Exercícios suaves, meditação e massagem são práticas de medicina complementar que, associadas ao tratamento médico, podem auxiliar a aliviar os sintomas de quem é afetado por esta síndrome.
É fundamental que o profissional que orienta a prática conheça os sintomas específicos relacionados à doença e trabalhe orientado pelo médico de acordo com a situação específica de cada paciente.
2007-02-28 05:18:47
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeiro : È fibromialgia mesmo?
Procura o MÈDICO REUMATOLOGISTA
2007-02-28 20:18:48
·
answer #2
·
answered by vicvicsoavic 4
·
0⤊
0⤋
O tratamento da Fibromialgia é bastande complexo e deve envolver uma equipe multidisciplinar (psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos), pois geralmente há um quadro depressivo envolvendo o doente.
Os exercícios devem ser de baixo impacto, inicialmente, respeitando o limite de dor e desconforto do paciente.
Incluir mudanças de hábitos e rotina, segundo pequisas, tem ajudado muito no controle dos sintomas.
2007-02-28 13:45:41
·
answer #3
·
answered by Arthur 2
·
0⤊
0⤋
A fibromialgia deve ser acompanhada por um médico especialista (ortopedista), a base de medicamentos antiinflamatórios e com o acompanahamento fisioteraputico, que vai auxiliar no combate a dor, no relaxamento da musculatura, vai impedir que a pessoa tenha perda significante de massa muscular, num contexto geral, a fisioterapia ajuda o paciente portador de fibromialgia a manter sua qualidade de vida!
2007-02-28 13:22:14
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos dentro da medicina.
Não há nenhuma evidência concreta de que possa ser transmitida (já há muito que se sabe que ela não é transmitida) nem se verifica maior prevalência em familiares.
Diminuição de serotonina e outros neurotransmissores provocam maior sensibilidade à dor, e podem estar implicados na diminuição do fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos superficiais encontrados na fibromialgia.
Entre as ligações externas há um link para a entrevista sobre fibromialgia que o Dr. Drauzio Varella realizou com a Dra. Lin Tchie Yeng, médica fisiatra que trabalha no Grupo de Dor do Serviço de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
A Dra. Lin destaca que analgésicos e antiinflamatórios não são suficientes, destacando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar.
Segundo ela, os pacientes: "precisam conhecer a proposta de tratamento que inclui medicação e atendimento psicológico e emocional."
Além da medicação, a doutora indica também a acupuntura e a realização de exercícios físicos suaves para diminuir os sintomas, ressaltando a necessidade de aprender a reconhecer e administrar os fatores que desencadeiam as crises.
2007-02-28 13:21:13
·
answer #5
·
answered by Charles G 2
·
0⤊
0⤋