English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Cientistas desvendam fraude do dinossauro-pássaro
CLAUDIO ANGELO
da Folha de S.Paulo

Uma das maiores fraudes da história da ciência chegou ao seu capítulo final. A revista britânica "Nature" publicou a análise de tomografia computadorizada do Archaeoraptor, o fóssil forjado que enganou paleontólogos do mundo todo e expôs ao ridículo outra revista importante, a americana "National Geographic".

O estudo do paleontólogo Tim Rowe, da Universidade do Texas em Austin (EUA), publicado semana passada pela revista (www. nature.com), mostra que o fóssil é o mosaico de pedaços de uma ave e quatro dinossauros diferentes.

O Archaeoraptor foi assunto de capa da "National Geographic" em novembro de 99. O caso era sensacional: um fóssil de dinossauro descoberto na China apresentava uma "combinação dramática" de características de pássaro e de dromeossauro, um dino carnívoro. Era, definitivamente, o elo perdido entre aves e répteis. Em outubro do ano passado, no entanto, a revista foi forçada a admitir que havia comprado gato por lebre. Descobriu-se que a tal "combinação dramática" não fora moldada pela evolução, e sim por contrabandistas de fósseis chineses. Para elevar o valor de mercado da peça, eles juntaram metade do corpo de um pássaro fóssil com a cauda e as patas traseiras de um dromeossauro.

O fóssil foi retirado ilegalmente da China e vendido nos EUA ao artista plástico Stephen Czerkas, por US$ 80 mil. Czerkas chamou dois paleontólogos, o canadense Philip Currie e o chinês Xu Xing, para descrever o animal.

A idéia de era coincidir a descrição científica do bicho com uma matéria sobre o animal na "National Geographic". A fim de publicar a descrição na "Nature" ou na sua rival, a "Science", Czerkas contratou Tim Rowe para fazer uma análise de tomografia computadorizada no fóssil. "Levou só algumas horas para perceber que o espécime estava quebrado em muitos pedaços e que nem todos haviam sido rearranjados corretamente", disse Rowe à Folha.

Mas Czerkas resolveu levar a publicação na "National Geographic" à frente, mesmo depois de o trabalho ter sido rejeitado pelas duas revistas científicas. E ameaçou Rowe de processo caso publicasse os dados da tomografia.

A tramóia só veio abaixo um mês depois, quando Xing Xu encontrou, na China, um fóssil de dromeossauro cuja cauda era, sem dúvida, a do Archaeoraptor, e a "National Geographic" foi obrigada a desmentir a capa.

Só agora, depois de resolvidas as questões legais —o tal processo aconteceu, de fato—, o trabalho de Rowe (concluído desde outubro de 99) aparece na "Nature". A análise mostra que a laje contendo o Archaeoraptor foi montada a partir de 88 cacos de pedra. Parte deles contém meio fóssil de um pássaro ainda desconhecido para a ciência, que está sendo estudado por Xu. Outra parte tem restos de dromeossauros que não podem ser atribuídos a um só espécime.

Para o paleontólogo, a fraude do Archaeoraptor mostra como o comércio de fósseis atrapalha a ciência. "Qualquer espécime que tenha uma etiqueta de preço é uma fraude em potencial", disse. "Felizmente, um conjunto cada vez maior de técnicas pode ser aplicado agora à análise de fósseis", afirma no estudo.

No Brasil, onde o comércio de fósseis é ilegal (assim como na China), as fraudes têm uma origem certa: a chapada do Araripe, no Ceará, uma das maiores minas de fósseis do planeta.

Uma dessas fraudes acabou eternizada no nome de um dinossauro. O bicho em questão era um crânio de espinossauro (carnívoro com focinho de crocodilo), contrabandeado para a Europa e descrito pelo paleontólogo David Martill, da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), em 1996.

Durante a preparação (processo em que o fóssil é separado da rocha que o contém), a equipe de Martill descobriu que a ponta do focinho original havia sido quebrada e alongada artificialmente, para que os traficantes pudessem vender o restante. Martill ficou tão irado com a fraude que batizou o bicho de Irritator.

2007-03-04 06:02:23 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

pq pra eles essa é a base das pesquisas e todos os estudos deles...
querem "desmascaras" a bíblia, que fala que Deus criou tudo, e não foi um acontecimento inesperado que gerou a tudo.
Portanto, se admitirem que o dino-ave era fraude, o resto de suas crenças e convicções vai pro saco de lixo tb.

2007-03-04 06:13:09 · answer #1 · answered by Plácido Pita 1 · 0 2

Não falam? Voce mesmo disse que foi publicado o engano e que foi reconhecido o erro.

Agora, chaga juntinho aqui... quer que eu te fale as fraudes da Igreja para provar a existencia de Jesus? Eu estou a inteira disposição.

2007-03-04 14:09:45 · answer #2 · answered by Anonymous · 4 1

1)Archaeo...RAPTOR? Com os trocentos fósseis (verdadeiros) do gênero ArcheoPTERYX, o cara bem que podia ter bolado algo diferente, não?

O GÊNERO QUE COSTUMA RECEBER O APELIDO DE "DINO PÁSSARO" É O ARCHAEOPTERIX.

2)Falsificações? Acontecem. Fósseis dão fama e dinheiro, ainda mais quando PARECEM importantes (porém, essa "descoberta" nunca interferiu em nada).

3)NÃO SÓ a gente fala disso, como tem até uma entrada no Dicionário do Cético para a farsa: http://skepdic.com/brazil/archaeoraptor.html

4) A PRÓPRIA CIÊNCIA DETECTA AS FARSAS. Como você deve ter percebido. A ciência nunca se proclamou imune às falhas; pelo contrário, não só as reconhece, como as corrige. "Qualquer espécime que tenha uma etiqueta de preço é uma fraude em potencial"

5)Alguém leva a Nat. Geo. a sério?
___________________

Agora, o revide: LARGUE MÃO DE SER PARCIAL. Leia DO QUE foi forjado o fóssil do Archaeoraptor --- a partir de fósseis de DROMEOSSAURO. O próprio dromeossauro já apresenta características DIFERENTES da maioria dos répteis - vá ver na Wikipédia! Apesar do dromeossauro ter caráter transicional, já não é novidade nenhuma.

2007-03-04 14:48:43 · answer #3 · answered by Eremita 6 · 1 0

Você não acredita que só porque houve uma fraude deste tipo a teoria evolucionista vai por água abaixo, né? No seu próprio texto colado, lê-se que foram unidos fósseis de 4 dinossauros e uma ave. Logo os fósseis existem e já está mais que comprovado que as aves vieram dos repteis, assim como os mamíferos.
Pare de tentar questionar essas coisas.
Tente entender que a evolução das espécies não exclui a existência de Deus. Você nunca parou prá pensar em quem coordenou esses processos evolutivos?

2007-03-04 14:39:34 · answer #4 · answered by Fabio 3 · 1 0

E então a galinha, o único dinossauro vivo!

2007-03-04 14:23:06 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Cara. Você tem um problema...
O Evolucionismo não vai água abaixo por causa de fraudes.
Existem sim as fraudes, mas existem as verdades.
Existem fósseis falsos, e verdadeiros.
Os falsos são eliminados, como você mesmo reportou na matéria colada.
Os verdadeiros é que sustentam a evolução.

Pense um pouco mais, e formule melhor as perguntas.

2007-03-04 14:16:05 · answer #6 · answered by Hokus Phokus 7 · 1 0

Você leu o texto que você mesmo colou aqui? Leu com atenção? "O estudo do paleontólogo Tim Rowe, da Universidade do Texas em Austin (EUA), publicado semana passada pela revista (www. nature.com), mostra que o fóssil é o mosaico de pedaços de uma ave e quatro dinossauros diferentes."
O dinossauro falso foi montado com ossos de fósseis VERDADEIROS. Entendeu? É uma pena que a fantástica NatGeo tenha passado por uma gafe dessas. Quem assiste e lê sabe que é formada por cientistas seríssimos. Você deveria ler e assistir mais para não ter uma visão tão limitada do mundo.

2007-03-04 22:02:41 · answer #7 · answered by Alnitak 3 · 0 0

É por isso que a Ciência é infinitamente mais confiável que as religiões: quando é descoberta uma fraude ou engano são os próprios cientistas que a desmascaram.

Muito diferente das contradições bíblicas, por exemplo, que são conhecidas desde sempre, mas nunca deixarão de fazer parte dos cultos e crenças: as religiões são tão frágeis que não podem admitir nenhum erro, com o risco do castelo de cartas inteiro desabar.

Abra sua mente - pensar faz bem.

.

2007-03-04 18:05:00 · answer #8 · answered by Júlio César 4 · 0 0

Vocês crentes deveriam estudar paleontologia ao invés de bibliologia apenas! De repente vc pode concordar com as idéias dos cientistas e até ter a honra de achar um fóssil desconhecido e ficar famoso! Um nome sugestivo poderia ser "crentiossauros"!

2007-03-04 14:23:55 · answer #9 · answered by SATELLITE 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers