não conheço mas quero conhecer, seria possível você me enviar?
2007-03-01 09:02:40
·
answer #1
·
answered by Leone 6
·
0⤊
0⤋
Caro Khallil, antes de refutar as "provas" de Aquino, gostaria de comentar que muitos sites religiosos por aí ainda usam argumentos do secXIII para "provar" a existência de Deus. Essas "provas" de Aquino já foram refutadas há muito tempo, e esses sites religiosos SABEM disso. Porém continuam usando esses argumentos para convencer os mais desatentos e os mais desavisados. Isso é que é MÁ FÉ.
As 3 primeiras "provas" - Prova do movimento, Prova da causalidade eficiente e Prova da contingência - são equivalentes, apenas reafirmando a mesma coisa. A idéia é invocar Deus para terminar uma regressão infinita. Em pincípio, não há problema em arbitrar uma terminação para a regressão e chamar isso de Deus, só porque não temos outra palavra para isso. Mas não existe nenhuma razão nem lógica em atribuir a essa terminação todos os poderes que são atribuídos a Deus: onipotência, perfeição, bondade, onisciencia, ouvir preces, editar livros sagrados e reencarnar na forma de homens. É mais razoável enxergar essa terminação como algo simples (seja a teoria do big bang ou outro equivalente físico). A "prova" apenas invoca Deus para acabar com a regressão infinita e não prova os demais atributos de Deus. Mesmo que "algo" tenha sido a causa primária de tudo no universo, esse algo deve ser simples e já deixou de existir.
A prova dos graus de perfeição não pode nem ser considerada uma prova! Qual a razão de imaginar um máximo de beleza ou bondade e chamar isso de Deus? Isso é prova? Usando o mesmo raciocínio, temos entes que fedem mais do que outros, mas relativos a um máximo. Logo, Deus é o máximo do mau cheiro no universo!!! Ora, a lógica é a mesma.
A última "prova", a Prova pelo governo do mundo, também invoca Deus para ser a inteligência que dirige as coisas naturais. Ora, a física tem descoberto todas as leis que regem de forma natural as coisas no universo e a biologia nos deu a teoria da evolução de Darwin, que mostra que nem tudo que parece projetado foi realmente projetado. A evolução produz um simulacro de projeto inteligente. Ela explica de forma simples, natural e poderosa como coisas complexas, que criam a ILUSÃO de projeto inteligente, surgiram nesse mundo. Isso inclui nós, os seres humanos.
Por fim, NENHUMA das provas de Aquino prova realmente a existência de Deus, apenas falam muito e convencem os desatentos ou os que querem acreditar. Além disso, NENHUMA delas mostra porque a coisa denominada Deus tem todos os atributos que os religiosos acreditam que tem.
Faça uma pesquisa na internet e tenho certeza que vc encontrará INFINITAS "provas" para a existência de Deus. Porém, NENHUMA resiste a uma análise mais séria. Como nenhuma prova existe realmente, a hipótese de Deus continua sendo apenas isso: uma hipótese e nada mais.
2007-03-01 19:27:59
·
answer #2
·
answered by Ken 3
·
2⤊
0⤋
Este São Tomas de Aquino deveria entrar para a politica por que seu tratamento ao assunto é exatamente igual ao usado pelos politicos que tentam explicar causas por efeitos invertendo os efeitos pelas causas e concluindo suas proprias incongluencias por este metodo .
Logo , ele tenta provar a existencia de Deus se utilizando de observações inconclusivas e equivocadas assim como todos que se prestaram a esse serviço até agora , sem demonstração de FATOS incontestaveis e sim com argumentação pseudo-matematico-filosofica.
Se voce acha ele um genio maior que Einsten , só se for por seus atributos de "argumentação politica" por que ele fala ,fala, enrola e não diz nada e voce ainda tem que concordar com ele por que os clericos da epoca se utilizaram desta argumentação para OBRIGAR a se acieta-la como sendo "incontestavel"
2007-03-01 18:20:29
·
answer #3
·
answered by jose b 7
·
1⤊
0⤋
Pelo que sei, Tomaz foi apenas um filósofo, teólogo, religioso. Não conheço nenhuma Obra ou criação científica útil para a humanidade de Tomaz, a quem chamam de São....
2007-03-05 13:53:04
·
answer #4
·
answered by jvcrdb 7
·
0⤊
0⤋
Tomás de Aquino foi um grande pensador, clérigo e teólogo, em época remota no inicio da igreja quando se priorizava afirma a existência de uma única fé em um único deus, ou seja o monoteísmo hebreu, e fez análises profundas para convencer a si mesmo de sua fé e revelou a outros pensadores e clérigos as suas conclusões. Foi um defensor até o fim de suas convicções.
Graças a Deus.
Pergunto: Será que Deus precisa que o homem prove a Sua existência?
Assim como Tomás estou convicto que não.
Porque o homem deve exclusivamente a sua existência a Deus!
2007-03-01 20:06:00
·
answer #5
·
answered by A.J. 1
·
0⤊
0⤋
Prezado amigo ,sou Professor de Hebraico e tenho conhecimento do grego koiné ,posso lhe dar uma sugestão, após ler as palavras no link que o Sr relacionou,as quais lí com atenção e consideração.
Alí lemos a seguinte frase atribuida a Tomas de Aquino"o que é de fé não pode ser demonstrado."
O Sr já estudou Hebreus 11:1 ?
"A fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração EVIDENTE(pragmaton em grego) de realidades, embora não observadas."
Alguns comentaram aqui que a crença em Deus depende da "fé".Contudo , na mente destas pessoas que afirmam isso aqui nesta pagina de respostas, se passa uma idéia errada do verdadeiro significado da palavra fé.
Fé não é credulidade, ou seja crer em algo sem base ou evidencia.Isso não é a fé mencionada em Hebreus 11:1.
2007-03-01 17:35:48
·
answer #6
·
answered by Rubens D 5
·
0⤊
0⤋
nao tem como provar algo q nao existe
2007-03-01 17:29:01
·
answer #7
·
answered by CafuzinhoGol 2
·
0⤊
0⤋
De fato. São Tomás de Aquino era um homem muito inteligente e Sábio. Sua argumentação impressiona!
Ótima pergunta!
2007-03-01 17:20:16
·
answer #8
·
answered by Souassim 4
·
0⤊
0⤋
você conheceu pessoalmente este gênio...k show
eu acredito nas provas que eu tive de Deus
se voce provar
quem sabe...
vc tá no caminho
2007-03-01 17:06:43
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nunca ouvi falar, baby...
2007-03-01 16:59:39
·
answer #10
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋