Nos dias de hoje, saber trocar um pneu é questão de segurança e, com as dicas abaixo, fica muito mais fácil. Aprenda a executar a tarefa de maneira rápida e sem arruinar a manicuri! hehehehe
1. Ao perceber o problema, ligue o pisca alerta e siga devagar até encontrar um lugar seguro, iluminado e com piso firme para encostar o carro. Antes de iniciar o procedimento, verifique se o freio de mão está bem puxado e deixe a primeira marcha engatada. Sinalize o problema colocando o triângulo a 20 metros de distância do veículo;
2. Guardar um par de luvas no veículo é uma dica que pode salvar suas unhas em situações como esta. A melhor hora para colocá-las é agora, antes mesmo de começar a sujar as mãos. Confira se a chave de roda e o macaco, as ferramentas necessárias para a troca do pneu, estão no carro. No Peugeot 206, carro usado no passo a passo, a chave de roda fica escondida na parte interna do pára-choque;
3. Já o macaco fica guardado embaixo do carro, junto com o estepe e a tarefa de pegá-los não é das mais fáceis. É preciso soltar um parafuso que fica embaixo do carpete do porta-malas, perto do trinco, usando o lado oposto da chave de roda que vem no veículo. Na maioria dos carros vendidos no Brasil, o estepe fica acomodado dentro do porta-malas e é mais fácil de pegar;
4. O próximo passo é colocar o macaco, mas antes suba-o cerca de um palmo porque girar a manivela quando ele está muito baixo é difícil. Depois coloque o macaco embaixo do carro, prestando atenção para deixá-lo no local certo de encaixe, indicado por uma flexinha perto do pneu. Gire a manivela e suba um pouco, até deixar o macaco firme entre o chão e o carro, mas sem tirar o pneu do chão ainda.
5. Depois de firmar o macaco, é hora de soltar os parafusos da roda. Em alguns carros os parafusos vêm com uma capa protetora, que deve ser retirada com uma pinça especial que vem com o veículo se a roda for original. Guarde-os em um local seguro. Para soltar os parafusos, encaixe a chave de roda e tente girar no sentido anti-horário. Se estiver muito duro use o peso do corpo, pisando na chave. Solte-os levemente.
6. Volte para o macaco e gire a manivela até que o pneu desencoste do chão. A dica aqui é evitar subir muito, para não ter muito trabalho na hora de descer. Em seguida volte aos parafusos e gire-os um a um até que a roda seja solta. Guarde-os junto às capinhas, para não perder. Quando a roda soltar, puxe-a com as duas mãos tomando cuidado para ela não cair em cima de você.
7. É hora de pegar o estepe. Para movê-lo, coloque-o de pé e vá girando até deixá-lo o mais próximo possível do eixo. A dica agora é deixar o estepe firme e voltar para o macaco. Desça-o até que o eixo e o estepe se encaixem, sem que seja preciso levantar a roda, que é pesada. Pegue um parafuso, localize uma rosca e aperte-o, no sentido horário, ainda com a mão. Um a um coloque os parafusos restantes e aperte-os um pouco, ainda com a mão, cuidando apenas para não desequilibrar o carro, que está suspenso apenas pelo macaco.
8. Desça totalmente o carro girando a manivela do macaco. Pegue a chave de roda e aperte os parafusos. Ao contrário de que se pensa, não é preciso usar muita força para rosqueá-los. A dica para apertar bem sem fazer força está na maneira de apertar. Comece girando um dos parafusos até não conseguir mais. Passe para o do lado oposto e faça o mesmo. Aperte os outros dois e volte para o que foi apertado por primeiro. Force mais um pouco e siga para o oposto novamente e depois para os outros dois. Repita esta ordem até sentir que eles não apertam mais.
9. Pegue o macaco, recolha-o totalmente e guarde no carro. Guarde também a chave de roda e o triângulo. Não perca tempo tentando colocar o pneu furado no lugar do estepe porque ele deve ser arrumado o mais rápido possível, evitando assim, gastar o estepe desnecessariamente. Jogue-o no porta-malas. Se o seu carro é um Peugeot 206, não esqueça de recolher a grade do estepe, embaixo do carro.
10. Pronto! O pneu está trocado e você já pode ligar o carro e seguir pra casa triunfante!
2007-02-28 00:44:52
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
se voce tiver dinheiro de sobra leve a um borracheiro , mas se não tiver mãos á obra troque.
2007-03-01 21:35:24
·
answer #2
·
answered by antonio aparecido francelino f 1
·
0⤊
0⤋
Faça um bom seguro e deixe o pneu por conta dele.
2007-02-28 12:12:01
·
answer #3
·
answered by sem fim 6
·
0⤊
0⤋
fácil fácil
2007-02-28 11:56:04
·
answer #4
·
answered by Filipe 2
·
0⤊
0⤋
De fato, é bom saber trocar, e ter um par de luvas de tecido não é frescura, nem bobagem, é muito útil, principalmente porque o pneu está sempre sujo e a roda, quente. Enfim, luvas no porta-luvas!
Como se troca já responderam, a dica é revisar periodicamente o estepe, para que não esteja vazio, e as ferramentas, para que não estejam inoperantes, quando mais se precisa delas. Boa sorte.
2007-02-28 09:49:20
·
answer #5
·
answered by CSS™ 7
·
0⤊
0⤋
Ligue o alerta do carro, coloque o triâgulo á uma distância mínima de 15 metros, afrouxe os parafusos da roda. Coloque o macaco, levante o carro, termine de tirar os parafusos e retire o pneu furado, põe o pneu de estepe, coloque os parafusos, tire o macaco e aperte os parafusos. Recolha o sinalizador, guarde o macaco e o pneu furado, desligue o alerta e vá até a borracharia mais próxima.
2007-02-28 09:19:54
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
com a chave e as mãos
2007-02-28 09:07:13
·
answer #7
·
answered by walisson d 1
·
0⤊
0⤋
Se vc for mulher, não precisa saber trocar. Basta aguardar e ao primeiro "anjo" que estiver passando e falar: Nossa! Meu pneu furou! Quem vai me salvar?"
Sempre funcionou pra mim. Agora, se realmente vc não sabe e se vc é homem, então é melhor aprender mesmo. Já pensou se vc é o cara que passe por mim quando meu pneu furar? Vou precisar de vc! Faz parte pra se tornar o anjo de alguém, saber trocar pneu. Abraços!
2007-02-28 09:00:24
·
answer #8
·
answered by Paula 1
·
0⤊
0⤋
Excelente a resposta do Max, só no ítem 10 é que eu não concordo, em vez de "ir prá casa triunfante" é melhor ir num borracheiro....rsrsrs
2007-02-28 08:56:10
·
answer #9
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋