English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O Estado não aceita religião nenhuma mas aceita a ciência como guia sua e determinante de suas ações. Embora o Estado se diga laico sabemos que pelo menos históricamente isto não é verdade.

Quem proclamou a República no Brasil foram os militares e intelectuais positivistas que consideravam a ciência, a técnica e educação como se fossem Deus.

Então por quê o Estado em muitas partes do mundo não aceita os síbolos religiosos em repartições públicas mandando retirá-los mas aceita o ensino da Teoria da Evolução que não teve comprovação e está cheia de lacunas inexplicáveis e fraudes?

Auguste Comte, criador dessa crença na ciência chegou a criar até uma religião tendo a ciência como Deus e os cientistas e sábios da hunanidade como santos.

2007-03-01 00:28:43 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

4 respostas

Que o Estado é construído em cima duma base que não tem nada de científico. É fato que a visão positivista valoriza mais a ciência do que a religião. Mas isso serve de pano de fundo para uma visão ditatorial da sociedade. Assim, para o positivismo, tudo está bem quando os empresários lucram e as pessoas trabalham. Ele não leva em consideração as injustiças que são feitas aos trabalhadores em prol do "desenvolvimento científico". O Brasil é atrasado por causa disso. Porque ainda temos uma visão positivista do que seja a sociedade!

2007-03-01 00:59:58 · answer #1 · answered by Ronaldo d 5 · 0 0

Acho sua afirmação errada, e também um pouco estúpida.
O positivismo é, sim, similar a uma religião, e idolatra a ciência. Mas nem tudo que admira a ciência é positivista, muito pelo contrário. Quem conhece ciência sabe que o positivismo através de sua filosofia (especialmente através de Mach) atrapalhou o progresso da ciência. Ciência é método não é um conjunto de ensinamentos. O estado deve ser laico para não barrar com sua força o avanço, a evolução da sociedade, como as religiões tendem a fazer. E as escolas devem ensinar o que é aceito como conhecimento num determinado momento. A teoria da evolução é ensinada porque é a teoria aceita sobre a origem das espécies. Dizer que ela não teve comprovação é simples ignorância. Dizer que tem lacunas está correto, a teoria da gravitação de Newton também tem, e todas as outras teorias científicas. É assim que é a ciência, as teorias tem lacunas e mudam com o tempo, teorias completas e perfeitas quem tem é a religião.

2007-03-01 01:09:10 · answer #2 · answered by Neanderthal 4 · 0 0

Historicamente, a religião serviu para todo tido de "imposição" aos homens.
A própria idéia de estado é outra imposição.
Mas como se não pode (até pode, mas não é todo mundo que tem esse despreeendimento) viver isolado, temos que assimilar as leis e cumpri-las.
Acho que elas na maioria mantêm as pessoas harmonicas.
Outras "instituições" como o trabalho enobrece, são utilizadas pelos capitalistas para nos mantermos "domesticados"...
Ah! Deus é uma invenção humana....
Livre-se dela o quanto antes...

2007-03-01 00:41:01 · answer #3 · answered by diasvaleska 7 · 0 0

O Estado é o comitê da burguesia. O Estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los.

Seu alimento é a prole da pobreza. A fome enfraquece e mata qualquer organismo. Mas ninguém o deixa passar fome...

2007-03-01 00:35:41 · answer #4 · answered by . 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers