Existem várfios São Cristóvão no Brasil, mas entendo se tratar da origem do Santo.
O CLUBE DE FUTEBOL: Do Estado do Rio de Janeiro
Esse título é o maior amuleto da história do São Cristóvão. Sua maior glória. Basta dizer que dos mais de sessenta clubes que já disputaram os Campeonatos Cariocas, apenas oito se sagraram campeões, a sebar:
Fluminense, Botafogo, Flamento, Vasco da Gama, América, Bangu, Paissandu e São Cristóvão.
O livro de Mario Filho “O Negro no Futebol Brasileiro” dedica a narração dos bastidores do time do São Cristóvão por ocasião do título. Foi uma campanha árdua, porém muito regular.
Foram 18 jogos com 14 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, com 70 gols pró e 37 contra. Com direito, inclusive, a 1 jogo anulado.
1º Turno
04 de abril - São Cristóvão 4 X 4 Botafogo
18 de abril - São Cristóvão 2 X 6 Fluminense
21 de abril - São Cristóvão 3 X 2 Vila Isabel
25 de abril - São Cristóvão 2 X 1 Vasco
16 de maio - São Cristóvão 5 X 0 Flamento
23 de maio - São Cristóvão 8 X 2 Sport Club Brasil
30 de maio - São Cristóvão 3 X 1 Syrio Libanez
13 de junho - São Cristóvão 2 X 2 Bangu
20 de junho - São Cristóvão 3 X 1 América
2º Turno
27 de junho - São Cristóvão 4 X 3 Botafogo
04 de Julho – São Cristóvão 4 X 2 Fluminense
14 de Julho – São Cristóvão 2 X 3 Vasco da Gama
18 de julho – São Cristóvão 2 X 1 Vila Isabel
08 de Agosto - São Cristóvão 6 X 0 Brasil
15 de agosto – São Cristóvão 7 X 5 Syrio e Libanez
12 de Setembro – São Cristóvão 2 X 0 Bangu
21 de Setembro – São Cristóvão 5 X 1 Flamengo
Os 70 gols marcados ficaram assim distribuídos entre os jogadores:
Vicente - 25
Octavio “Jaburu” - 16
Baianinho – 13
Teófilo - 7
Osvaldo – 6
Henrique – 2
Doca – 1
A diretoria da época era constitudida pelos seguintes nomes:
Presidente.: Amadeu Macedo
Vice: Oscar Valim
Diretores:
Adélio Martins, Jose Maria de Melo, Castelo branco e Manoel Ignácio Pimentel
Colaborador da Campanha - Álvaro Teixeira Novaes
Técnico - Luiz Vinhaes
Os campeões
O São Cristóvão utilizou apenas 15 jogadores. O time base foi:
Paulinho, Povoa e Zé Luiz; Julinho, Henrique e Alberto, Osvaldo, Jaburu, Vicente , baianinho e Teófilo.
Os outros 4 utilizados foram: Doca, Mendonça, Martins e o Luis Vinhaes (que também era técnico).
O SANTO SÃO CRISTÓVÃO
São Cristóvão, santo católico, é considerado, no Brasil, como o padroeiro dos motoristas. É celebrado no dia 25 de Julho, São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes, com procissões de caminhoneiros em diversos locais do país. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. "Cristóvão"significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".
[editar] Oração
" Senhor, que dissestes: "Quem vos recebe, a mim recebe"; e mais: "Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim", fazei com que o bem-aventurado mártir São Cristóvão aumente em nós o amor de vosso nome e tenhamos a felicidade de ver-nos em nossos irmãos no caminho da vida. Amém".
ORAÇÃO - "Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Crist%C3%B3v%C3%A3o"
O PAÇO DE SÃO CRISTÓVAO
Projeto Memória do Paço de São Cristóvão e do Museu Nacional, criado em janeiro de 1997, é um projeto institucional do Museu Nacional/UFRJ, que tem como objetivos principais o levantamento, o estudo e a divulgação de informações sobre a história do prédio histórico de sua sede, o antigo Paço de São Cristóvão, onde o Museu Nacional está instalado desde 1892; em paralelo, procura traçar também a história desta instituição científica, criada por D. João em 1818, e que é a mais antiga do Brasil.
O projeto pesquisa também dados acerca de seu acervo histórico e artístico, criando assim subsídios para enriquecer o conhecimento da história nacional e também da história das ciências no Brasil. Administrativamente, o Projeto Memória é ligado à Direção do Museu Nacional.
ABRAÇOS
MARCIO LANDIN
2007-03-03 10:39:27
·
answer #1
·
answered by ÍNDIO 7
·
1⤊
0⤋