English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-01 06:31:06 · 4 respostas · perguntado por lalazinha_m_paula 1 em Ecologia e Meio Ambiente

4 respostas

A questão da Amazônia e a governança global é uma ameaça, como tantas outras já realizadas. Uma ameaça que cresce na medida em que a crescente savanização da Amazônia torna-se um risco para o clima planetário.
Novamente retornam as preocupações para com a internacionalização da Amazônia, inclusive servindo de lastro para acusar os ambientalistas, ONGs e críticos da devastação, como se estivessem a soldo de interesses escusos. Como pano de fundo, temos o medo de uma pretensa internacionalização de nossa Amazônia.
Aliás, freqüentemente falamos da nossa Amazônia, das ameaças à nossa Amazônia, dos desafios da Amazônia brasileira, e por aí vai, sempre esquecendo que a região não é apenas nossa. O eterno argumento em defesa da “nossa Amazônia” contra a internacionalização é um equívoco, porque composta por 8 países a Amazônia continental já é internacionalizada. A omissão das autoridades, a falta de uma compreensão real e efetiva do que seja desenvolvimento sustentável, a descontrolada expansão da fronteira agropecuária e a atuação impune de grileiros e madeireiros são claros componentes da destruição de mais de 23 mil Km2 em 2003 e de mais de 26 mil Km2 em 2004.
Nossa Amazônia não é só nossa e não corre risco de ser “internacionalizada”, pois já pertence a mais sete países vizinhos. Precisamos é agir em parceria em sua defesa.
A Amazônia continental possui cerca de 6 milhões de quilômetros quadrados, sendo 3, 5 milhões no Brasil ou 42% do território nacional. No entanto, a participação relativa em termos de área é muito maior em outros países, como a Guiana e o Suriname, do que no Brasil.
saiba mais em
Fonte:http://www.riosvivos.org.br/canal.php?canal=34&mat-id=7472

um abraço!

2007-03-01 06:51:28 · answer #1 · answered by Gregorio 7 · 0 0

há muitos anos a região amazônica era um grande deserto, com o passar dos anos (milhões) com as mudanças ocorridas no planeta e inclusive com as alterações climáticas e a separação dos continentes as chuvas aumentaram naquela região e favorecido também pelo degelo da cordilheira dos andes a floresta começou a se formar chegando aos níveis desta imensa floresta tropical até aproximados 50 anos atrás, aí um novo fator começou a mudar esta floresta o ser humano capitalista e explorador deixando a floresta nos níveis atuais com aproximadamente 25% menos densa (árvores) do que há alguns anos, e o pior a expectativa é de diminuir ainda mais podendo ocasionar a volta do deserto na amzônia porque o solo amazônico é pobre em sais minerais sendo que o alimento é o acelerado ciclo de decomposição da matéria orgânica e as chuvas que sustentam essa bela e rica floresta.

2007-03-04 13:11:04 · answer #2 · answered by Rudolf K 3 · 0 0

Era tudo mato, agora é quase tudo pasto e pau queimado

2007-03-02 13:50:39 · answer #3 · answered by Answerer 4 · 0 0

Antes da devastação, a Amazônia estava intacta.Bastaram 40 anos de exploração para que 40% da floresta ficasse destruida, que é o quadro atual.

2007-03-01 16:32:51 · answer #4 · answered by celle 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers