English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por favor me ajudem é trabalho de escola, a prof. quer no minimo 20 linhas.

2007-02-28 08:01:30 · 5 respostas · perguntado por bya 1 em Ecologia e Meio Ambiente

5 respostas

Bya.É preciso uma conscientização geral dos povos.Os danos causados por extravios de recursos naturais ao longo dos anos,só provaram que agora isto esta eminentenente degenerado.A natureza já esta dando sua resposta através de danos ambientais como enchentes,Tsunamis,furacões,etc,principalmente em áreas que antes não apresentavam estes fenômenos.Na verdade é um recurso natural do eco-sistema.Uma defesa natural.Mas acredito que nunca é tarde.Então vamos á luta.Abraço.

2007-02-28 08:16:58 · answer #1 · answered by Aluísio Bórden 2 · 0 0

Primeiramente, é necessário conscientizar a todos sobre a importância de preservar o Meio Ambiente, para termos um futuro mais saudável para o planeta e, principalmente, para nós.
Há atitudes básicas que cada um pode tomar, como por exemplo:
1 - Economizar água e eletricidade,
2 - Separar o lixo Reciclável do não Reciclável e do Orgânico
3 - Reaproveitar materiais para produzir menos lixo
4 - Buscar utilizar produtos biodegradáveis
5 - Não jogar óleo na pia
6 - Não comprar animais silvestres e nem produtos que derivem deste animais (ex. pele, objetos de marfim, etc) e denunciar quem os vende e quem compra.
7 - Utilizar mais transporte coletivo (que é um caos, mas preserva o meio ambiente) ou oferecer carona a pessoas que costuma pegar o mesmo caminho que você. Em um carro cabem 5 pessoas, se cada uma vai trabalhar com seu carro, são 5 carros nas ruas. Se um oferecer carona aos outros 4, será um carro na rua, ou seja, 4 vezes menos emissão de gás carbônico e menos transito.
8 - Orientar as pessoas que costumam caçar ou cortar árvores sobre as consequencias que isso pode causar. Ex.: Há pessoas que gostam de caçar gatos do mato para comer a carne (essas pessoas não passam necessidades, apenas apreciam a carne) e não sabem que, com exceção do gato doméstico, todas as espécies de Felinos existentes no mundo correm alto risco de extinção.
9 - Evitar uso de spray e qualquer substancia que tenha CFC, para preservar a camada de ozônio.
10 - Preservar e ampliar as áreas verdes.

Tem várias outras coisas, mas a principal, é deixar todos conscientes de que praticando esses pequenos hábitos a Terra e a humanidade podem ganhar muitos anos mais de vida.

2007-03-01 10:10:56 · answer #2 · answered by Claudia 3 · 0 0

Primeiro quero dizer que quando falamos de meio ambiente, esquecemos que, como seres humanos não fazemos parte, e sim: os animais,aves, árvores e água. E o animal mais importante de todos que é o homem, agente transformador de todas as cadeia fica esquecido deste contesto. Temos que trabalhar primeiro o social e preocupar-se em conjunto com o resto, pois se a humanidade não tem consciência, como vamos contrubuir para que as transformações aconteçam no sentido de melhorar o que estamos querendo sanar. O ambiente está doente e todos sabem, porém as atitudes são de poucos em prol de melhorias. Comece essas ações de transformação pelas as suas ações, elas podem ser o começo de um fim quando suas atitudes fizerem parte do dia-dia de outras pessoas. Vamos preservar a cultura e o meio ambiente juntos para termos dias melhores.

2007-02-28 20:55:10 · answer #3 · answered by gicelia b 2 · 0 0

O que é uma praga?

A definição biológica de praga é quando uma população fica com alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade e o número de indivíduos cresce em progressão geométrica de forma anormal no ambiente: 2 > 4 > 8 > 16 > 32 > 64 > 128 > 256 > 512 > 1024 > 2048 > 4096 > 8192 > 16394 >
A superpopulação fica então sem controle até que surjam predadores que façam esse controle externo ou se os predadores e parasitas (doenças) não aparecerem, o descontrole continua até que acabe o alimento disponível no ambiente, competição intraespecífica, controle populacional por fome. No entanto afirmou Thomas Malthus que dadas as condições médias da terra agrícola, que os meios de subsistência, nas mais favoráveis circunstâncias, só poderiam aumentar no máximo, em progressão aritimética:
1>2>3>4>5>6>7>8>9>10>11>12>13>...

*Não vai dar para alimentar toda a superpopulação!

Conhecemos muitos exemplos de descontroles populacionais como as pragas de gafanhotos, praga de coelhos, praga de ratos dentre outras já bem estudadas.

Quando isso acontece, fenômenos biológicos significantes aparecem para conter a explosão dessas populações descontroladas e esses fenômenos podem ser de várias formas.

Foram feitas experiências controladas com ratos para se saber o que acontece com eles nesses casos, porque os ratos além de mamíferos como nós, eles também têm reações muito semelhantes às nossas, alguns autores chegam a afirmar: "O homem é um rato" Isso porque o que acontece com o comportamento dos ratos acontece igualmente com os humanos.
Os ratos se prestam e bastante, tanto para experiências sobre patologias clínicas como também para experiências sobre comportamento na área da psicologia do comportamento. São nossos semelhantes!

_ Prepararam caixas de igual tamanho e lá puseram casais de ratos.
Tipo 2 m X 2 metros. Cada caixa continha inicialmente o mesmo número de casais de ratos que a outra e para cada caixa foram fazendo procedimentos diferentes para observar o que aconteceria.

_Em uma caixa foram dando comida a vontade e ninhos a vontade e a população crescia a vontade e sem nenhum controle, ou seja, sem nenhum predador, o único fator limitante era o espaço.

_Na outra caixa foram dando comida controlada, por exemplo só 1 Kg por dia nada mais, e o número de ninhos controlado também, só 20 ninhos para os 20 casais iniciais.

_O que se observou foi que na caixa onde tudo era à vontade a população explodiu e aquela caixa repleta de ratos competindo uns contra os outros, gerou a violência entre eles, era comum ver muitos ratos sem orelhas, sem testículos, todos machucados porque faziam muitas brigas e guerras entre eles. O problema era rato demais, competição intraespecífica demais!

_Na caixa onde o que comer e onde morar era limitado, o controle da população era feito não com guerras mas, com outros fenômenos como o aborto; ratas não cuidavam mais de suas proles e os filhotes morriam, ou então elas matavam os filhotes logo ao nascerem. Apareciam também muitos ratos homo-sexuais, macho ocupando um ninho com outro macho, fêmea com outra fêmea, que também são formas de controle populacional, uma vez que homo-sexuais não se reproduzem, e uma competição acirrada pelo alimento onde só os mais fortes e mais violentos sobreviviam e onde os mais fracos eram marginalizados e morriam de fome. Ou seja, também houve um aumento da competição intraespecífica (competição entre indivíduos da mesma espécie). Enfim, em ambos os casos coisa boa não deu e se formos considerar o que acontece com a população humana principalmente nos grandes centros urbanos, encontraremos muitas semelhanças com essas experiências feitas com ratos. Populações de lemingues, roedores originários da Escandinavia, quando entraram em explosão populacional fizeram uma corrida rumo ao mar e se suicidaram se atirando às águas aos milhões. Suicídio coletivo, os filhotes que não conseguiram acompanhar essa corrida ficaram pelo caminho e continuou assim a existência desta espécie no ambiente. Isso pode acontecer também, suicídio coletivo! No nosso caso dos humanos, a 3ª Guerra Mundial!

*Nossa população está em explosão demográfica desde a revolução industrial que começou na Inglaterra no século XVII por volta de 1650.

Veja como é essa progressão geométrica:

1 a 2 bilhões de pessoas entre 1850 a 1925 - 75 anos
2 a 3 bilhões de pessoas entre 1925 a 1962 - 37 anos
3 a 4 bilhões de pessoas entre 1962 a 1975 - 13 anos
4 a 5 bilhões de pessoas entre 1975 a 1985 - 10 anos
5 a 6 bilhões de pessoas entre 1985 a 1993 - 8 anos
6 a 7 bilhões de pessoas entre 1993 a 1999 - 6 anos

A projeção indica que a população humana estará crescendo de 1 bilhão de pessoas a mais por ano (1.000.000.000/ano ) nos próximos anos!!!

*A população mundial neste ano é de quase 7 bilhões de pessoas.


_Na copa de futebol de 1970 a musiquinha era: 90 milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção... Agora em 2005 já somos 186.112.794 em ação só aqui no Brasil. E a China? População de 1.306.313.812 A Índia? 1.080.264.388 Os Estados Unidos ? 295.734.134 O Oriente Médio? As Filipinas? O Japão? 127.417.244 A Europa? 457.030.418 A África?.

O planeta Terra tem espaço limitado e comida limitada também. Estamos destruindo todas as florestas do planeta para formar pastos para a pecuária, cultivar o solo com cana-de-açúcar para produzir o álcool combustível, a soja para servir de ração de animais no exterior, a demanda por energia os imensos lagos das hidroelétricas initilizando os ecossistemas originais, a demanda por recursos minerais a mineração, o consumo de água pelas cidades, a ocupação do solo urbano com cidades, a imensa emissão de gás carbônico na atemosfera devido à combustão do petróleo, o aquecimento global irreversível, a poluição das águas dos rios com esgotos humanos e industriais ! Enfim... Uma coisa é certa: Estamos destruindo a natureza inteira e isso tem seu preço e o preço são as desgraças que estão a caminho: Descontrole climático, verões cada vez mais quentes e invernos cada vez mais frios, tempestades, furações, inundações, sêcas, desertificação de áreas que eram férteis, incêndios florestais, extinção de milhares de espécies de seres vivos, falta de água, falta de energia, falta de comida, fome, convulsão social global, terrorismos, fanatismo religioso e guerra nuclear de sobremesa!

Autor: Daterra
1/3/2007

Estatísticas mundiais em tempo real
http://www.worldometers.info/

2007-02-28 17:41:58 · answer #4 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 0 0

evitar queimadas e o principal fatro que pode contribuir poara que possamos evitar o colapso ambiental!
segundo uma pesquisa feita cada brasileiro produz por dia cerca de 1 kilo de lixi por dia. podemos fazer com que essa realidade seja modificada produz ao minimo de lixo.
ajudar nas recilclagens e coletas de lixo. orientar as pessoas para que elas possam sse concientizar sobre o assunto porque muitas pessoas nao contribuem por falta de imformaçao.
sobre a questao do colpso social
cabe a cada um de nos lenbrar-mos de um trecho que o criador deixou"ame o proximo como a ti mesmo"
isso faz com que possamos pensar sobre o assunto
o que gera no país este tipo de reaçao das pessoas e que o nosso país tem o maior indice de miserabilidade, a má distribuiçao de renda, e principalmente a falta de apoio a populaçao mais nessecitada os de baixa renda.
esperamos que este quadro seja alterado confiando no atual governo, cobrando o que nos foi prometido, enfim, tornando-nod cidadaos dentro da sociedade o que nada mais é do que reconhecer e ser parte de uma socuedade, sacer que temos direitos e obrigaçoes .fazendo assim podemos contribuir para um futro mais rico e prospero para nos ou para as geraçaoes futuras.

2007-02-28 16:21:07 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers