Herpes-zoster
O herpes-zoster (cobreiro) é uma infecção que causa erupção cutânea caracterizada por vesículas cheias de líquido e extremamente dolorosa. O herpes-zoster é causado pelo mesmo herpesvírus, o vírus da varicela-zoster, que causa a varicela (catapora). A infecção inicial causada pelo vírus da varicela-zoster, a qual pode ser sob a forma da varicela, termina com a penetração do vírus nos gânglios (um aglomerador de células nervosas) dos nervos espinhais ou cranianos que lá permanecem em estado de latência. O herpes-zoster sempre é limitado à distribuição da raiz ou raízes nervosas afetadas (dermátomos).
O vírus do herpes-zoster pode nunca mais causar sintomas ou pode ser reativado muitos anos depois. O herpes-zoster ocorre quando o vírus é reativado. Algumas vezes, a reativação ocorre quando a imunidade do organismo encontra-se reduzida por um outro distúrbio (p.ex., AIDS ou doença de Hodgkin) ou por medicamentos que comprometem o sistema imunológico. Mais freqüentemente, a causa da reativação é desconhecida. A ocorrência do herpes-zoster geralmente não significa que existe uma doença grave subjacente. O herpes-zoster pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais freqüente após os 50 anos.
Sintomas e Complicações
Alguns indivíduos sentem-se mal e apresentam calafrios, febre, náusea, diarréia ou dificuldade miccional nos 3 ou 4 dias que antecedem o surgimento do herpes-zoster. Outros apresentam dor ou apenas uma sensação de formigamento ou um prurido em uma determinada área da pele. Ocorre a formação de aglomerados de pequenas vesículas cheias de líquido circundadas por uma pequena área vermelha. As vesículas ocupam apenas uma parte limitada de pele suprida pelos nervos afetados.
Mais freqüentemente, as vesículas formam-se no tronco e, normalmente, somente em um lado. Entretanto, também pode ocorrer a formação de algumas vesículas em outros locais. A área afetada do corpo geralmente torna-se sensível a qualquer estímulo, incluindo o toque muito suave, e pode ser extremamente dolorosa. As vesículas começam a secar e a formar crosta aproximadamente 5 dias após o seu surgimento. Até que ocorra a formação de crosta, as vesículas contêm o vírus do herpes-zoster, podendo causar a varicela quando transmitidos a indivíduos suscetíveis. As vesículas que recobrem grandes áreas da pele ou que persistem por mais de 2 semanas normalmente indicam que o sistema imunológico do indivíduo não está funcionando adequadamente.
Geralmente, um episódio de herpes-zoster provê uma imunidade permanente contra outros episódios. Menos de 4% dos indivíduos apresentam outros episódios. A maioria dos indivíduos recupera- se sem apresentar efeitos permanentes. No entanto, a formação de cicatrizes cutâneas, que podem ser extensas, pode ocorrer mesmo quando o indivíduo não apresenta uma infecção bacteriana secundária. O envolvimento do ramo ocular do nervo facial pode ser muito grave.
Diagnóstico
O médico pode ter problemas para diagnosticar o herpes-zoster antes do surgimento das vesículas, mas a localização da dor inicial em faixa imprecisa e em um lado do corpo pode ser um indício útil. Dependendo dos nervos envolvidos, a dor pode assemelhar-se à causada pela apendicite, por um cálculo renal, por um cálculo biliar ou por uma inflamação do intestino grosso. As vesículas produzidas pelo herpes-zoster podem ser quase idênticas às produzidas pelo herpes simples.
Entretanto, as vesículas do herpes simples tendem a ocorrer em um padrão diferente, mais restrito sobre a pele. Elas tendem a ser menos em umerosas e podem retornar repetidamente no mesmo local. Caso seja necessário, exames laboratoriais podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico.
Tratamento
Ainda não se sabe com certeza qual é o melhor tratamento para o herpes-zoster. Nem os corticosteróides nem um antisoro com concentrações elevadas de anticorpos contra o vírus têm efeito sobre a doença após ela haver começado. Nenhum medicamento consegue eliminar o vírus. No entanto, drogas antivirais (p.ex., aciclovir ou fanciclovir) podem ser administradas para reduzir a duração da erupção cutânea, sobretudo em indivíduos com comprometimento do sistema imunológico. A manutenção da pele limpa é importante para se evitar a ocorrência de infecções bacterianas secundárias. A aspirina ou a codeína podem aliviar a dor temporariamente e podem ser úteis quando a dor impede as atividades ou o sono. A aspirina deve ser evitada em crianças devido ao risco de síndrome de Reye.
------------------------------------
Não desanime, vai dar tudo certo!
Um beijo carinhoso no bebê por mim.
beijinhos
2007-03-07 02:56:39
·
answer #1
·
answered by Leyloca 6
·
0⤊
0⤋
Com simpatia! Como fazia a minha avó, esfrega um pedaço de batata crua nos dedos e depois enterra embaixo de uma pingadeira do telhado da casa. Boa sorte.
2007-03-08 01:48:26
·
answer #2
·
answered by CSS™ 7
·
0⤊
0⤋
O cobreiro mi.sifia só cura cum benzição no con gá.
2007-03-07 18:52:26
·
answer #3
·
answered by ciririka 7
·
0⤊
0⤋
Canestem nisso, não é cobreiro e sim uma danada de micose. pode ainda usar esta mistura: 10 comprimidos de melhoral,1 vidro de água oxigenada volume10, 1 vidro de glicerina líquida. Desmanche os melhoral(esmagando-os) coloque junto da água oxigenada e da glicerina e misture tudo. use várias vezes no local, verá quelogo desaparece tudo. boa sorte. Tem ainda os comprimidos de Flugonozol (modo de tomar:1 comprimido a cada1 semana, então será 4 comprimidos), ( que você pode mandar fazer em farmácias de manipulação e não é caro. Eu tive uma micose assim e não terminava mais então meensinaram e eu tomei e fiz isso, só isso que terminou. Graças a Deus. Amamenta então não tome o Flugonozol, faça o resto.
2007-03-07 18:38:34
·
answer #4
·
answered by geoneida 5
·
0⤊
0⤋
Luluzinha, o termo "cobreiro" é um termo popular usado para indicar a herpes zoster.Herpes zoster se combate com um anti-viral e um corticóide.A Herpes zoster é manifestada em pessoas que foram portadoras de catapora(varicella zoster), devido a um declínio na imunidade.Dormir mal, estar deprimida, pode levar a um declínio na imunidade, daí o vírus da catapora alojado se manifesta.Mas pela medicação que vc está tomando, o médico deve ter feito outro diagnóstico que não seja herpes zoster.Cobreiro não deve ser.Tbm, herpes zoster acomete olhos, tronco, boca, dedo nunca vi.O que vc tem deve ser outra coisa.Abraço.JR.
2007-03-04 12:13:23
·
answer #5
·
answered by JAS 7
·
0⤊
0⤋
Talvez não seja cobreiro. Observe se algum tipo de alimentação aumenta, assim como carne de porco, cereais como feijão, lentilha, grão de bico, tomate, queijo ... talvez seja ácido úrico, coisa simples. Não posso opinar abalizada, porque não sou médica, precisa que um médico mande fazer exames específicos.
Isso não é nada difícil, mas para se livrar disso precisa ir atrás. Beijos!
2007-03-04 07:30:57
·
answer #6
·
answered by lu♪s ♫ 7
·
0⤊
0⤋
AMPUTAÇÃO .
2007-03-04 07:22:23
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋