O homem primitivo, sentindo-se indefeso diante do
mundo hostil que o rodeia , que ele desconhece, e que a tudo
teme.
Apavora-se diante dos fenômenos da natureza, tais como
as tempestades, os trovões, os relâmpagos e tantos
outros os quais julga ser manifestações de um
Ser Supremo, muito poderoso e desconhecido.
Então, na sua impotência para controlar a natureza, e não
encontrando explicações razoáveis para os
acontecimentos.
Volta-se para um imaginário Ser Poderoso.
Que comandaria o mundo.
Submisso, assim como suplicante, implora-lhe perdão pelas faltas cometidas,
inventa preces e oferece-lhe sacrifícios.
Pois com isso, supõe aplacar a ira dos deuses e ganhar-lhes sua
benevolência para dias vindouros.
Está assim, lançada a semente da religião que no decorrer do tempo irá
ganhando novas formas e sofrerá modificações, de
acordo com o próprio homem, suas necessidades e
suas aspirações.
2007-02-27
20:47:26
·
7 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Olhe, talvez nos primórdios da civilização Humana realmente tenha acontecido tal como vc imagina e escreve... Mas, ainda hoje, o ser humano se sente frágil e é realmente fragil diante de toda a Natureza e principalmente diante do próprio homem... Assim, o ser humano sempre se sentirá inseguro e indefeso... Mas, ao realizar com muita humildade, com muita sinceridade e com muita fé uma simples oração, o homem instatâneamente passa a sentir-se mais sereno, mais tranquilo, mais confiante diante das dificuldades da vida... E se isso acontece é, certamente, porque têm algum fundamento lógico e real... Eu, quando mais jovem também já tive muitas dúvidas e já fui incrédulo... Depois de muito estudo sério e profundo, aos poucos, fui conhecendo novos horizontes e uma nova realidade foi aos pouco se tornando compreensível para mim... Hoje, crer na existência de uma Divindade Suprema responsável pela criação, pela coordenação e pela regência de todo o Universo é para mim, mais do que lógico e mais do que racional, porque pelo racional e pela lógica eu só consegui chegar a conclusão de que DEUS realmente existe e, até que algum outro ser humano PROVE PARA MIM O CONTRÁRIO, esta continuará sendo a minha postura diante do Mundo, mesmo porque, até hoje, todos os que, como vc, se manifestam de forma contrária, não têm apresentado nenhum "argumento" lógico e convicente para me fazer mudar de opinião ou de crença... Todos os que combatem arbitráriamente a fé e a crença dos que a possuem, até hoje, nada disseram ou escreveram que realmente venha a "detonar" a fé e a crença que eu e muitos outros possuímos embasados em profunda análise, em profunda reflexão e em profunda meditação... Mas não sou radical... Estou preparado para, se necessário, realizar grandes mudanças no meu modo de pensar e de agir, a partir do momento que alguém realmente sábio e muitíssimo inteligente "derrubar" por terra tudo o que tenho acreditado ser verdadeiro e real e PROVAR científicamente e dentro da lógica que eu estou errado. Boa sorte!
2007-02-27 21:55:48
·
answer #1
·
answered by Roberto 7
·
0⤊
0⤋
Vc quase chegou lá!
Eu queria deixar claro que toda alma que crio incluo um software que faça ela se voltar para mim. É um programa que passa por diversas atualizações mas como é um software aberto (Opensource) todo mundo dá seus pitacos, pois criei o homem livre.
Mas como todo sistema operacional que se preze dá pau, ocorre de alguns se tornarem incrédulos, mas se realmente assim fosse não estariam aqui pertubando no tema Religião e Espiritualidade.
2007-02-27 21:25:33
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O HOMEM ATUAL É UM SER INDEFESO E ENJAULADO O ANTIGO ERA LIVRE E CORAJOSO.
MARCIO LANDIN
2007-03-03 13:38:39
·
answer #3
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Muitas teorias racionalistas tentam explicar a "irracionalidade" de certas crenças desta forma.
Esta tese baseia-se na idéia que o homem é inicialmente perfeito, e dotado da Razão que efetivamente lhe permite descobrir um conhecimento "verdadeiro". A razão é todavia comprometida se falta ao homem uma virtude pessoal (a coragem).
Meu entendimento é outro. O homem está constantemente lançando mão de noções imaginárias para definir sua orientação em relação ao mundo e aos seus semelhantes. Estas noções apresentam-se na forma verbal, que permite uns possam ensinar aos outros como se orientar em relação à vida.
O homem aprende as coisas "práticas" como caçar, bordar, etc, principalmente através da imitação, não haveria necessidade do desenvolvimento da linguagem para elas apenas.
Historicamente, o uso de "noções imaginárias", é mais antigo e é mais fundamental para o homem, que o "conhecimento factual".
Se quiser, vc pode tomar o termo "noções imaginárias" para designar apenas as "falsas" crenças e religiões transmitidas culturalmente sem inspiração divina, se vc faz esta distinção.
2007-02-27 21:57:30
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Segundo uma reportagem que li esse mês, a crença em um deus ajudou na nossa sobrevivência como espécie. Os seres que criam se organizavam em sociedade, se adaptaram melhor ao meio e passavam adiante suas crenças e seu código genético. E estamos aqui. Os outros ficaram no caminho da extinção. Mas acho que a ciência ainda vai nos dar muitas respostas sobre esse tema, a medida que o conhecimento do nosso cérebro aumentar.
2007-02-27 21:34:41
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho que ele se sentia sozinho e iinseguro.
2007-02-27 21:34:27
·
answer #6
·
answered by odenir 3
·
0⤊
0⤋
E se aparecesse um disco voador por aqui? Diriam que é satanás?
2007-02-27 21:01:16
·
answer #7
·
answered by Xan 7
·
0⤊
0⤋