English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

o pessoal do y!resp. adora criticar as religioes/seitas/ ou falta de religião

mas antes de criticar tem que conhecer um pouco de cada uma
quais vc conhece e o que sabe a respeito de cada uma? pode ser breve e objetivo.

daqui a 48h eu escolho a melhor resposta.

2007-03-01 05:26:13 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

ih sao muitas.... ´

olha, independente do que diz cada uma e delas se contradizerem muito, acho que temos que retirar o que cada uma tem de melhor e ser felizes!

tb acho importante conhecer antes de falar!
bom como vc pediu p ser breve...

1-mormom- Os Santos dos Últimos Dias é um movimento religioso restauracionista iniciado no século 19 nos Estados Unidos da América e liderado inicialmente por Joseph Smith Jr, definido pelos seus seguidores como primeiro Profeta desta época. Após a morte de Joseph Smith Jr

2-catolicismo- acho que é bem conhecida neh? passa filminho todo natal, segue um livro chamado biblia, tem um monte de igreja, catedral umas sao belos pontos turisticos pregam jesus deus etc... sao mt influentes ate na contagem dos anos (2007 dc) tb tem um polo de concentração que é o vaticano

3-candomblé- Candomblé, culto dos orixás, de origem totêmica e familiar, é uma das Religiões Afro-Brasileiras praticadas principalmente no Brasil mas também em países adjacentes como Uruguai, Argentina, e Venezuela.
A religião, que tem por base a "anima" (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás/Inquices/ Voduns, sua cultura, e seus dialetos, entre 1549 e 1888.

4-O movimento religioso conhecido por Testemunhas de Jeová assume-se como uma religião cristã não trinitária. Adoram exclusivamente a Jeová e consideram-se seguidores de Jesus Cristo. Os seus adeptos estão espalhados pela maioria dos países da Terra e ascendem a mais de seis milhões e meio de praticantes, apesar de reunirem um número muito superior de simpatizantes. Crêem que a sua religião é a restauração do verdadeiro cristianismo, mas não são fundamentalistas no sentido em que o termo é comumente usado. Afirmam basear todas as suas práticas e doutrinas no conteúdo da Bíblia

5-wicca- são praticantes de uma Religião tão antiga quanto o próprio mundo, por isso muitas das práticas e ritos têm sido adaptados à realidade de nosso mundo. Bruxos são pessoas das mais variadas idades, posição social e raça que têm em comum uma Religião voltada ao reencontro de um caminho espiritual harmônico com a Terra e com as manifestações da natureza.Os Wiccanianos são universalmente caracterizados pelo amor incondicional à natureza. Os pagãos acreditam que a volta da ligação com a natureza é o único caminho para uma vida harmônica e equilibrada, por isso todos os Ritos sagrados da Bruxaria estão centrados na Estação do Ano e fases lunares.

6-evangelicos- nao conheço muito, mas é uma das subdivisoes do cristianismo assim como o catolicismo

7-satanicos- na religiao catolica tem um "mentor" oposto que seria o demonio/diabo em fim, essa religião cultua ele junto do mal e é contra os catolicos, na biblia tem a historia dele (lucifer), provavelmente a religiao surgiu com quem leu essa parte e se identificou mais do que o resto?!

8-budismo-Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.
A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treinamento mental foca na disciplina moral (sila), concentração meditativa (samadhi), e sabedoria (prajña).
Apesar do budismo não negar a existência de seres sobrenaturais (de fato, há muitas referências nas escrituras Budistas), ele não confere nenhum poder especial de criação, salvação ou julgamento à esses seres, não compartilhando da noção de Deus comum à maioria das religiões.

9-judaísmo Messiânico é o nome de uma ramificação religiosa que aceita as tradições religiosas judaicas porém também acredita na figura de Jesus de Nazaré como o Messias esperado pela tradição profética judaica.

10-O islão, islã, islame ou islamismo (do árabe: الإسلام al- islām) é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Muhammad (Maomé) e numa escritura sagrada, o Alcorão

11-A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma igreja cristã de linhas neopentecostais, fundada no Brasil, onde tem sua maior atuação, também está presente em outros países, tanto de língua portuguesa como em outros. Trata-se de uma instituição polêmica, devido ao fato de sua teologia, seus atos, posições sociais e morais, bem como métodos de trabalho serem duramente criticados, tanto por leigos quanto por adeptos de outras linhas religiosas, inclusive de linhas cristãs, protestantes e pentecostais. A sua sede mundial , o Templo da Glória do Novo Israel, está localizada na Av. Suburbana, 4242, no bairro de Del Castilho, no Rio de Janeiro - RJ.


12-espiritismo- as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência do espírito à morte do corpo, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar ordinariamente com ele.

13ateus-
Alguns dos que poderiam ser chamados ateus não se identificam com o termo, preferindo ser chamados de agnósticos, ou seja, ainda que deixem aberta essa possibilidade, não afirmam nem negam a existência de qualquer entidade divina, de modo que não orientam a sua vida ou suas escolhas com base no pressuposto na existência de potências sobrenaturais. Nesse caso, o agnosticismo identificar-se-ia com o "ateísmo fraco".

14-hinduismo-O Hinduísmo é um conjunto de tradições religiosas que se originaram principalmente no subcontinente Indiano. O Hinduísmo abrange várias crenças, práticas e denominações religiosas. Os Hindus acreditam em um espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por deidades individuais como Vishnu, Shiva e Shakti. O Hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes e realizar a verdadeira natureza de seu Ser.
O Hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, com aproximadamente um bilhão de adeptos



ai chega cansei ..........

bjs

2007-03-01 06:02:04 · answer #1 · answered by Andressa ^^ 2 · 0 0

Pois bem vamos lá:

Espiritismo:O espiritismo, de um modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:

o homem é um espírito temporariamente ligado a um corpo;
a alma é o espírito enquanto se encontra ligado ao corpo;
o espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação, é imortal;
a reencarnação é o processo natural de aperfeiçoamento dos espíritos;
os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos") podem se comunicar entre si através da mediunidade;
Pluralidade dos Mundos Habitados, a Terra não é o único planeta com vida inteligente.
Lei de Causa e Efeito, ligada à reencarnação, esta lei define que recebemos na medida do que demos (bom e mau) em existências passadas ou nesta existência.

Catolicismo:No seu sentido mais estreito, o termo é usado para referir a Igreja Católica Apostólica Romana, sob o Papado, que tem mais de um bilhão e 100 milhões de fiéis, o que a transforma na maior denominação cristã do mundo. As suas características distintivas são a aceitação da autoridade do Papa, o Bispo de Roma, e a comunhão com ele, e aceitarem na sua autoridade em matéria de "fé" e "moral" e a sua afirmação de "total, supremo e universal poder sobre toda a Igreja".

Adventismo: A ênfase da doutrina Adventista é o retorno de Jesus Cristo e sua missão é a pregação dessa mensagem a todo o mundo. Os diversos grupos adventistas possuem variações em alguns pontos doutrinários: alguns creêm no sono da alma entre a morte e a ressureição; outros incluem a guarda do sábado e a regulação dietária em suas crenças

Ateismo: O ateísmo ou ateía (não confundir com atéia, feminino de ateu), num sentido lato, refere-se à descrença em qualquer deus, deuses ou entidade divinas. Os ateus podem, contudo, incluir-se em várias modalidades de pensamento, sendo o pensamento ateísta dividido em duas categorias específicas: o ateísmo fraco e o ateísmo forte.

Alguns autores defendem um uso mais restrito do termo, reservando-o apenas para determinados grupos. Assim, não poderiam ser englobados na categoria dos ateus todas as pessoas indecisas quanto a qualquer crença religiosa, o que excluiria do conceito e sua definição aqueles que são designados como ateus fracos. Contudo, é frequente, em discursos orientados por uma religião e cultura específicas, que se considere como ateu todo aquele que não partilhe as mesmas crenças religiosas. Por exemplo, era freqüente que os antigos romanos acusassem os antigos cristãos de ateísmo, justificando assim a sua perseguição. Os textos cristãos, por seu lado, usavam o mesmo termo para classificar os seus perseguidores. Este tipo de discurso ainda é frequente atualmente.


Enfim citei algumas das religioes mais conhecidas

2007-03-01 05:33:23 · answer #2 · answered by Diogo 3 · 2 0

Minha querida. Aqueles que se atrevem a falar de coisas as quais não conhece, enveredam por caminhos estranhos. Ou eles ficam sem argumentos e se rtetiram, ou eles são excluídos do meio, por dizerem um monte de bobagens, sem fundamento. A crítica deve partir de quem tem conhecimento de causa. E, em se tratando de religião, mesmo que fores contra outra crença, deve respeitar a escolha alheia. Isso sim, é um bom relacionamento. Pena que aqui, um tal "clubinho" não se toque e se retire. Obrigado por ler e boa sorte!

2007-03-01 06:46:29 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

1- catolicismo - religiao caracterizada por ser cristã, ou seja, seguir o exemplo de Cristo (mesmo que de maneira deturpada como quando manda matar bruxas ou quando nomeia um papa saqueador, assassino e estuprador que mistura religiao e política), além de acreditar que santos sao intermediários para uma conversa com Deus (mesmo que sejam santos cangaceiros e matadores como o padre cicero no nordeste), que é o sujeito principal dessa manifestação religiosa chamada catolicismo. O Deus cristão/Católico é (ou deveria ser) misericordioso, onipotente, onisciente e onipresente, ou seja, sabe tudo, pode tudo e está em toda a parte, mas nao é tudo(senão vira paganismo), ou seja se o mundo é como é, é pq o Deus católico permite e já havia planejado que tudo ia ser assim antes... sobretudo o catolicismo se caracteriza por crer no céu, no inferno, e no purgatório, todos com definições aproveitadas da divina comédia de Dante

2 - Evangélicos Pentecostais e Neopentecostais - Crêem num cristo e Deus que os católicos, com a diferença de costumarem ser mais fervorosos e levemente mais fanáticos que eles. Não creem em santos porque nao se deve idolatrar a ninguem alem de Deus e como os católicos acreditam que Deus, cristo e o espírito santo sao a mesma entidade e tres ao mesmo tempo, o que é no mínimo estranho. Costumam em suas comunidades se chamarem uns aos outros de irmãos, mas na prática seu irmão só é seu irmão enquanto nao discordar de nada, senão vira criatura de Deus e deixa de ser filho, o que é uma loucura. Tambem tem uma biblia levemente diferente dos católicos e graças a essa diferença nao possuem um Papa pois a parte que justifica a existencia de um foi inventada pelos catolicos na época em que só eles tinham poder sobre a bíblia e a traduziam como queriam pra justificar suas barbaridades. Os evangélicos devem sua existência aos reformistas como Martinho Lutero (martin luther, como queiram) que eram padres e queriam casar e a igreja católica nao deixava pois seus pertences teriam de ser divididos entre seus dependentes e nao mais seria tudo da igreja.

3- xintoismo - Religiao tipicamente japonesa, onde o número de Deuses só nao é maior que o numero de pessoas já existentes, chamam seus deuses de kamis (como o kami-samá do dragon ball) e qualquer pai de família, kamikase ou samurai pode ganhar o título de Deus.
4 - Budismo - Não crêem em um Deus "entidade", mas numa sequencia de vidas que serviria pra eliminar seu karma (espécie de carga ruim que te impede de se sentir uno com o todo) e depois de acabar com o tal karma vc sai da roda de reencarnaçoes e se torna parte da consciencia do todo no universo, por mais chato que possa parecer
5- Hinduismo - Crêem em vários Deuses antropomorficos, zooantropomorficos, enfim parecidos ou nao conosco, também crêem em karma, e meditam pra caramba porque enquanto vc medita vc nao faz nada e portanto nao faz cagada.. eleva seu pensamento e pode até conseguir iluminação espiritual, jejuam por muito tempo e de vez em quando fazem suas necessidades no Ganges, um rio da índia que graças a essa tradiçao é o maior foco de colera que existe.
6 - Santo Daime- Uma religiao que vem ganhando adeptos no mundo todo mas é mais ou menos brasileira. é baseada no cunsumo de um chá de ervas que deixa o povo que o toma espiritualizado (ou chapado, depende do ponto de vista), o chá é considerado divino, e os hinos são as referencias e são criados quando o adepto está sob o efeito da "ayauasca" que é um dos nomes do chá. o "feitio" é o processo de produção deste chá e também é um ritual muito disputado pelo pessoal que quer tomar bastante Daime, pois o chazinho róla solto. é uma religiao alegre, todos cantam e dançam mas há quem diga que o tal chá causa dependencia fisica e ou psiquica.
7 - espiritismo - é o nome de varias manifestaçoes diferentes no brasil, como a umbanda e o kardecismo, ambos creem na influencia dos mortos sobre os vivos, seja por sugestão espiritual ou por incorporação mesmo, na linha umbandista, mais ligada as tradiçoes africanas, os Deuses são parecidos com os do panteão grego, com nomes e roupas diferentes mas hábitos e manias humanas, são oferecidos sacrificios (nao vivos em sua maioria) e se vc for filho de alguma entidade vc bebe e fuma durante o "culto" desde que seja isso que a entidade a ser incorporada goste. Já no kardecismo, todos se reunem e rezam enquanto espiritos incorporam nos médiuns e ajudam ou incomodam os presentes.
8 - islamismo - religiao da qual nao entendo muito, mas aparentemente discriminatória com as mulheres (como a maioria delas, mas de forma mais radical), que tem que cobrir o rosto e aceitar que o marido ponha mais mulheres dentro de casa (que inveja!), dizem ser uma religiao de paz como todas, mas nao abrem mao de misturar religiao e política o que comprovadamente nao funciona, acreditam em alá, que é Deus, como no velho testamento da biblia cristã, acreditam que maome é o profeta e como maome são bravos pra caramba (lembrem que maomé se ferrou na mao de deus por ser muito estressado), o que os leva a estarem em guerra há milênios.
9 - Judaismo - Basta se vestir bem no sábado, comer umas coisinhas meio estranhas e gostar de dinheiro, deus aparentemente fica em segundo plano já que todos tem que se esconder dos neo nazistas que até hoje os caçam por aí.
10 - Ateísmo - Não religiao, os Ateus costumam ser discriminados por seu ponto de vista mais cientifico e empirico sobre as religioes, na verdade são ateus pq percebem que todas as religioes sao elitistas, discriminadoras e falhas, e que livro sagrado nenhum é isento de contradiçoes. Não são maus, mas gostam de sacanear os crentes (qualquer um que crê, nao apenas os evangelicos), pq acham graça em argumentar contra a fé alheia (coisa feia pra caramba), mas possuem sua própria fé e tem muitos preceitos religiosos em seu comportamento, mesmoque nao admitam.
11 - Agnósticos - Normalmente confundidos com ateus, sao o que são, nao tem religiao mas creem em deus e vivem mudando de idéia (o que é bom, pois quem nao muda de idéia fica pra trás), nao tem vergonha de serem confusos, porque quando vc para pra pensar religiao é confuso mesmo.
12 - satanistas- gente que cultua uma espécie de antireligiao (desculpem, eu seique nao é bem isso mas nao tem palavra melhor), adoram o diabo, mas na religiao deles o diabo nao é tao mau assim...

Bom, tem muitas outras por aí, como o adeptos da gnose, os sikh, os catolicos ortodoxos, as muitas divisoes evangelicas, as outras doutrinas xamanicas, celtas e cultos a deuses da antiguidade mas fica complicado escrever sobre todos da própria cabeça sem ficar copiando da internet. além do mais já acho que ninguem vai ler porque ficou muito grande!!!

2007-03-01 06:38:46 · answer #4 · answered by andrio micael 2 · 1 0

Bem, gostaria de atender o seu pedido. Estudei várias religiões: cristianismo, budismo, islamismo, bramanismo, judaísmo e as várias ramificações dessas crenças (seitas), mas, para isso, teria que escrever um livro enorme. O que posso dizer, em poucas palavras, é que cada pessoa tenha a sua fé, mas não deve ser uma fé cega (fundamentalismo/fanatismo). Devemos também fazer o uso da RAZÃO. Posso dizer que, usando da razão, não sigo qualquer religião, mas sou espiritualista e, dessa forma, entendo que toda crença deve ser respeitada. Não nos compete criticar, mesmo porque NÃO SABEMOS QUAL É A VERDADE. Sabemos, apenas, que muito pouco conhecemos dos mistérios do universo.

2007-03-01 05:50:08 · answer #5 · answered by Antonio Luiz F 5 · 1 0

Catolicos = acreditam em Deus, Jesus e em alguns "santos" (hoje passa de 4000 santos). Em sua grande maioria são pessoas que lêem pouco a biblia e não abandonam certos costumes como sexo fora do casamento e bebidas alcoolicas (esta é uma parcela pequena de pessoas)...acreditam na salvação por meio das obras, ou seja, somente será salvo quem ajudar uns aos outros

Espiritas = Acreditam em reencarnação, ou seja, que as pessoas vão e voltam tanto em forma de gente como de animal. Contradizem a biblia pois nela está escrito que cabe ao homem morrer uma só vez.. Acreditam na salvação por meio das obras, por isso, são pessoas que ajudam muitos com alimentos e roupas....

Evangelicos = Acreditam somente em um Deus e no seu filho que é Jesus Cristo, seguem a bíblia sagrada de modo que não adoram imagens, não creem em reencarnação, e acreditam que será salva a pessoa que aceitar a Jesus como único Senhor e salvador e não pelas obras, as obras se tornam consequencia do processo..... Normalmente lêem muito a biblia e conhecem de cor e salteado os capitulos e versiculos..

As demais seitas e religiões como: budismo, hinduismo, dentre outras eu confesso que sei muito pouco....

2007-03-01 05:46:09 · answer #6 · answered by KIKO- Baruk Raba Beshen Adonai 5 · 1 0

Eu pouco conheço sobre a origem de algumas religiões, sobre suas tradições e costumes, porém eu conheço muito bem a proposta de algumas religiões que com certeza não tem nada a ver com os ensinamentos de Jesus, que pregava, humildade, desprendimento e caridade...
Pelo contrário, o que eu vejo por aí são fundadores de "igrejas" usam do o nome de Cristo para enriquecerem e alguns até sendo presos no exterior por "evasão de divisas"

2007-03-01 05:33:08 · answer #7 · answered by SYL- Amante da Lua Cheia! 6 · 1 0

Se fosse possível, gostaria de conhecer todos os paises do mundo. Como sei que não é, gostaria de, no mínimo ir para: Suécia, Groenlândia (não é país, mas...), Rússia, Canadá, Islândia, Ucrânia (Chernobyl!), Grécia, Egito, Etiópia, China, Japão, Chile, Peru, Cuba, Haiti, Santa Lúcia, Belize, México, Austrália, Vanuatu, Taiti, Palestina, Vietnã, e Antártida (não é país também, mas ecu queria muito andar por bases de pesquisas, ver pingüins, essas coisas estranhas). Acho que exagerei um pouco, mas fazer o que, o mundo é tão diverso!

2016-12-18 13:06:03 · answer #8 · answered by ? 4 · 0 0

fui cristao até os 15 anos!
e nao recebi nehum retorno!
religiao é veneno!

2007-03-01 05:40:51 · answer #9 · answered by CafuzinhoGol 2 · 1 1

sei que o espiritismo é a união de todas as religiões e respeita todos os seres humanos.

2007-03-01 05:29:28 · answer #10 · answered by olhos_verdes 6 · 1 1

fedest.com, questions and answers