Já lecionei para dois autistas, um menino e uma menina em anos diferentes. O autismo é uma alteração cerebral, algumas células continuam a se mover depois do cérebro formado, no embrião, que interfere principalmente na área de linguagem e socialização. Cada autista é único, assim como cada síndrome de down,cada criança cadeirante ou dita como "normal" é única. Há graus variados de autismo, alguns autistas podem não falar, mas se comunicam por meio de gestos, desenhos, outros apreciam atividades com música e dança. Acredito muito na educação inclusiva, mas acredito que deve haver uma parceria família, escola, atendimento especializado. Porém, tem condições de aprender e conviver com outras crianças. Muitas vezes evitam contato físico, parecem alheias, mas estão lá e prestando atenção em especial a forma como as enxergamos e tratamos. O site saci.org oferece diversas reportagens sobre o assunto, além de links bem úteis. O filme Rain Man, com Tom Cruise e Dustin Hoffman retrata de forma bem interessante o autismo. Beijos e estrelas, obrigada pela sua resposta, também li algo a respeito, as operadoras de celulares pensam também em criar planos especiais para surdos-mudos, o que auxiliaria em sua socialização, comunicação, inclusão no mercado de trabalho, estreitaria laços afetivos. Que Deus te conserve assim, sem preconceitos e com fé nas pessoas, deficiente e limitado é quem discrimina alguém.
2007-03-03 09:58:58
·
answer #1
·
answered by doidinha da silva mãe teve alta 7
·
3⤊
0⤋
é uma alteração que deixa a criança agitada.
2007-03-03 02:57:23
·
answer #2
·
answered by Lídia R 2
·
2⤊
0⤋
O autismo é uma desordem global do desenvolvimento neurológico. Descrito como uma "fulga da realidade".
2007-03-02 22:58:32
·
answer #3
·
answered by Star 5
·
2⤊
0⤋
AUTISMO é uma doença do desenvolvimento mental, onde a pessoa se fecha em si se afastando do mundo que existe em sua volta. Não se sabe a causa. Alguns estudos acham que poderiar estar relacionado as vacinas aplicadas nas crianças no primeiro ano de vida...Será ?...Parece que no Japão e Inglaterra as crianças só são vacinadas a partir dos 2 anos der idade. Procure esclarecimentos sobre vacinação no site: www.taps.org.br
2007-03-03 06:12:10
·
answer #4
·
answered by Gimbra 6
·
1⤊
0⤋
As causas deste transtorno de desenvolvimento ainda não foram descobertas
Facilmente confundido com deficiência mental, o autismo é um transtorno do desenvolvimento que geralmente está associado a outras deficiências. As causas ainda não foram descobertas, mas, ao contrário do que se imagina, é possível evitá-lo. Abaixo, destacamos alguns dos principais aspectos que envolvem o tema. Confira.
O que é
A palavra "autismo", atualmente pode ser associada a diversas síndromes, o que aumenta a possibilidade do autista ser considerado portador de deficiência mental. É, na verdade, um transtorno do desenvolvimento e quem o possui apresenta, em muitos quadros, quociente de inteligência (QI) abaixo da média. É um transtorno sem fronteiras geográficas e sociais, ou seja, ocorre no mundo inteiro e em todas as classes sociais e econômicas.
Causa
Embora haja grupos de estudos e pesquisas no mundo inteiro, ainda não foi detectada a causa do autismo.
Como reconhecer
Os sintomas variam amplamente e manifestam-se de diversas formas, variando do mais leve ao mais alto comprometimento. Em cooperação internacional, os especialistas concordaram em usar alguns critérios de comportamento para diagnosticar o autismo. Atualmente há duas publicações que descrevem os sintomas que levam ao diagnóstico da pessoa autista. Uma é o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM-IV), da Associação Psiquiátrica Americana ; e a outra é a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), publicada pela Organização Mundial de Saúde.
Conheça como se manifesta o autismo:
Marcante lesão na interação social, manifestada por:
- Diminuição no uso de comportamentos não-verbais como contato ocular (evita olhar nos olhos do interlocutor), expressão facial, postura corporal e gestos para interagir socialmente.
- Dificuldade em desenvolver relações de companheirismo apropriadas.
- Ausência de procura espontânea em dividir satisfações, interesses ou realizações com outras pessoas.
- Falta de reciprocidade social ou emocional (indiferença).
Marcante lesão na comunicação, manifestada por:
- Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem oral, sem ocorrência de tentativas espontâneas de compensação através de modos alternativos de comunicação, como gestos ou mímicas.
- Em pessoas com fala normal, diminuição da habilidade de iniciar ou manter uma conversa com outras pessoas.
- Ausência de ações variadas de imitação social apropriadas para o nível de desenvolvimento.
- Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por:
- Obsessão por atitudes ou objetos específicos.
- Fidelidade aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos.
- Hábitos motores repetitivos, por exemplo, agitação ou torção das mãos ou dedos e repetidos movimentos corporais.
Outras formas de reconhecer o autismo:
- Resistência ao aprendizado - Ausência de noção de perigo - Indicação de necessidades com gestos - Resistência ao contato físico e a afetividade - Hiperatividade física - Comptamentos agressivo e destrutivo
Atenção: Esses sintomas individuais não configuram o autismo. A combinação de vários é que pode levar ao seu diagnóstico. Um especialista deve sempre ser consultado para orientação e esclarecimento.
Tratamento
Não há cura para o autismo. A pessoa autista pode ser tratada e desenvolver suas habilidades de uma forma mais intensiva do que outra pessoa que não apresente o mesmo quadro e, então, assemelhar-se muito a essa pessoa em alguns aspectos de seu comportamento. Porém, sempre existirá dificuldade nas áreas atingidas pelo autismo, como comunicação e interação social.
O autista pode desenvolver comunicação verbal, integração social, alfabetização e outras habilidades, dependendo de seu grau de comprometimento e da intensidade e adequação do tratamento que, em geral, é realizado por equipe multidisciplinar nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Educação Física, Musicoterapia, Psicopedagogia e outras.
AMA: esforço pela integração do autista
Há, no Brasil, várias entidades que se preocupam com a causa do autista. A mais conhecida e pioneira é a Associação de Amigos do Autista (AMA), criada em 1983 por pais de pessoas com autismo.
A AMA utiliza o Método Treatment and Education for Autistic and Related Communication Handicapped Children (Teacch). A coordenadora pedagógica da AMA, Marli Bonamimi Marques, afirma que esse método visa revelar o potencial, habilidades, interesses e áreas de comprometimento do autista. A partir disso, é desenvolvido ensino individualizado construído sobre os pontos fortes, buscando alcançar vida digna e independente.
A AMA atende atualmente a 43 crianças e adolescentes. A construção de um centro de reabilitação foi iniciada em agosto deste ano. A entidade espera oferecer 96 novas vagas, no início do ano 2000. Conta atualmente com 450 associados, além da solidariedade de artistas como Antônio Fagundes, que não possui filho autista, mas sempre se disponibiliza gratuitamente para apoiar a entidade. Mais informações sobre a AMA podem ser obtidas pelos telefones (11) 3272.8822 e 270.2363.
2007-03-02 23:35:43
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento, isto é, algo que faz parte da constituição do indivíduo e afeta a sua evolução. Caracteriza-se por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. Manifesta-se antes dos 3 anos e persiste durante a vida adulta. Há outros distúrbios do desenvolvimento que se enquadram no perfil de problemas autísticos, mas que não incluem todas as características da doença.
Basicamente, quatro fatores indicam a presença do autismo infantil: problemas de relacionamento social, dificuldade de comunicação, atividades e interesses restritos e repetitivos e início precoce.
Beijos!!!!!!!!!!!!!
2007-03-02 22:51:47
·
answer #6
·
answered by Crys 5
·
1⤊
1⤋
É uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afecta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem.
Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior encontrando-se centrado em si mesmo ou seja existem perturbações das relações afectivas com o meio.
A maioria das crianças não fala e, quando falam, é comum a ecolalia (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc..
O comportamento delas é constituído por actos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.
O termo autismo se refere às características de isolamento e auto-concentração das crianças.
O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio.
É universalmente reconhecida a grande dificuldade que os autistas têm em relação à expressão das emoções.
2007-03-02 22:50:37
·
answer #7
·
answered by BettyBoop 2
·
1⤊
1⤋
Amiga
Autismo é uma Doença
que afeta o cérebro e deixa uma criança com
paralisia cerebral sendo que essas criança
não movimenta as Mãos as penas e há cabeça
beijos ler
2007-03-03 05:50:17
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋