English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-03 02:45:45 · 2 respostas · perguntado por shandra 1 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

2 respostas

A manifestação mais freqüente é a artrite que se caracteriza por dor intensa, que dificulta o caminhar, e por inchaço e calor discretos. As articulações mais acometidas são os joelhos e tornozelos. É comum a dor e as outras alterações passarem de uma articulação para outra permanecendo de 2 a 3 dias em cada uma. A simples presença de dor em uma ou mais articulações ou nas pernas e sem as outras alterações (inchaço e calor), não é um sinal da doença. A segunda manifestação da Febre Reumática é o comprometimento do coração ( cardite ) caracterizado por inflamação nas três camadas (na membrana que o reveste, no músculo e no tecido que recobre as válvulas). Clinicamente nós identificamos esse comprometimento pelo sopro cardíaco, pelo aumento da freqüência dos batimentos do coração e pelas queixas de cansaço e batedeira aos esforços. Este é o comprometimento mais importante porque pode deixar seqüelas e limitar a vida do paciente. A terceira manifestação é a Coréia que se caracteriza por fraqueza nos braços e pernas, por sensibilidade emocional (a criança se torna mais irritada e chorona) e por movimentos dos braços e pernas que pioram quando a criança fica tensa e desaparecem durante o sono. É importante saber que esta manifestação da febre reumática pode vir isolada (sem a artrite e/ou cardite) e meses após o quadro da infecção de garganta.

2007-03-03 02:57:43 · answer #1 · answered by ACORDE BRASIL! 5 · 0 0

A Febre Reumática é uma doença que pode envolver vários órgãos e/ou sistemas, principalmente o coração, as articulações, a pele e o sistema nervoso central.
O quadro clínico é variável na dependência dos sistemas do organismo acometido.

T. Duckett Jones adotou cinco achados clínicos que chamou de "critérios maiores" para o diagnóstico (modificado pela American Heart Association em1984): cardite, poliartrite, coréia, nódulos subcutâneos e eritemamarginatum.

Explicando o envolvimento dos órgãos ou sistemas:

Coração: manifesta-se pela presença de sopros (não existentes anteriormente), pericardite, aumento do tamanho do coração e insuficiência cardíaca congestiva.

Articulações: pode variar de dor articular (artralgia) a artrite (inflamação da articulação) com vermelhidão, calor local, inchaço e impotência funcional. São acometidos mais freqüentemente os tornozelos, joelhos, punhos e cotovelos. O acometimento articular ganha o termo de poliartrite migratória (sucessão de aparecimento dos sintomas nas juntas referendadas).

Sistema Nervoso: chamada Coréia de Sydenham's caracterizada por rápidos movimentos involuntários mais evidenciados nas extremidades e na face, fraqueza muscular e alteração da fala.

Pele: os nódulos subcutâneos variam de alguns milímetros até cerca de 2 cm sem apresentar sinais inflamatórios. Geralmente aparecem nas superfícies extensoras dos joelhos, tornozelos, punhos, região occiptal e processos espinhosos das vértebras lombares.

O eritema marginatum é uma lesão em forma de máculas ou pápulas avermelhadas variáveis no seu tamanho e que aparecem mais freqüentemente no tronco, extremidades proximais dos membros e face. Possui também a característica de migrar de um lugar a outro.

Outros achados freqüentemente presentes mas não específicos foram designados como "critérios menores" e são eles: artralgia, febre, história pregressa de doença cardíaca reumática ou mesmo febre reumática, e alguns achados laboratoriais e eletrocardiográficos (aumento da velocidade de hemossedimentação sangüínea, aumento do espaço PR no eletro, aumento do número de leucócitos, proteína C reativa, anti-estreptolisina O, anticorpos específicos anti-estreptococos e culturas positivas). O Estreptococo associado a doença é o do grupo A.

A presença de 2 critérios maiores ou 1 maior e 2 menores é altamente sugestiva da presença de Febre Reumática, principalmente se há história prévia de infecção estreptocóccica. Note que para o diagnóstico são mencionados os critérios, mas só um médico poderá através do exame clínico valorizar os achados e concluir o diagnóstico.

2007-03-03 10:53:45 · answer #2 · answered by Diogo 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers