English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Você não acha que os impactos ao meio ambiente estão sendo ignorados pelos que defendem a substituição do petróleo pelo álcool combustível como medida para reduzir o aquecimento global, já que um dos processos de produção mais comuns é a queima da palha do canavial, para facilitar o corte manual e aumentar a produtividade do cortador de cana. Essa prática reduz custos de transporte e aumenta a eficiência das moendas nas usinas. No entanto, a queima libera gás carbônico, ozônio, gases de nitrogênio e de enxofre (responsáveis pelas chuvas ácidas) e provoca perdas significativas de nutrientes para as plantas, além de facilitar o aparecimento de ervas daninhas e a erosão. Como opção às queimadas, responsáveis por boa parte das mortes dos cortadores por meio da inalação de gazes cancerígenos, a mecanização pode ser extremamente prejudicial ao solo, pois o comprime, não permitindo a entrada de oxigênio. Ademais, os efluentes do processo da cana-de-açúcar também prejudicam a natureza.

2007-03-04 06:23:46 · 6 respostas · perguntado por Euryale Galvão 3 em Ecologia e Meio Ambiente

6 respostas

Não será necessário se desmatar mais áreas de florestas no Brasil para a cultura da cana-de-açúcar. Pode ter certeza, amigo, que logo as queimadas da palha da cana serão susbistituídas por métodos menos agressivos. Só vejo benefícios ao Brasil e ao mundo com o advento do etanol.

2007-03-04 06:42:39 · answer #1 · answered by Cogitação - Cogito, ergo sum - ☼ 6 · 0 0

Infelizmente, como vivemos em uma sociedade capitalista, só visam lucros esquecendo de preservar o que temos de mais belo, o que nos mantém vivos: a natureza que DEUS de bom grado nos deu e o homem em sua ganância só pensa em destruí-la.

2007-03-11 08:15:39 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Todo e qualquer processo de cunho antrópico causa problemas ambientais.
O que é preciso é que adotemos medidas mitigadoras e compensatórias para amenizar esses prejuízos ao meio ambiente.
Melhorar a aparelhagem tecnológica dos órgãos ambientais, quer seja quanto aos recursos humanos, materiais e equipamentos; de forma que, eles não tenham somente uma postura de cobrança, mas que sejam também parceiros na busca de soluções adequadas e duradouras a cada tipo de problema ambiental.
Que efetivamente, no âmbito da iniciativa privada seja desenvolvida e adotada uma postura mais agressiva do ponto de vista de que os resultados sejam obtidos, mas em bases sólidas do Desenvolvimento Sustentável e da Responsabilidade Sócio Ambiental.
Dentro desses conceitos não se pode penalizar generalizadamente esse setor produtivo e nem adotar postura de cobranças de ações anteriores de épocas que ném haviam orgãos ambientais específicos de licenciamentos e que os próprios conhecimentos científicos eram menos profundos.
O que precisamos é trabalhar o futuro!
Outros aspectos que não poderiam deixar de ser abordados são:
> o setor sucroalcooleiro na sua fase de produção agrícola da cana-de-açúcar é um dos setores que menos se utiliza de inseticidas e herbicidas. Sua principal praga, a broca da cana é controlada por um agente biológico; ou seja, uma vespinha que é produzida em laboratório e solta nos canaviais;
> que também é um dos setores produtivos que menos causa erosões nos solos cultivados;
> e que a queima da cana-de-açúcar para a colheita é aplicada de uma forma controlada e tem que ser autorizada por um orgão de fiscalização agrícola; e que na hora da queima não permanece nenhum cortador de cana na área em queima;
> os principais resíduos gerados no processo industrial do setor sucroalcooleiro (a vinhaça, a flegmassa, a torta de filtro) são reutilizados na área agrícola como fonte de adubação orgânica e que essa reutilização também significa minimizar a produção de resíduos e a redução da necessidade de adubações químicas na cultura da cana-de-açúcar.

2007-03-09 15:43:54 · answer #3 · answered by JORGE EDSON M. ALVES 2 · 0 0

isso ninguém divulga na tv....na verdade além de tudo está sendo omitido.....

2007-03-08 13:03:16 · answer #4 · answered by luciana.... 4 · 0 0

Etanol o mundo quer. O Brasil tem pois nenhuma economia tem tanto a ganhar quanto a nossa.O Brasil no centro da revolução energética. Nos últimos anos, uma forte escalada no preço do petróleo, principal produto da matriz energética global, tem levado o mundo a buscar alternativas. O álcool etanol desponta como a principal promessa

2007-03-07 00:27:14 · answer #5 · answered by Adri.pr 4 · 0 0

Assino embaixo o que você disse. Provavelmente o etanol é menos poluente que a gasolina, pois, apesar de liberar CO2, a cultura de cana também fixa CO2. Mas tá certo, tem muitos impactos e isso nos diz aquela velha coisa: não dá pra querer desenvolver, desenvolver, desenvolver, consumir e consumir sem causar estrago.

2007-03-05 14:31:59 · answer #6 · answered by Fernando - Macaco Véio 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers