Conceito: Uma seita é qualquer grupo que se afasta do ensino da Palavra de Deus para divulgar suas próprias idéias religiosas.
Algumas Características Comum nas Seitas :Jesus não é o centro das atenções.
Normalmente as seitas possuem outros deuses ou profetas e acabam colocando Cristo em segundo plano.Tem outras fontes doutrinárias além da Bíblia e crêem apenas em partes da Bíblia; consideram inspirados os escritos dos seus fundadores e os colocam no mesmo nível da Bíblia. * Dizem serem os únicos certos.
Geralmente ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação.
"HERESIAS E SEITAS"
O mesmo espírito religioso que está por detrás de cultos como o islamismo, o animismo (adoração de espíritos, englobando todas as formas de umbanda), o espiritismo e outras manifestações religiosas, está também por detrás de todas as seitas e heresias que surgiram no meio da Igreja no decorrer da história. Na verdade, o diabo é especialista em variar suas armas no ataque contra a Igreja.
A diferença entre o paganismo e o cristianismo é fácil de ser detectada, mas o mesmo não acontece entre o cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos.
HERESIA
A palavra "heresia" vem do termo grego "hairesis". Essa palavra é empregada no Novo Testamento com dois sentidos principais: (1) seita, no sentido de facção ou partido, um corpo de partidários de determinadas doutrinas (veja At 5:17; 15:5; 24:5; 26:5; 28:22); e (2) opinião contrária à doutrina prevalecente, de cujo ponto de vista é considerada heresia (veja 2 Pe 2:1). 1 Co 11:19; Gl 5:20
Nestes dois textos, o termo haireseis procura definir a atividade facciosa ou partidária. No primeiro, o sentido negativo do termo "partidos" é esclarecido pelo contexto: os aprovados são aqueles que não tomam parte nos "partidos".No segundo, é traduzido como "facções".
SEITA
Podemos compreender melhor o que são seitas se, em primeiro lugar, verificarmos qual a diferença entre "seita" e "heresia".
"Por definição, um herege é um cristão professo que está errado com relação a alguma verdade particular, ao passo que o ponto essencial quanto às seitas é que elas absolutamente não são cristãs, e sim contrafações do cristianismo.
"Em seu sentido mais genérico, seita é "devoção a uma pessoa ou coisa particular, dedicada por uma corporação de adeptos".
Esta definição está na raiz de termos como "sectarismo", e por esse ângulo tanto um partido político como uma torcida organizada de futebol poderiam ser classificados como "seita".
As seitas aparecem invariavelmente como falsificações da fé cristã.Podemos dizer que as seitas, em sua maior parte, são o produto final das heresias, ou seja, o resultado da fermentação herética na massa da igreja.
Nem toda heresia culmina na formação de uma seita, mas toda seita possui em seu sistema elementos heréticos.
2007-03-05 07:30:05
·
answer #1
·
answered by Servo 4
·
0⤊
0⤋
Seita é um grupo de discidentes de uma doutrina.
2007-03-05 14:02:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Seita é um grupo religioso, de forte convicção, que se forma em oposição as idéias e as praticas religiosas dominantes.
2007-03-05 13:59:44
·
answer #3
·
answered by Alf 2
·
0⤊
0⤋
tUDO AQUILO QUE TU NÃO ESTÁ APTA A COMPREENDER, OU SEJA ALÉM DA COMPREENÇÃO.
FRUTO DO PRECONCEITO DA INTOLERÂNCIA E DA ARROGÃNCIAS DOS FILHOS DE SATANÁS QUE CLASSIFICAM OS FILHOS DE DEUS POR SEITA.
LEMBRAI QUE AS PROSTITUTAS E COBRADORES DE IMPOSTOS E OS FILHOS DAS SEITAS ENTRARAM ANTES DE TI NO REINO DOS CEUS.
2007-03-05 13:59:16
·
answer #4
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
0⤊
0⤋
é um movimento de ordem religiosa que não segue a orientação da maioria...
2007-03-05 13:58:23
·
answer #5
·
answered by Alexandre 3
·
0⤊
0⤋
TJ É UMA SEITA.
2007-03-05 13:59:33
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Seita é definida a doutrina em que prega que não há salvação fora dessa organização.
Por exemplo, se os católicos afirmarem que apenas há salvação se você pertencer à igreja católica.
2007-03-05 13:54:32
·
answer #7
·
answered by Mr.Pagani 6
·
0⤊
1⤋
é toda aglomeração de pessoas para adorar uma entidade inexistente e com poderes sobrenaturais.
2007-03-05 14:06:06
·
answer #8
·
answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5
·
0⤊
2⤋
quem contradiz a bíblia sagrada em prol das suas heresias...
A IMORALIDADE DOS PAPAS
O testemunho da história não favorece os papas e a Igreja. Talvez devido à adoção do celibato, os escândalos sempre acompanharam o sistema religioso que criaram. E uma constante na imprensa secular as notícias de deslizes morais entre eles.
O período mais tenebroso dos Papas, 904-963, ficou conhecido na história como "PORNO-CRACIA" ou "DOMÍNIO DAS MERETRIZES". O Papa João XI era filho legítimo da Marózia, amante do Papa Sérgio III. ano 941.
João XII, ano 955, violava as virgens e viúvas, conviveu com a amante de seu pai, fez do palácio papal um bordel e foi morto num ato de adultério pelo marido da mulher violada.
O Papa João XXIII, ano 1410 (não confundir com o João XXIII mais recente) talvez foi o pior deles: Mulheres casadas foram vítimas de seus galanteios: mais de 200 freiras e donzelas foram violadas pôr esse papa; comprou a posição que ocupava e não acreditava na eternidade.. .
O Papa Pio II, ano 1.458, além de sedutor de mulheres era corrupto; ensinava jovens praticarem atos obscenos e o Papa Inocêncio VIII. ano 1.484 teve 16 filhos com senhoras casadas.
O Papa Alexandre VI. ano l .492 fez tudo o que não se deve fazer: Foi amante de sua própria filha Lucrécia Borgia, nasceu uma criança e o Papa tornou-se pai e avô ao mesmo tempo! Sob Alexandre VI todos os clérigos tinham concubinas. Quem for hoje visitar o Vaticano poderá dar uma olhada nos aposentos desse papa... Uma raridade!
Em 1513 ocupava o trono papal Leio X; foi durante seu "reinado" que Lutero começou a Reforma. Esse papa reunia cardeais e reis, praticando passatempos voluptuosos, servidos pôr enorme criadagem.
O bispo de Orieans, referindo-se aos papas João XII, Leão VIII e Bonifácio VII chamou-os de "Monstros cheirando imundícies e ante-Cristos no templo de Deus".
O Papa Marcelo II, ano 1555, dizia: "Não sei como um papa poderá escapar da condenação eterna e do Inferno ". (Vila del Marcelo, pág. 132).
O genial poeta italiano Francesco Petrarca, humanista e um dos iniciadores da Renascença, ano 1304, descreveu o Vaticano como "Babilônia infernal que imposta o mundo inteiro... Cárcere indecente onde nada é sagrado. Habitação de gente de peitos de feno, ânimo de pedra e vísceras de fogo". (Epístola de Petrarca, n.o XII).
Dante, na "Divina Comédia" supôs uma voz do Céu lamentando a situação da Igreja dizendo: "Oh, nave Minha, que carga ruim tu levas!".
Santo Ulrico disse que "o Papa Gregório ordenou que esvaziassem um Aquário num convento; encontraram 6 mil esqueletos de recém nascidos!" Diante desse horror esse Papa aboliu o Celibato mas seus sucessores restabeleceram- no. (Conversações de Mesa. Nr. DCCLXII de Luther).
Pio IX fez uma Bula ordenando que "todas as mulheres violadas pêlos padres apresentassem acusação, os casos foram tantos só em Sevilia, Hespanha, que abandonaram os processos" (CHINIQUI, pág. 44).
Presentemente surgem notícias que o "Vaticano reembolsa despesas com pílulas anticoncepcionais de seus funcionários" . (Est. S. Paulo 23-3-82).
Esses registros são parte de um montante. Os que optam pelo celibato devem cumprir ou casarem porque o adultério e a prostituição separam o homem de Deus, nesta vida e na eternidade mesmo tratando-se de um religioso graduado...
A Igreja Católica começou a ser contida em suas mazelas pela expansão de outras Igrejas Cristãs, pela difusão da Bíblia e pelo grau de Civilização e Cultura que o mundo alcançou.
Hoje, tardiamente, com suas vestes manchadas e com muito receio, começaram a falar em bíblias... temendo a óvulo dos católicos sinceros.
2007-03-05 13:52:41
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋