English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

15 respostas

Lutero era contra vários atos, princípios e crenças do catolicismo, mas o principal motivo que levou Martinho Lutero a se tornar um dissidente, foi a PRÁTICA DE INDULGÊNCIA na igreja católica.

Lutero ficou chocado após ver uma cerimônia onde João Tetzel pregava vários sermões (iniciava falando sobre o inferno e a maneira vívida a agonia dos condenados; depois vinha seu sermão sobre o purgatório e a descrição de parentes e entes queridos chamando por libertação de seus sofrimentos; e por último seu sermão sobre o céu, quando ele falava sobre a paz e a felicidade do paraíso) e depois do culto dele, todo mundo estava pronto para comprar as indulgências. Foi aí que Lutero se surpreendeu e resolveu então, iniciar a sua revolta contra essa prática (a compra da indulgência).


BzinhO =*

2007-03-04 10:05:31 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

O que ele falou é que não concordava com o catolicismo, mas a verdade é a seguinte:
Tudo começou com Henrique VIII, que querendo se casar outra vez e a igreja não permitindo, em protesto, sendo então o primeiro protestante, inventou o Anglicanismo, religião que permitia o divórcio.
Passado uns tempos mandou matar a Ana Bolena e daí em diante não mais parou de fazer merd@ e se casar.
Adorou a religião que inventou, porque além de permitir que ele se casasse à vontade rendia uma nota preta. Intitulou-se então o chefe da Igreja Anglicana.

Tempos depois, Lutero, numa M que fazia gosto, vendo que o Oitavo se dera bem, resolveu então também protestar. Fundou então o protestantismo para pegar uma parte do dinheiro que os católicos, de forma egoísta, embolsavam sozinhos.

Como protestar ficou demonstrado ser um bom negócio, daí em diante todo mundo passou a protestar e em cada esquina surgiu uma igreja. E todos estão até hoje nadando em dinheiro, comprando mansão em Miami e o escambal.

2007-03-04 19:34:35 · answer #2 · answered by Terapeuta 6 · 0 0

Martin Lutéro foi um dos dissidentes devido aos abusos cometidos pela Igreja Católica que por sua ousadia fez com que o Clero tomasse uma mudança radicais na visão mundial (fruto do pensamento renascentista). A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade por város motivos dentre eles:
* Gastos luxuosos e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos.
* Muitos do Clero (sociedade Papal) estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o celibato.
*Padres que mal sabiam rezar uma missa estava deixando a população insatisfeita.
*A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho.
*O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão). (PENA QUE HOJE MUITOS PROTESTANTES FAZEM A MESMA COISA)
*No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza;
*O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. O homem renascentista, começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica;
* Um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão. (ESTE AGORA TAMBÉM NÃO UTILIZADO PELOS PROTESTANTES).
Surege c/ isto a REFORMA LUTREANA
O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.
As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo ( religião luterana ). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. Embora tenha sido contrário ao comércio, teve grande apoio dos reis e príncipes da época.Em suas teses, condenou o culto à imagens e revogou o celibato.
Em muitos países europeus as minorias religiosas foram perseguidas e muitas guerras religiosas ocorreram, frutos do radicalismo. A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), por exemplo, colocou católicos e protestantes em guerra por motivos puramente religiosos. Na França, o rei mandou assassinar milhares de calvinistas na chamada Noite de São Bartolomeu.
*pena que muitos protestantes não utiliza metade de tudo que o ILUMINADO LUTERO TENTO ACABAR, PELO CONTRÁRIO, HOJE VEJO AS IGREJAS PROTESTANTES DIVERSIFICADAS PELO MUNDO, SEM DAR QUALQUER MOTIVO DA RELIGIÃO PELA FÉ (DO PENSO, LOGO EXISTO); E OS DIZIMOS NÃO SERIA UMA FORMA QUE VAI CONTRA OS PRINCÍOS LUTERANOS?
COITADO DO LUTERO LUTOU TANTO... PARA VER SUA CRENÇA SE CORROMPER IGUALMENTE COMO A IGREJA CATÓLICA DA IDADE MÉDIA!

2007-03-04 19:04:59 · answer #3 · answered by Renata 6 · 0 0

N a verdade foi o apoio político dado pelos pequenos reinos alemães que com isso se livravam do jugo papal.

2007-03-04 18:42:18 · answer #4 · answered by Atanásio 6 · 0 0

Diversificação de mercado consumidor.

2007-03-04 18:34:45 · answer #5 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

discordia

2007-03-04 17:54:59 · answer #6 · answered by bbborges52 2 · 0 0

Diz a história que o principal motivo foi o fato dele não concordar com a venda das indulgências. Isto é, a Igreja Católica vendia o perdão dos pecados a quem podia pagar.

2007-03-04 17:54:10 · answer #7 · answered by Olívia 5 · 0 0

Provavelmente,ele se frustrou com a hipocrisia,mas o que mais contou,foi seu amor por Catarina.Eu não sou evangélica e nem católica........Se vivesse hoje, seria também dissidente da igreja na qual acreditou.

2007-03-04 17:51:29 · answer #8 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 1 1

Por causa do materialismo, corrupção e desmandos que ocorriam dentro do seio da igreja. A venda de indulgências e outros fatores que distanciaram definitivamente a igreja católica de Deus.

2007-03-04 17:50:09 · answer #9 · answered by Naruto 5 · 0 0

É muito difícil saber. Haviam muitas disputas pessoais e políticas. Mas sem dúvida o comportamento da igreja católica na época era degradante e é muito provável que ele tenha se revoltado contra o mercantilismo e o autoritarismo religioso da época.

2007-03-04 17:48:17 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Com certeza ele discordava de vário princípios dentro do catolicismo e também discordava de algumas práticas condenáveis como o perdão dos pecados em troca de dinheiro. Uma pena que Lutero não esteja vivo para ver que até o que ele defendia foi distorcido. Basta ver a sanha por dinheiro e poder de alguns evangélicos. Lutero ficaria envergonhado.

2007-03-04 17:45:07 · answer #11 · answered by Jorge P 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers