Olá Pri, agora sou eu quem te responde.
Bem, missa do sétimo dia é um culto católico em homenagem ao setimo dia de falecimento de um fiel, geralmente nesses dias o padre usa uma veste diferente e o sermão é dedicado ao falecido em questão, ela tbm pode ser celebrada por um diácono.
A missa só é celebrada quando solicitada por algum parente.
Espero que tenha te escalrecido, e desculpinahs pelas palavras na minah pergunta, não quis generalizar com os evangélicos.
fica com Deus
2007-03-02 04:34:14
·
answer #1
·
answered by Tuomas Halopainen 2
·
0⤊
0⤋
Sou ateu, portanto não sei das origens bíblicas. Entendo isso mais como uma homenagem ao falecido.
2007-03-02 08:26:16
·
answer #2
·
answered by Luciano 2
·
3⤊
0⤋
A Pauta de hoje parece ser a missa de 7º dia, coitada.
Ai algumas pessoas que não entendem nada e só querem agredir a fé alheia, postam verdadeiras barbaridades sobre o tema.
A missa d e7º dia é apenas uma pratica brasileira, não é pratica da Igreja em outros paises e nem se destina a libertar alma de ninguém de lugar nenhum.
A missa de 7º dia vem dos tempos do Brasil Colonial, uma terra imensa, despovoada, sem estradas, sem avião, sem carros nem ônibus nem trem pra levar as pessoas por ai.
Quando morria alguém a famÃlia não podia esperar que todos os parentes viessem para o enterro pq. o defunto apodreceria antes que eles chegassem. As viagens duravam dias, meses, e eram feitas em lombo de “burro” ou “cavalo”.
Assim, enterravam o defunto e, 7 dias depois do enterro, já teriam chegado os parentes que não puderam chorar ao vivo o parente morto. Assim, para reunir a famÃlia toda, rezava-se uma missa em memória do falecido, onde todos se encontravam e se consolavam mutuamente.
à isto, nada mais que isto.
E porque ficou esta prática no mundo moderno?
Porque mal não faz, ainda que os parentes distantes hj em dia possam chegar na hora do velório, o consolo o encontro de familiares e amigos, 7 dias depois do enterro, não faz mal algum e a memória do falecido é celebrada.
Outra coisa, NÃO SE COBRA para celebrar a missa de 7 dia.
Se alguém quiser dar alguma contribuição que dê o quanto puder, não tem tabela, não é dizimo que se não pagar vai pro inferno e a missa é celebrada do mesmo jeito em homenagem ao defunto.
A idéia é outra, completamente diferente daquela que os equivocados de plantão disseminam.
2007-03-02 09:16:04
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
0⤋
concordo com o ateu ali...
acho q + uma homenagem mesmo...
quanto mais gente for na missa do sétimo dia + amado ele era pelas pessoas...
eu vi a missa do sétimo dia do menino que foi arrastado num carro aki no rio...
mas tb devemos nos lembrar que a bíblia dos católicos e um pouco diferente da dos protestantes...
tem + livros...
talvez em um deles tenha algo escrito sobre isso...
eles tb acreditam que crianças sao puras
o moleque era puro e mesmo assim teve a missa
então acho que eles num fazem isso pra salvar a vida
e uma homenagem...
2007-03-02 08:36:34
·
answer #4
·
answered by Silas - Ridendo Castigat Mores 6
·
2⤊
0⤋
Para você, evangélica, muita coisa não faz sentido, como para os católicos,por exemplo, muita coisa não faz sentido na sua crença. A missa de sértimo dia é uma homenagem, uma clamação para que Deus dê caminho àquela pessoa que se foi. Simples, não?
2007-03-02 15:29:08
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
essa é uma pratica que veio do judaísmo.
depois do enterro do falecido, a familia imediata senta no chão da casa por sete dias (shiv'ah) para chorar e lamentar a morte do parente falecido.
depois de sete dias , a familia se levanta do luto e deve prosseguir na vida normalmente.
no meu ver, o que enterramos é somente o corpo exterior da pessoa quando o que chamam de "alma" volta ao seu ponto de encontro
2007-03-02 09:41:56
·
answer #6
·
answered by RAFAEL S 4
·
1⤊
0⤋
É bem interessante sua pergunta! Bem, primeiro nos devemos saber em que condição os mortos estão, creto? Em Eclesiastes 9:5.6 fala: ''Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida. 6 Também seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol. '' Percebeu? Os mortos não estão concios de absolutamente nada. É como se estivesse num sono profundo. O que dizer da alma será que temos uma alma imortal? Novamente recorrendo a Bíblia, em Josué 11: 10, 11 diz: ''Ademais, naquele tempo Josué deu volta e capturou Hazor; e golpeou seu rei com a espada, visto que Hazor tinha sido antes a cabeça de todos estes reinos. 11 E foram golpear toda alma que havia nela com o fio da espada, devotando[-as] à destruição. Não sobrou absolutamente nada que respirasse, e ele queimou Hazor com fogo.'' Nesse texto percebemos que toda alma foi destruida com a espada, e mais, elas repiram, consequentemente a alma não é imortal. Concordo planamente na sua declaração de que ''a salvação é individual'' não podemos salvar niguem atravez de oração, temos que ter fé em Jeová e seu filho Jesus cristo para obter a vida eterna. Mais será que é necessario somente fé? Embora a fé seja esencial em Tiago 2: 26 declara: ''Deveras, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras está morta.'' Viu só que interessante se tiver outro assunto que eu posso ajudar vai ser uma satisfação da minha parte.
2007-03-02 09:14:41
·
answer #7
·
answered by dondon d 1
·
1⤊
0⤋
Acredito que seja para dar um conforto a familia, mas existe sim um sentido nisso, como pedir a DEUS pela alma, para encontre descanço junto aele.
2007-03-02 08:34:22
·
answer #8
·
answered by ENIO DRUMER 3
·
2⤊
1⤋
serve de consolo para os que ficam, no setimo dia se reunem, falam sobre a morte da pessoa, se lamentam, choram, aproveitam para fofocar também...... eu concordo com você, até porque não vou a missa....
mas para quem foi não creio que seja de grande utilidade. boa sorte
2007-03-02 08:32:19
·
answer #9
·
answered by teca 4
·
1⤊
0⤋
Bom, eu não sou católica, mas tentarei responder pelo o que eu entendo....
A missa é para a pessoa que morreu e isso vai ajudá-la, pois preces, orações, são boas energias chegando para a pessoa, que a iluminam e ajudam onde quer que ela esteja... é com essa luz que pode vir o arrenpendimento, em que a pessoa se reconcilia com Deus..
Claro que a pessoa se salva por si própria, mas sempre é tempo de recomeçar e Deus nunca deixa de estender seus braços de Pai Amoroso ao filho que pecou e está arrenpendido. A missa, preces e orações a ajudam a refletir, pensar... é como um bálsamo...
A missa de 7º dia para quem está salvo é uma vibração de luz e amor a intensificar seu caminho correto...
Agora, qual a origem da missa de sétimo dia, onde se encontra na Bíblia eu fico te devendo.
Mas fique certa de que a missa é muito válida sim! Preces e orações sempre emanam luz e traz um benefício a todos.
Abraço!
2007-03-02 08:29:28
·
answer #10
·
answered by Ka Luiza 2
·
2⤊
1⤋
Acho q é + um conforto pra família, pra quem ficou.
Se bem q tb acho q não tem nada a ver. Passa a morte, o enterro, os primeiros dias, qdo a pessoa tá quase se levantando, aí vem a choradeira de novo.
Bj
☺
2007-03-02 08:27:39
·
answer #11
·
answered by Andrea 7
·
2⤊
1⤋