Estes críticos desconhecem que o espiritismo nasceu no berço do catolicismo e do protestantismo da sociedade parisisense do século XVII, quando católicos e protestantes divertiam-se com o maior frensi da época, que ficou conhecido como o fenômeno das mesas girantes, onde ante o toque de um médium na mesa, esta girava, rodava ou levitava, respondendo as perguntas formuladas pelos presentes.
Como também o é a ignorância das pessoas por criticarem segundo o inconsciente coletivo construído pelo senso comum empírico sobre a doutrina.
Mas não ligaa para isto não, amigo, lembremos que o espiritsmo nos orienta a exercitarmos nossa resignação e estes ompropérios são construtivos para anossa evolução morala, aceitando nossos irmãos como eles são e reconhecendo sua inferiodade por julgar advogando juózo de valores embasado em dogmas que servirama para sustentar fés de sociedades de 3 mil anos atrás, fundamentadas na lei do dente por dente e olho por olho
2007-02-28 07:41:24
·
answer #1
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋
É interessante...e as críticas partem daqueles que seguem a bíblia ao pé da letra, mas não se culpam por julgar (não julgueis para não serdes julgados / quem nunca pecou, atire a primeira pedra). Não sou espírita, mas espiritualista, freqüento esporadicamente alguns trabalhos e não conheço nada mais puro do que o espiritismo. São pessoas caridosas e nunca vi sacolinha nem exigência do dízimo.
2007-02-28 07:40:20
·
answer #2
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
2⤊
0⤋
Porque é fácil criticar o que não se conhece e, principalmente, quem não pensa como eu.
A Doutrina Espírita é muito mais do que os fenômenos. Um dia, quem sabe, os corações poderão se abrir ao novo, em vez de procurar o maravilhoso.
Felicidades.
2007-02-28 07:32:20
·
answer #3
·
answered by Chester 6
·
3⤊
1⤋
Ronaldo, a crítica está dentro de todos nós. Falar de alguma coisa é desconhecer o verdadeiro objetivo desta. Já expliquei em outras ocasiões que espiritismo não é uma religião e sim a concepção de todas as existentes, é a base da fé, da caridade, da fraternidade de Deus.
2007-02-28 07:37:00
·
answer #4
·
answered by Teixeira 5
·
1⤊
0⤋
Porque as pessoas criticam sem conhecer.
A maioria daqueles que diz contrario ao espiritismo ao menos nunca abriu um livro, visitou uma casa espírita. Simplesmente vira "papagaio" e saio repetindo o que ouviu de outro.
Sejamos conscientes! Se queremos criticar, que ao menos se faça com conhecimento de causa! Inteligência é isso...
2007-02-28 07:27:09
·
answer #5
·
answered by Nanda L. 3
·
2⤊
1⤋
Olá Ronaldo Q.
Sou ateu e critico o espiritismo porque não acredito. Vou colocar minha razões aqui e espero que você não se aborreça antes de chegar até o final. Não acredito porque não existem provas nem evidências fortes sobre as afirmações do espiritismo (ou espiritualismo). Vocês alegam que o espiritismo é uma ciência dos espíritos, mas para uma ciência possui muitos DOGMAS: todos eles listados no começo do livro dos espíritos de Alan Kardec. Portanto, embora toda a obra de Kardec possa parecer lógica e racional, parte de dogmas e crenças não comprovadas e usa definições arbitrárias como fluido universal, etc. Portanto é uma religião. Todas as provas para a existência de Deus apresentadas no livro de Kardec não são provas realmente, apenas convencem leitores desatentos. Se você pesquisar na internet, vai ver muitos contra-argumentos para essas "provas", isso se você quiser lê-los realmente.
Acho que o espiritismo é uma religião muito mais sóbria e tranquila do que as outras religiões e seitas fanáticas e absurdas que vemos por aí, e pelo menos não faz exploração de ninguém. Porém gostaria que você refletisse sobre a caridade pregada no espiritismo, que você mencionou. Caridade é bom, mas as reais razões dos espíritas são questionáveis. Primeiro, você já leu porque Alan Kardec introduziu a doutrina da caridade no espiritismo? Procure se informar: quando ele criou e divulgou o espiritismo, a França era um país muito católico e não viu com bons olhos as novas idéias, que foram muito rejeitadas. Portanto, para amenizar a rejeição e aumentar a aceitação da sociedade, ele criou a doutrina da caridade. Finalmente, os espíritas fazem caridade porque acreditam ser uma forma de PURIFICAR O ESPIRITO E REENCARNAR numa melhor situação no futuro. Portanto, no final, a caridade é feita com um fundo EGOISTA, que é o de obter uma melhor encarnação. Diante disso, quem tem uma motivação mais nobre: o ateu que faz caridade mesmo sem aguardar recompensa nem purificação ou o espírita que espera obter alguma vantagem em troca (mesmo que espiritual)?? Pense nisso.
Concluindo, minha crítica se baseia basicamente nas "verdades" do espiritismo. Mas DISCORDO TOTALMENTE de outros religiosos (principalmente evangélicos) que demonizam o espiritismo para defender seus próprios sistemas de crenças.
2007-02-28 09:11:44
·
answer #6
·
answered by Ken 3
·
0⤊
0⤋
O grupo denominado Espírita nega que o espírito evoluido volta à terra em missão como acontece, por exemplo, com INRI CRISTO.
Só quero comunicar o Jubileu (25 anos) do ATO LIBERTÁRIO!
Obrigado pela atenção!
2007-02-28 09:03:10
·
answer #7
·
answered by VICENTBELPA 2
·
0⤊
0⤋
Olá Ronaldo,esse é um tema delicado,o que na minha opinião deixa a maioria das pessoas(exceto os espíritas)com um certo receio de falar sobre o assunto.É muito difícil aceitar ou até mesmo entender o que se caracteriza como extraordinário,o ser humano sente nessecidade de ver,sentir e tocar p/ poder acreditar q algo exista de fato.Como acredito em Deus,acho que a vida ñ é só material,tem que ter algo mais!algo além!ou então a Obra de Deus não seria nada e tudo teria um final definitivo,consequentemente,tudo acabaria.O problema do ser humano,é que ele acredita que pode,que sabe e que é quem manda em tudo,mais uma prova de que a ignorância é uma alavanca que destroi tudo ao seu redor.Fazer caridade,ser humilde e solidário é,na concepção de muitos,ser fraco.Dinheiro e poder são as coisas que "importam" e q movem o mundo...e dessa forma,estamos caminhando à auto-destruição,elevando a importância da matéria e deixando a desejar o lado espiritual.Acredito que vai sempre ser assim,pois o interesse em Doutrinar-se é ainda muito escasso,e o medo que o homem tem da morte,o deixará p/ sempre ignorante,vivendo com sede o dia de hoje,acumulando dinheiro p/ o futuro e sem pensar que o dia de amanhã,pode ñ mais existir.Que Deus tenha piedade de nós,que possamos merecer a sua misericórdia!?
2007-02-28 07:58:18
·
answer #8
·
answered by Marcianita 2
·
0⤊
0⤋
vai na Igreja Cristã Maranata e vc vai conhecer uma obra verdadeira, de Jesus Cristo, e que não pede dinheiro....
www.maranata-sp.org.br
www.icm.org.br
www.maranathaglobal.org
www.icmaranata.org
www.igrejamaranata.org.br
entre muitos outros sites para vc ver....
2007-02-28 07:32:41
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A minha crítica é para os que falam do imaginário com bases filosóficas. E os espíritas são mestres nisso.
2007-02-28 07:30:24
·
answer #10
·
answered by Mandarax 5
·
0⤊
0⤋