English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

recebe 10 pontos!

2007-03-01 00:44:58 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

O Protestantismo chegou ao Brasil com viajantes e tentativas de colonização do Brasil por huguenotes (nome dado aos Reformados franceses) e Reformados holandeses e flamengos durante o período colonial. Esta tentativa não deixou frutos persistentes.

Com a vinda da família real portuguesa ao Brasil e abertura dos portos a nações amigas, através do Tratado de Comércio e Navegação comerciantes ingleses estabeleceram a Igreja Anglicana, em 1811. Seguiram a implantação de Igrejas de Imigração: Alemães trouxeram o Luteranismo em 1824. Mais tarde missionários fundaram as igrejas Congregacional e a Presbiteriana, voltadas ao público brasileiro.

Em 1910 o Brasil receberia o Pentecostalismo, com a chegada da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus. Esta, em particular, foi trazida ao Brasil por dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, e estabeleceu-se inicialmente no norte, no Pará. Em 1922 chega ao país o Exército de Salvação, igreja reformada de origem inglesa, pelas mãos de David Miche e esposa, um casal de missionários suíços.
Robert Reid Kalley
Robert Reid Kalley

Em 1932 alguns ministros da Assembléia de Deus devolveram volutariamente suas credenciais de obreiros e organizaram Igreja de Cristo no Brasil em Mossoró/RN. Esta foi a primeira igreja pentecostal genuínamente Brasileira.

Nos anos 1950 o pentecostalismo mudou-se com a influência de movimentos de suposta cura divina, que geraram diferentes denominações tais como: Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo fundada pelo já falecido missionário Manoel de Mello. Em 1962 surge a Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo missionário David Miranda.

Também desta época surgiram outras igrejas, que mantiveram muitas características do protestantismo histórico mas adicionaram o fervor pentecostal, como exemplo, a Igreja Presbiteriana Renovada e a Convenção Batista Nacional.

A IGREJA CRISTÃ MARANATA foi fundada em Outubro de 1968 no morro do Jaburuna em Vila Velha, Espírito Santo por quatro antigos membros da Igreja Presbiteriana do Centro de Vila Velha. Hoje, a Igreja Cristã Maranata é uma das maiores Igrejas no Brasil.
Esta igreja, é a mais respeitada em todo Brasil e em todo leste Europeu, por ser limpa, e não fazer exploração de servos.

A década de 1970 viu nascer o movimento neopentecostal, com igrejas que enfatizam a prosperidade, como a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo, em 1978; a Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada por Romildo Ribeiro Soares, entre muitas outras. É também nessa década que mesmo a Igreja Católica Romana no Brasil começa a sofrer influência dos movimentos pentecostais através da Renovação Carismática Católica, um movimento originário dos EUA, algo que também fora iniciado após a necessária aprovação papal, que deu inicio com o Concílio Vaticano II e seu conduto o Papa João XXIII, e mais tarde, novamente apoiada pelo Papa João Paulo II.

Recentemente cresceram as chamadas igrejas neopentecostais com foco nas classes média e alta, com um discurso mais liberado quanto aos costumes e menos ênfase nas manifestações pentecostais. Entre elas podemos citar a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada por Estevam e Sonia Hernandez, e a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, fundada por Robson Rodovalho, a Igreja Evangélica Cristo Vive, fundada por Miguel Ângelo.

2007-03-01 00:48:12 · answer #1 · answered by Phelipe Baixista 7 · 1 0

Depois dessa aula acima, não me atrevo nem a esboçar qualquer outra opinião.

2007-03-01 08:54:27 · answer #2 · answered by janasinha 2 · 1 0

Vem do alemão Matinho Lutero.

2007-03-01 10:55:29 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

RESUMIDAMENTE!!!!

eh o surgimento do CRISTIANISMO REAL E VERDADEIRO,assim como JESUS ensinou,sem dogmas,tradiçoes e simbolismos mundanos,ELEGENDO JESUS COMO UNICO,UNICO,UNICO,DIGNO DE SER ADORADO E CRIDO COMO REAL SALVADOR.

PS:um movimento necessario e indispensavel,devido aos mandos e desmandos da (ICAR),portanto Lutero tem seus meritos,mas se ñ fosse ele seria outro,pq do jeito q estava ñ podia continuar.

2007-03-01 09:50:15 · answer #4 · answered by curica 2 · 0 0

O desejo de reconduzir o cristianismo à pureza primitiva,e de livrar a Igreja cristã(Igreja Católica Romana) da corrupção e do excessivo poder de Roma deu origem,ao longo do século 16,a reforma cristã protestante.

Os protestantes,também chamados de evangélicos principalmente no Brasil,dividem-se atualmente em três grupos de afinidade teológica.O do protestantismo histórico,criado a partir da reforma; o pentecostal, surgido no começo do século 20, e o neopentecostal,que é o mais recente.

O termo "protestante" tem origem no protesto de seis príncipes luteranos e 14 cidades alemãs em 19 de abril de 1.529,quando a segunda dieta de Speyer, convocada pelo Imperador Carlos V,revogou uma autorização concedida três anos antes para que cada príncipe determinasse a religião de seu próprio território. O termo foi logo adotado,de inicio pelos católicos e logo a seguir pelos próprios partidários da Reforma , pois seu protesto,entendido como rejeição à autoridade de Roma,constituiu um claro sinal às diversas Igrejas que se declaravam Reformadas.

2007-03-01 09:39:51 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

O protestantismo nasceu da revolta de um padre católico, Martinho Lutero, que não aceitando certas práticas dessa igreja, como veneração a imagens, venda de produtos em troca de indulgências ( perdão) e outra ludibriações em troca de dinheiro, ou seja, que não aceitava os dogmas dessa igreja. Assim nasceu a igreja luterana ou protestante. Foi muito bom, pois a igreja católica teve que rever alguns conceitos enquanto o protestantismo se espalhou pelo mundo, pena que também se dividindo em várias igrejas, mostrando que logo foi deturpada a idéia de uma igreja universal. Hoje, por exemplo, os EUA têem majoritariamente o protestantismo como religião, mas pena que nem assim a lei de Deus é seguida com vêemencia, pois se fosse assim em nenhum de seus estados haveria a pena de morte, pois o Cristo veio justamente para abolir a lei de Talião praticada no antigo testamento, que era " olho por olho, dente por dente". Portanto, quem não luta contra essa é no mínimo omisso e não pode apregoar que essa religião também seja perfeita.

2007-03-01 09:09:20 · answer #6 · answered by Viva Poesia 2 · 0 0

Iniciou com Lutero. Suas descobertas e posicionamento contra desvios que a Igreja da época, devido sua aproximação do Estado. Ele públicou este protesto na Alemanha, que iniciou o movimento.
" Martinho Lutero
Sua biografia, 95 teses, Reforma Protestante, religião luterana, protestantismo, luteranismo




Precursor da Reforma Protestante na Europa, Lutero nasceu na Alemanha no ano de 1483 e fez parte da ordem agostiniana. Em 1507, ele foi ordenado padre, mas devido as suas idéias que eram contrárias as pregadas pela igreja católica, ele foi excomungado.
Sua doutrina, salvação pela fé, foi considerada desafiadora pelo clero católico, pois abordava assuntos considerados até então pertencentes somente ao papado. Contudo, esta foi plenamente espalhada, e suas inúmeras formas de divulgação não caíram no esquecimento, ao contrário, suas idéias foram levadas adiante e a partir do século XVI, foram criadas as primeiras igrejas luteranas.

Apesar do resultado, inicialmente o reformador não teve a pretensão de dividir o povo cristão, mas devido à proporção que suas 95 teses adquiriram, este fato foi inevitável. Para que todos tivessem acesso as escrituras que, até então, encontravam-se somente em latim, ele traduziu a Bíblia para o idioma alemão, permitindo a todos um conhecimento que durante muito tempo foi guardado somente pela igreja.

Com um número maior de leitores do livro sagrado, a quantidade de protestantes aumentou consideravelmente e entre eles, encontravam-se muitos radicais. Precisou ser protegido durante 25 anos. Para sua proteção, ele contava com o apoio do Sábio Frederico, da Saxônia.

Foi responsável pela organização de muitas comunidades evangélicas e, durante este período, percebeu que seus ensinamentos conduziam a divisão. Casou-se com a monja Katharina Von Bora, no ano de 1525, e teve seis filhos.
"
" Essas teses foram afixadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg a 1o de outubro de 1517. Era esse o modo usual de se anunciar uma “disputa”, prática regular da vida universitária. Ao fazer isso, não havia nada de excepcional na atitude de Lutero(1483-1546), pois apenas agia conforme costumes medievais ainda presentes nas universidades européias. Não se tratava de uma ação que deveria ter uma conotação individual, visto que as disputas eram debates que envolviam professores e estudantes, daí o fato de Lutero pedir para aqueles que não pudessem se fazer presentes às disputas que, ao menos, enviassem suas opiniões por escrito para serem lidas. Portanto, as “teses” deveriam ser vistas como “pontos a serem debatidos” em uma plenária. Nesse sentido, trata-se de um ato público envolvendo doutos e/ou seus estudantes, como demonstra o fato de as teses terem sido escritas originalmente em latim e não em alemão (língua familiar de Lutero). Observe-se também que o tom irônico e uma certa preocupação com métrica e rima fazem parte do ritual de “belo discurso”(arte da retórica), matéria obrigatória nas universidades da época. Portanto, ao lançar suas “95 Teses”, Lutero tornava públicas e não populares as suas idéias, com a finalidade de expor questões que o incomodavam a respeito das “vendas de perdão/indulgências”, cujas contradições práticas e doutrinais, somadas à corrupção de determinados setores do clero, eram vistas por ele como uma ameaça à credibilidade em relação à fé cristã e à Igreja de Roma. Isso significa que, ao tornar públicas suas teses, Lutero esperava receber o apoio do papa e não a sua censura. No entanto, depois de novas disputas teológicas, desta vez com agentes enviados pelo Papa Leão X(1475-1521; pontificado: 1513-1521), foi redigida contra Lutero uma carta de excomunhão datada em 21 de janeiro de 1521, que ele receberia meses depois.

Entre 1517 e 1521, Lutero foi submetido a algumas disputas teológicas e quase metade de suas teses foi refutada pelos agentes teológicos do papa. Aos poucos, a situação fugiu dos muros da universidade, e muitas idéias de Lutero foram convenientemente distorcidas por membros da nobreza alemã, que utilizaram a “desculpa da fé” para tomar bens e terras de famílias inimigas e da própria Igreja. Toda esta situação foi consolidando uma situação de cisma religioso na Europa que estava longe das intenções de Lutero. Portanto, deve-se entender que a ação de Lutero misturou-se involuntariamente com interesses políticos e outras tendências do debate teológico que remontavam ao século XIII. Por isso, ele criticou tanto as revoltas camponesas (marcadamente anabatistas) quanto os nobres que misturavam o plano religioso com o secular. Inserido numa realidade mental de Antigo Regime, Lutero era muito cioso das hierarquias sociais e criticava a nobreza e parte do clero que não davam “bom exemplo” e, explorando os camponeses com tributações extraordinárias, alimentavam as suas revoltas. Assim, não surpreende que em 1520 tenha escrito “Apelo à Nobreza Germânica” e, em 1525, no contexto das guerras camponesas ocorridas na Alemanha, tenha escrito “Sobre a Autoridade Secular”, que tinham um teor claramente secularizante e favorável ao equilíbrio dos diretos e responsabilidades que justificavam, aos seus olhos, as hierarquias sociais. Portanto, frente a um mundo que se apresentava instável e inseguro, Lutero apelava para dispositivos tradicionais como meio de restaurar a segurança do mundo, mas com uma novidade que jamais foi praticada plenamente em parte nenhuma da Europa até o final do Antigo Regime: apenas quem julga a fé é Deus e, portanto, nenhuma autoridade política deve, em nome dela, causar desperdício de vida e bens de seus subordinados políticos.

Valeria fazer uma indagação final: Se a ação de Lutero de lançar suas teses em 1517 não tinha nada de excepcional, por que posteriormente isso foi lembrado em muitos livros didáticos de história com conotações de heroicidade ou excepcionalidade? Em primeiro lugar, porque os desdobramentos não necessariamente luteranos de uma fé reformada ganhou avultado corpo e agentes sociais. Sem isso, não há quem celebre ou crie memória social em torno de determinado evento. Em segundo lugar, várias idéias de outros escritos de Lutero foram utilizadas por políticos e intelectuais da segunda metade do século XIX para, muito antes de Max Weber, fazer a ponte entre “protestantismo” e “espírito capitalista” e, assim, explicar a emergência imperial da Grã-Bretanha e do Império Prussiano, em contraponto ao “atraso ibérico” e à “decadência francesa”. No entanto, foi ao final do século XVII, contexto da expansão militar de Luís XIV (que revogou o Édito de Nantes em 1685), que se começou a celebrar nos meios “protestantes” o dia de lançamento das teses de Lutero como um “marco de ruptura” com Roma."

2007-03-01 09:00:06 · answer #7 · answered by Prado erp 2 · 0 0

Com Martinho Lutero, João Calvino, João Wiclif e muitos outros que não aceitavam as falsas doutrinas da igreja católica. Foi o período da igreja de Sardes, que é a igreja da Reforma. (veja apoc. sobre as sete cartas às sete igrejas da Ásia, que são sete períodos da Igreja na terra).

2007-03-01 08:56:25 · answer #8 · answered by Tiago 6 · 0 0

Você já ouviu falar em Martinho Lutero?
Pois foi ele que iniciou o protestantismo. Ele fazia parte da cúpula da Igreja Católica, e sabia da manipulação que ela exercia sobre o mundo naquela época, descontente com o que estava "vendo" resolveu protestar contra a hierarquia católica. Poucos naquela época tinham acesso as escrituras sagradas, ele era um que tinha acesso, por conta disso sabia das coisas erradas, bem, ele foi praticamente expulso, escondeu um exemplar da bíblia da época, que traduziu ao seu modo, do latim a um modo que todos poderiam ter acesso. Daí surgiu o protestantismo, que após se dividiu, a igreja dele se chamou Luterana, as demais depois do acesso as escrituras seguiam as suas interpretaçoes... Deu pra entender???
Até +

2007-03-01 08:55:40 · answer #9 · answered by Serendipity 2 · 0 0

Em 1517,um monge agostiniano chamado Martinho Lutero,discordando dos atos q estavam sendo praticados pela Igreja Católica,como cobrança de indulgencias,escreveu 95 teses contra a Igreja .Foi excomungado pelo Papa Leão X e acabou dando nisso q vemos hoje um monte de seitas protestantes.O assunto é muito longo mas Martinho Lutero é o pai do protestantismo.

2007-03-01 08:55:20 · answer #10 · answered by Servo impiedoso 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers