Com familia tem que ter cuidado para no futuro não acontecer nenhum rompimento por erro de ambos. Primeiro acerte com seu familiar o valor do imóvel, a forma de pagamento( a vista ou prazo), o número de parcelas e a data que vence cada uma. Depois acerte o prazo de entrega, isso significa a data em que ele vai entregar o imóvel para você( se o dono estiver morando nele, peça 30 dias após o pagamento como prazo para receber o imóvel) você escolhe a data. Se estiver vazio pode ser no ato do pagamento.Estipule uma multa para entrega fora do prazo estabelecido(combine com o proprietário)isso vai evitar que ele lhe venda e depois conteste algum item da venda e queira ficar no imóvel até a resolução. Feito isso, providencie os documentos necessários para garantir que o imóvel pode ser vendido. Peça os seguintes documentos:
- Matricula do imóvel atualizada(data de no máximo 30 dias atrás). Este documento é o único que prova quem é o proprietário, pois a escritura não é comprovante porque pode ser feita em qualquer tabelionato do país. A matricula tem tudo que consta na escritura.
- Negativas de ações civis e criminais. Se o parente for casado em comunhão de bens a esposa tem que assinar a venda junto e apresentar todas as negativas também;
- Negativas SPC e SERASA;
-Xerox CPF e RG dos vendedores;
-Negativa de IPTU e condomínio(se for o caso).
Apresente ao vendedor esses mesmos documentos de você e sua esposa(se houver).
As negativas servem para vc saber se existem dividas que podem levar algum credor a pedir o bem para venda. A matricula atualizada serve para saber se o imóvel não tem penhora, financiamento, usufruto, enfim, algo que impeça de ser vendido e tb saber se ele é mesmo o proprietário. O fato de serem parentes não exclui vc de apresentar e pedir esta documentação. Tenho vários clientes que tiveram problemas por confiar. Vocês podem fazer um contrato de compra e venda(tem modelos simples na internet em sites dos CRECI)e assinar em cartório.Depois disso tudo, dirijam-se a um tabelionato e lavrem a escritura. Quando esta ficar pronta você tem que ir ao cartorio de imóveis da zona do imóvel que vc esta comprando e registrar a compra na matricula, só aí é que vc se torna o proprietário. Depois é só providenciar a troca de propriedade do IPTU na prefeitura. O correto é dar um sinal na hora de fazer a escritura e pagar o restante quando ficar pronta a matricula. Lembre-se que ´condomínio e IPTU são dívidas que pertencem ao imóvel e não a pessoa, por isso se vc comprar com dívida elas se transferem para o seu nome. Se houver desconte o valor no pagamento e salde o débito para que no futuro não cobrem de você. Bem, com a escritura na mão, vc é o dono, é só entrar e morar. vistorie todo o imóvel para saber se não tem problemas de Hidraulica e elétrica. Acho que consegui te explicar, viu como é dura a vida de corretor de imóveis? O problema de vc dispensar o corretor é não saberem atrelar à venda para naõ ter problema futuro. Com essas dicas você e o comprador estão garantidos. Boa sorte, abraços.
Ha! Antes que eu esqueça é você quem paga os impostos de transmição do bem, pois vc é o comprador. Se quiser, divida a despesa com o vendedor, combine, se ele aceitar...
2007-03-03 08:40:56
·
answer #1
·
answered by Maria Angela 7
·
0⤊
0⤋
Boa tarde,Marco d tudo bem?
Quando você compra uma casa,a primeira coisa que você,terá que fazer.é correr atrás dos documentos,que são escritura e matrícula do imóvel.
Além do ITBI,que você terá que pagar,também ( Imposto de transmissão de bens imóveis )
Se souber,de alguém querendo comprar uma casa,no Alphaville 9 Santana de Parnaíba SP.
Poderá visualizar neste endereço ----> http://zip.net/bts9Tk
Obrigada,beijos
2016-04-18 04:55:59
·
answer #2
·
answered by Cintia 2
·
1⤊
0⤋