No seu "Livro das Sentenças da Inquisição" (Liber Sententiarum Inquisitionis) o padre dominicano Bernardo Guy (Bernardus Guidonis, 1261-1331), "um dos mais completos teóricos da Inquisição", descreveu vários métodos para obter confissões dos acusados, inclusive o enfraquecimento das forças físicas do prisioneiro".
Usava-se, dentre outros, os seguintes processos de tortura:
a manjedoura, para deslocar as juntas do corpo; arrancar unhas;
ferro em brasa sob várias partes do corpo;
rolar o corpo sobre lâminas afiadas;
uso das "Botas Espanholas" para esmagar as pernas e os pés;
a Virgem de Ferro: um pequeno compartimento em forma humana, aparelhado com facas, que, ao ser fechado, dilacerava o corpo da vítima;
suspensão violenta do corpo, amarrado pelos pés, provocando deslocamento das juntas;
chumbo derretido no ouvido e na boca;
arrancar os olhos; açoites com crueldade;
forçar os hereges a pular de abismos, para cima de paus pontiagudos;
engolir pedaços do próprio corpo, excrementos e urina;
a "roda do despedaçamento funcionou na Inglaterra, Holanda e Alemanha, e destinava-se a triturar os corpos dos hereges;
o "balcão de estiramento" era usado para desmembrar o corpo das vítimas;
o "esmaga cabeça" era a máquina usada para esmagar lentamente a cabeça do condenado, e outras formas de tortura.
2007-03-04
05:03:29
·
10 respostas
·
perguntado por
ezstyle66
3
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
O que a Igreja deveria ter feito já fez, o pedido de perdão do papa João Paulo, dirigido aos descendentes de todas as vitimas dos erros do passado, já foi feito e aceito por quem de direito.
E so isso eu matei seus parentes e me perdoe,porque nos somos santos rs....
facil não!
2007-03-04
05:42:09 ·
update #1
Pois é...
Aí, 500 anos depois, vem um papa e diz "Aí, meu, foi mau! Desculpa! Nada a ver esse lance de tortura e fogueira!"
E o seu Bento aí de cima diz que todo mundo aceitou as desculpas...
NÂO! EU NÃO ACEITO!
Seu nick é o nome do atual papa que pertenceu à Juventude Nazista e foi o chefe da Congragação pela Doutrina da Fé, que é descendente direta da S. Inquisição.
Seu avatar é um padre e você assume por nick o "nome papal" do homem que condenou o Frei Leonardo Boff ao silêncio por defender uma teologia voltada aos pobres e necessitados.
Você diz que o enunciado está repleto de ódio, e mente. Só o que há é o enunciado de coisas que A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA FEZ.
O ódio foi o que moveu a mão da I.C.A.R. durante todo o episódio da Santa Inquisição. Ódio aos judeus. Ódio aos muçulmanos. Ódio aos homossexuais. Ódio a qualquer mulher que se mostrasse independente. Ódio aos protestantes. Ódio aos cavaleiros templários que estavam com muitas riquezas e que, declarados hereges "perderam" todos os seus bens para os cofres do Papa e do Rei da França.
Eu não sei o autor da pergunta, mas EU sim, seu Bento, descendo de cristãos-novos. Descendo de gente que precisou mudar de nome para fugir à "santa" inquisição. E, se por um lado achei interessante quando João Paulo II reconheceu os pecados da Inquisição, achei que o seu pedido de perdão tornou-se um ato pífio quando ele valorizou o homem que viria a se tornar papa após ele. Um homem que já escreveu textos condenando o Ecumenismo - a Doutrina que procura estabelecer o Amor e a Compreensão entre Fiéis de todas as crenças e cores.
Costumo respeitar muito a todas as religiões inclusive a católica. Eu me defino como um Cristão e tenho certeza que os atos da Inquisição foram uma tortura que Bernardo Guy, Torquemada e seus sequazes impingiram ao próprio Cristo. Ou você acha que Ele não viu os crimes que eram cometidos em Seu nome?
No fim terminei respondendo mais à resposta dada por "Bento" do que à pergunta propriamente, mas creio que ficou bem claro a minha resposta:
Não, neste episódio não houve uma "igreja de bárbaros". Houve uma Igreja Criminosa!
E é bom que todos os cristãos - católicos, evangélicos, presbiterianos, ortodoxos ou maronitas - se compenetrem muito de tais erros. Porque repetí-los é crucificar Cristo novamente.
2007-03-04 06:04:54
·
answer #1
·
answered by O Pantera 5
·
0⤊
2⤋
E o que dizer da Inquisição Protestante? Por que você não fala nela?
2007-03-04 07:39:36
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
A Inquisição católica, bem como a Inqusição Protestante, certamente e definitivamente foram dois eventos execráveis e hediondos da história da humanidade. E que não me venham falar de Verdade Absoluta, Palavra de deus, aqueles que tem a mão manchada de sangue de inocentes. É como fazer culto a Hitler, a Stalin, entre outros. Não culpo Deus, claro! Mas culpo dogmas mentirosos, preconceituosos, cheio de regras absurdas e com um passado negro, tão negro que o nome de deus não poderia ser, sequer, pronunciado. Que horror!!!
2007-03-04 05:24:38
·
answer #3
·
answered by peraxica 5
·
1⤊
0⤋
fiz um ESTUDO profundo da inquisi;ão e fiquei perplexo de que os acontecimentos são muitos diferentes do que se escrevem, vai muito do interesse dos contrários para massacrar o Catolicismo, fiz um estudo desde o séc. IV com Domiciliano, chegando ao séc. IX ao XVI, mas para ler isso tem que se desarmar, colocar o cora;ão em docilidade, a Igreja foi fundida com o poder político, e as rédias da Igreja ficaram nas mãos dos reis, e colocavam como papas seus filhos, netos, tios, irmãos, sobrinhos,etc. Tanto que chegou a ter 4 papas , papisas, eram casados, pois havia secularizado a Igreja, como o povo pedia providencias contra os trombadinhas e hereges da época, come;ou o trabalho de precionar os Padres os bispos e os papas para entregarem as pessoas, e fazendo-se leis para tirar as riquezas da Igreja, mesmo que a espirtualidade da época era normal as atrocidades, pois era normal tais atitudes, os padres mesmo os bispos fora do partentesco não aceitavam esse tipo de agre;ão defendiam o povo não os entregavam, mas o poder e mais alguns do clero que ganhavam com isso cometiam as barbária que os evangélicos tanto amam explorar e se incomodam tanto. no séc XVI as igrejas protestantes competiam com a igreja Católica para ver quem matava mais bruxas isso os evangélicos não comentam não é!, mas vamos para os dias de hoje os mairoes inquisidores são de verdade os evangélicos os EUA e G8 invadem tudo pelo Deus dinheiro o Deus poder , matam esmagam roubam deixam o povo pobre, pregam os evangelhos no Brasil com as igrejas que vieram de lá com este interesse comercial, e deixar o povo verticalizado e dominado por pessoas bem preparadas e nos roubam tudo , qd não podem invadem com armas bombas etc, e o que vc tem feito pelo menos para enxergar estas atrocidades meu irmão? a Igreja Católoca está lá cuidando dos feridos de guerra dos famintos das tempestades, isso vc não divulga se comporta como os caras não é?
2007-03-04 05:54:04
·
answer #4
·
answered by Theos 6
·
1⤊
1⤋
IGREJA DO CORPO DE CRISTO ESQUARTEJADO.
2007-03-04 05:07:26
·
answer #5
·
answered by LILITH IN FUGA 7
·
1⤊
1⤋
meu amigo esta não é e nunca será a igreja de cristo.
você está falando do catolissismo primitivo.
procura ler a biografia de martinho lutero padre catolico que fundou as igrejas protestantes por não concordar com coisas deste tipo.
aí sim você vai conhecer a igreja de cristo.
o segundo maior mandamento de Deus é amar ao teu proximo como a si mesmo logo estas atrossidades escritas por você não tem nada a ver com jesus cristo de nazaré.
não siga religião siga jesus cristo.
2007-03-04 05:26:46
·
answer #6
·
answered by emersonams 1
·
0⤊
1⤋
Mutatis mutandi, a tortura que os crentes néo utilizam hj no processo de lavagem cerebral dos incautos que caem nas suas armadilhas é o mesmo.
Se não torturam fisicametne, torturam psicologicamente, formando zumbis que saem por ai , retro-alimentado o processo, formando um bando de fanáticos dispostos a tudo pra agradar os seus pa$tore$, inclusive tirando o pão da boca dos filhos para sustentarem esses malandros.
Ou então , elegendo esses deputados corruptos que assaltam os cofres públicos para aumentar mais e mais sua sanha em ficarem ricos e irem gastar o dinheiro nas praias de Miami.
O que a Igreja deveria ter feito já fez, o pedido de perdão do papa João Paulo, dirigido aos descendentes de todas as vitimas dos erros do passado, já foi feito e aceito por quem de direito.
Acaso o sr descende de alguma vitima da inquisição para toda essa furia?
Agora, não vi nenhum pedido de perdão, de crente nenhum, pelo mal que fizeram à esta república e aos cidadãos de bem deste país, que não têm culpa de vcs elegerem essa máfia q assalta os cofres públicos e que foram eleitos "em nome de Jesus"
Te toca cara, olha teu terreiro antes de falar do jardim da casa dos outros.
2007-03-04 05:21:14
·
answer #7
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
2⤋
Isso aí é qualquer coisa, menos a igreja de Cristo....O cristianismo, seja católico, evangélico, etc. não representa nem é a igreja de Cristo... infelizmente a maioria associa igreja com a figura de Cristo.... não tem nada a haver....o cristianismo foi uma invenção humana.. e ficou só nisso...
a igreja de Cristo não é instituição, não é templo, não é trono, não é dinheiro, não é riqueza...
a igreja de Cristo são pessoas comuns, humildes de coração, que amam, perdoam, compreendem...vc só vê a igreja de Cristo em pessoas assim, que seguem a Cristo e amam o próximo...mas que não defendem religião, nem matam por religião, nem se apegam a religião.
2007-03-04 05:12:39
·
answer #8
·
answered by DeBarros 7
·
0⤊
1⤋
sanguinários nojentos
2007-03-04 07:21:17
·
answer #9
·
answered by Kevin 1
·
0⤊
2⤋
Esse palavrório todo aí que você escreveu, pra mim é tudo perda de tempo. Os problemas sociais atuais exigem mais atenção.
Revolução Individual já!
[][][]
2007-03-04 05:08:09
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋