sementes são mais nutritivas que o óleo e podem ser utilizadas trituradas sobre saladas, em sucos, misturada à cereais, massas de pães e bolos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Muito se fala na semente de linhaça dourada e que a marrom não teria as mesmas propriedades. Será que é verdade? Na verdade uma não é melhor que a outra. As duas são ricas em lignanas e fibras dietéticas e as duas contém mais que 50% de fenólicos. Apenas é mais fácil encontrar a marrom.
Agora, não se esqueça que quando moída ou quebrada, pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura. Assim, é melhor moê-la quando for utilizar. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz.
100g de semente de linhaça tem cerca de 490 calorias. Para facilitar veja as calorias em medidas caseiras da linhaça moída:
1 colher de sopa (8g) – 39 calorias
¼ xícara de chá (32g) – 156 calorias
½ xícara de chá (65g) – 318 calorias
1 xícara de chá (130g) – 637 calorias
O óleo de linhaça é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim. O produto obtido é engarrafado ou colocado em capsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3 por alguns especialistas.
Um abraço
2007-03-05 07:37:37
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
1⤊
0⤋
Semente de Linhaça
A semente de linhaça é um alimento originário a partir da planta do linho, Considerada como um alimento funcional, ou seja que contém, além de suas propriedades nutricionais, várias substâncias que parecem agir contra algumas doenças como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer, por exemplo.
Muitos estudos confirmam que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol como outros alimentos que contém fibras solúveis como a aveia e a pectina contida em várias frutas. Ela contém tanto fibras solúveis como insolúveis
Contém 39% de óleo na sua composição, sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol. Apesar desta quantidade de óleos, muito pouco é do tipo saturado. Mais de 70% é de polinsaturados sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, tipos de gorduras que não são produzidas pelo corpo e precisam ser consumidas através da alimentação e são conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol.
2007-03-05 08:20:19
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ouvi falar que as sementes trituradas com agua é muito bom para a saude,venho tomando isso a um ano,ate aqui ainda não percebi nada,vou adicionar tambem na comida,talvez faça alguma coisa!
2007-03-05 08:02:03
·
answer #3
·
answered by Dionysio 7
·
1⤊
0⤋
vez da linhaça
Ferramentas da matéria:
• Envie para um amigo
• Adicionar à sua lista de favoritos!
Menos badalado do que a soja, mas igualmente
nobre, este grão faz maravilhas para sua saúde
e ajuda a prevenir até câncer de mama.
Bárbara Ceotto
Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos. Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos. A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas. Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%. "Os ômega ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular", esclarece Marco Ortis, clínico geral e nutricionista de Vitória.
"Ácidos graxos essenciais, como os ômega, estimulam a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual", afirma Barbara Wren, nutricionista do College of Natural Nutrition de Devon, na Inglaterra.
Mas não é só isso. Segundo estudos realizados pela professora canadense de Ciências de Nutrição Lilian Thompson, a semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. "Além de ser fonte de ômega, a semente tem componentes ricos em fitoesteróides (as lignanas), substâncias que imitam a ação do estrógeno", explica Dirceu Pereira, diretor médico da Profert - Reprodução Humana, de São Paulo. No entanto, os hormônios de origem vegetal são bem mais fracos e praticamente não têm efeito negativo sobre as células do tecido mamário. Eles conseguem enganar os receptores do estrógeno, bloqueando sua ação.
Vitamina turbinada
A apresentadora Xuxa, 38 anos, há dois anos toma no café da manhã uma vitamina de linhaça: "Misturo duas colheres (sopa) de sementes moídas em um copo de diet shake batido com água", descreve a cozinheira Maria Ferreira. A receita é do clínico geral e homeopata carioca Márcio Bontempo, que é também especialista em Nutrição Natural.
"Por possuir componentes semelhantes ao estrógeno, a semente de linhaça também funciona como uma reposição hormonal natural", explica o médico. Ela atua de forma parecida à da soja, que possui a isoflavona, outro fitoesteróide que imita o hormônio feminino. A Universidade de Monash, na Austrália, comprovou essa característica numa pesquisa com pacientes que consumiram um complemento diário de farinha de linhaça. O resultado foi inequívoco: diminuição dos sintomas da menopausa, como suores, dores de cabeça e insônia, em 80% das mulheres. Houve ainda redução no colesterol e no peso.
Por todas essas razões, a linhaça está conquistando espaço entre os chamados alimentos funcionais, aqueles que, além dos nutrientes clássicos, contêm elementos capazes de prevenir doenças. Para regularizar o intestino, a atriz Claudia Alencar, 50 anos, incorporou a semente (rica em fibras) em sua alimentação por recomendação do nutricionista carioca João Curvo. "Coloco uma colher (sopa) de sementes de molho em um copo de água à noite e, no outro dia pela manhã, bebo a água com as sementes."
Benefícios, pelo visto, não faltam a essa planta de origem asiática, cujo cultivo é milenar. Isso mesmo. Sementes de linhaça foram achadas em tumbas egípcias. Na Idade Média, elas chegaram a ser usadas como amuleto contra a feitiçaria. Atualmente, seus poderes vêm sendo cada vez mais divulgados e - pode apostar - em breve se tornará um grão tão popular quanto a soja.
Aviso às iniciantes
A semente de linhaça precisa ser moída (no liquidificador ou no moedor de café). Como é muito pequena e sua casca é espessa, fica difícil rompê-la durante a mastigação para aproveitar seus nutrientes. A dose diária varia dependendo da orientação médica. A sugerida pela dra. Lilian Thompson é de 25 g (cerca de duas colheres de sopa).
O óleo comestível de linhaça prensado a frio pode ser usado para temperar a salada de sua preferência. Os médicos indicam duas colheres de sopa diárias.
Embora tanto o óleo quanto a semente de linhaça sejam fontes de ômega, o dr. Dirceu Pereira dá preferência ao consumo das sementes por também serem ricas em fibras (seu intestino agradece) e em fitoesteróides.
Vitamina matinal: deixe duas colheres (sopa) de sementes de linhaça de molho na noite anterior junto com duas tâmaras ou ameixas em um copo de água. De manhã, acrescente mais um copo de água e bata no liquidificador. Em seguida, adicione uma banana e uma pitada de canela e bata novamente. Não há constipação intestinal que resista!
A farinha também pode ser adicionada ao prato de salada ou à porção de arroz na hora de comer. Atenção: se for colocada antes, costuma melar a comida.
Onde comprar
Você encontra as sementes em alguns supermercados, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais. Essas últimas às vezes vendem também o óleo de linhaça prensado a frio.
Os representantes no país da Dakota Flax Gold, uma empresa produtora de sementes em Dakota do Sul, entregam em todo o Brasil um kit, composto de três sacos de sementes de linhaça dourada (454 g, cada um), um dosador e um moedor para fazer a farinha. O kit custa cerca de 150 reais. Há uma taxa para a entrega. Se você quiser só a linhaça, o preço é 25 reais cada saco. Telefone para pedidos: 0800-162120. Visite o site www.flaxgold.com.br.
Vital Âtman vende o óleo extravirgem de linhaça comestível que ele próprio produz em Uchoa, São Paulo. As encomendas são enviadas por correio, com o preço do frete incluído à parte. O vidro de 500 ml custa 36 reais. Tel. (17) 286-1275.
2
2007-03-05 07:37:57
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Acho que é uma porcaria de pergunta
2016-10-26 11:24:08
·
answer #5
·
answered by Gabi 1
·
0⤊
0⤋
´´E com méritos que a Srta. é Lirio de Amor. Pergunta inteligente obnteve várias respostas inteligentes que obrigaram a uma pesquisa consistente.
A finalidade do Yahoo é essa. Ensinar, ajudar no conhecimento e congregar as pessoas. Fico feliz em vêr quando o espaço é bem aproveitado. Parabens a srta. que perguntou e parabens aos que responderam, que me proporciona dizer que fico com as resposta que foram apresentadas.
2007-03-05 09:14:01
·
answer #6
·
answered by Alberto Bento 7
·
0⤊
0⤋
Olá...
como já disseram...trata-se de uma semente que possui 1001 utilidades....
Não irei então aki repetir o q os colegas já expuseram, se não me tornarei redundante...e isso não interessa...
Aproveite o que disseram, pois os colegas foram mt felizes nas respostas...
um abraço
2007-03-05 08:06:05
·
answer #7
·
answered by kika 3
·
0⤊
0⤋
Não sei o que significa, mas ouvi dizer que a semete serve para constipação intestinal e que o pó triturado como tempero de salada serve para depressão.
2007-03-05 07:41:30
·
answer #8
·
answered by oseki.patricia 2
·
0⤊
0⤋
Tem varias coisas uma dela é fazer óleo.
2007-03-05 07:40:05
·
answer #9
·
answered by CSP - ME 2
·
0⤊
0⤋
Linhaça é uma semente que tem várias utilidades. Principalmente na área de cosméticos, sob forma de óleos esfoliantes, sabonetes, etc.
2007-03-05 07:37:25
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋