English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Hoje uma participante se expressou mal ao questionar se depressão era uma doença ou falta do que fazer. Considero que a pergunta desta pessoa não mereça exclusão, mas respostas dignas, bem embasadas que a esclareçam e ajudem a diminuir este preconceito.Gostaria que me respondessem, como podemos superar este preconceito, que só piora e retarda a busca de ajuda e cura de doenças como depressão, esquizofrenia, síndrome do pãnico. Já tive depressão e graças ao tratamento, friso na rede pública e carinho, apoio de família e amigos, fé em Deus superei e trabalho, estudo, sou feliz e trato a todos com respeito. A loucura pode ser um rótulo, uma forma de exclusão social, além de um problema de saúde sério, que merece tanto respeito e cuidados como um infarte, derrame. O que você gostaria que fosse feito para diminuir o preconceito contra as doenças mentais e humanizar o tratamento? Apreciei muito as oficinas de convivência, terapias ocupacionais, terapia individual e em grupo. Muito obrigada

2007-03-04 10:23:23 · 16 respostas · perguntado por doidinha da silva mãe teve alta 7 em Saúde Saúde Mental

16 respostas

Eu fui paciente e além disso sou formada em psicologia, tive vários problemas e depois de algum tempo fui diagnosticada bipolar....fiquei de lincença na empresa e depois de algumt empo voltei as atividades normais, enfrentei muito preconceito com pessoas que não deveriam, mas enfim superei e hoje estou toalmente restabelecida, sem medicação e muito bem, sei que de um dai p/ o outro posso ter recaida, mas hoje me cuido e quando alguém precisa, explico com detalhes que é uma doença como outra qualquer, que merece tratamento adequado, psicoterapia e vida normal, dentro das possiblidades, o importante é o doente se conscinetizar e cuidar-se com carinho, tentar levar uma vida com qualidade e dedicar-se a tudo que tiver vontade, não se excluir nem sentir-se um E.T. , como muitas vezes nos sentimos, é dificil, mas é possível superar e integrar-se com o mundo.

2007-03-04 11:24:03 · answer #1 · answered by tania 1 · 1 1

Se depressão fosse falta do que fazer, meu pai que TRABALHAVA O DIA INTEIRO não teria tido, né mesmo...

Acho q a vida corrida, pouco tempo para as pessoas se dedicarem a si mesmas, contribuem para isso... É só trabalho e trabalho , já q precisa-se de dinheiro para sobreviver....

Não é a toa q a depressão é tida como o mal do século.... Já q nossa vida está cada vez mais corrida e sem tempo para nada, nem se alimentar direito...

Um preconceito horrível q vejo tb é com determinados remédios, como gardenal....

Meu primo é super normal, nossa muito inteligente, mas ai se soubessem q ele tomava gardenal... Minha tia até chegou a esconder q ele tomava gardenal por medo da discriminação dos coleguinhas, já q ele tinha convulsão...

Acho lamentáveis tais preconceitos e fico pasma como q pode até hj existirem, já q temos tanta informação...

Kisses

2007-03-04 23:12:13 · answer #2 · answered by Math Girl 7 · 2 0

Geralmente as pessoas são preconceituosas por ignorancia total.
Não sabem sequer a diferença entre as diversas patologias psiquiatricas que você relacionou, cada uma com um grau diferente.
A depressão, panicos. angustias, tristezas insonias são mais faceis de serm curadas e os pacientaes não são agressivos.
Já a esquizofrenia é uma patologia gravissima, e o paciente pode ser violento e ate matar alguem, tem que ser internado e monitorado de perto.
Mas em todas as patologias, o respeito é fundamental, e o paciente deve ser tratado com carinho e sem preconceitos, porque todos nos estamos sujeitos a todas as patologias psquiatricas ou somaticas, ou ainda psicosomaticas que é a mistura das doenças fisicas com as mentais.
Alias, as doenças somaticas, (fisicas) tem sempre um fundo emocional, um fundo psiquiatrico.
Ninguem é melhor que ninguem.

Obs. Você demostrou não ser preconceituosa ao escolhera o avaatar e o apelido...doidinha..brincadeirinha rsss
Fumaça

2007-03-08 06:56:22 · answer #3 · answered by FAROFA 7 · 1 0

amanha mesmo começarei um tratamento para minha ansiedade...rsrsrs

2007-03-06 13:02:36 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Acredito que rotular um doente de louco ou simplesmente dizer que a depressão é falta do que fazer, é condenar um doente a realmente ficar louco, afinal, se tem remédio para a depressão e todos os males que você cita na pergunta, é porque com certeza são doenças, doenças que necessitam cuidados assim como um resfriado ou uma dengue, afinal, por mais simples (superficial) que uma doença possa parecer, pode levar uma pessoa a morte ou a loucura se não diagnosticada e tratada, e, ter preconceito com uma pessoa que sofra desses males é tão ruim quanto ter preconceito com uma pessoa que sofreu um ataque cardíaco, afinal, o que é doença??? podemos ficar doentes em quais partes do corpo sem sermos recriminados??? A cabeça não é mais um orgão do corpo humano??? Os males que a atacam não são doenças???
Tenha a santa paciência!!! Quem não tem o que fazer é essa abestada que fica criticando depressivos!!!

Mas, cá entre nós, esses caras que copiam uma página de jornal e colam aqui nas respostas tem muita vontade de deixar todo mundo doidinho de pedra, você não acha???

Um beijão p/ vc, e, espero que nunca mais tenha problemas de saude, e, se e quando quiser conversar, basta acessar meu e-mail, talvez eu saiba conversar por pelo menos uns dois minutos sem parecer louco!!! rsrsrsrsrsrs

2007-03-06 03:13:39 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Doidinha, torço por você.

Diga lá que o preconceito deve sempre ser contestado, objetado, discutido e execrado.
E que algumas pessoas são vítimas de depressão, e a tem agravada graças ao ingrediente mesquinho que nela introduzem: preconceito.
Já tive depressão e senti na carne seus males. Fui abandonado por quem podia me estender a mão. Mas sou pobre. E não sei se você sabe, aqui "em baixo" a depressão é vista meio que como gripe, sabe?: doença de rico; frescura.
Pois é. Quase morri de "frescura" então. Mas fui um herói de mim mesmo.
Diga lá que muitas pessoas que sofrem depressão talvez não conhecem de fato a sua força interior. Que cravem as mãos nas paredes barrentas do fosso; que façam uma careta horrível; que soltem com uma certa "raiva" seu próprio grito de guerra e digam: "Eu posso!" E saiam por si sós de dentro desse abismo negro que consome a alma e a razão: depressão.
Diga lá que poucos que me ofereceram um chumaço embebido em vinagre para molhar os lábios, ou que me saciaram por minutos a sede com "sábias" palavras de compreensão prepotente e fingida não o fizeram sem depois me cobrar o cântaro de sangue por tão pouca doação.
Nem todos os que levantam a espada ao seu lado, o fazem apontando-as ao céu afirmando apoio e cooperação. Apontam-as para suas costas sem que você perceba.
As pessoas precisam abandonar esse velho discurso de que derrotados são derrotados pos si sós. E chutar b.unda de cachorro morto é fácil; todos têm coragem.
As pessoas deprimidas são verdadeiros guerreiros ansiando por uma luta. Precisam dessa motivação; dessa guerra; desse desafio. Lamento pela infelicidade do raciocínio infundado da referida usuária. Mas todos cometemos erros. Não é?

Desculpe pelo texto talvez confuso, mas foi uma honra responder sua pergunta.


[][][][]
R.I.J

2007-03-05 14:30:19 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

As pessoas deveriam respeitar as pessoas doentes pois elas não tem culpa,o cerebro delas está doente,muitas pessoas vão no psiquiatra e no psicologo e melhoram tendo uma vida normal elas não são doidas!!Não sei se os doidos são tão ameaçadores para a sociedade!Tem muita gente que se acha normal,que faz *****,gosta de ver big brother,pra mim isso é loucura!!Vai todo mundo ficar maluco!!!CAzuza era maluco?Eu acho que era, porem ele era respeitado pelos fãs!!Dizem que eu sou louco,porem tenho muito nexo!!Abraço!!!

2007-03-04 12:35:30 · answer #7 · answered by renato 2 · 1 1

Tenho depressão e o único remédio pra isso é primeiro admitir q tem a doença, em seguida superar seus medos.
Depressão é uma doença q n tem cura,mas sim,altos e baixo e vc tem q aprender a conviver com ela.Ponha-se limites,se não irão por em vc.
Na minha família todos tem um pouco de esquizofrenia e essa sim tem q ter o apoio de todos,pois depressão é uma doença q se cura só(por força de vontade),,já esquizofrenia é mais ligada a genética e tem q ser tratada por especialistas e tomar remédios

2007-03-04 10:38:18 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

Olá Doidinha

Sei bem o que vc está falando pq tive um caso seríssimo de depressão na minha família e infelizmente muitas pessoas sem conhecimento rotulam como frescura, falta do que fazer.....lamentável!

Mas tem que ver se a pegunta feita foi verdadeira ou foi uma provocação. Se foi verdadeira, tirei esse pequeno texto da net (desculpe não costumo colar textos mas acho que esse vale a pena). Bjs

"Na depressão o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima e da autoconfiança e freqüentemente idéias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves. O humor depressivo varia pouco de dia para dia ou segundo as circunstâncias e pode se acompanhar de sintomas ditos "somáticos", por exemplo perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce, várias horas antes da hora habitual de despertar, agravamento matinal da depressão, lentidão psicomotora importante, agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido. O número e a gravidade dos sintomas permitem determinar três graus de um episódio depressivo: leve, moderado e grave."

2007-03-04 10:32:04 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

Também já tive depressão.
Mas fiz o tratamento com Deus.
Sou deficiente auditiva e sei bem o que é preconceito. Até pq eu mesma tenho preconceito até com minha cor.
O que eu gostaria de ver de diferente é A MELHORIA DA CAPACITAÇÃO de profissionais para lidar com deficientes.
Tem gente que só tá lá pq precisa de emprego, não pq tenha prazer em ajudar.

2007-03-04 10:29:12 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 1

fedest.com, questions and answers