Trauma craniano (não existe a palavra cranico) é uma lesão no crânio e encéfalo. As conseqüências dependem da intensidade e tipo da lesão. Pode ser apenas uma concussão cerebral, na qual a pessoa perde a consciências momentaneamente, sem haver lesões cerebrais, ou uma contusão cerebral, na qual há lesão ao tecido nervoso, como necrose e edema. Outros tipos de lesão são as hemorragias intracranianas decorrentes do trauma, como o hematoma subaracnóideo, a hemorragia extra-dural ou subdural agudas. Estas últimas são condições clínicas muito graves, e que requerem intervenção cirúrgica imediata, sob risco de morte ou seqüelas definitivas.
2007-02-27 21:00:44
·
answer #1
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
As causas do traumatismo craniano são as quedas, agressões e acidentes com veículos automotores.O traumatismo craniano é uma causa importante de incapacidade e morte.Ele pode levar a uma breve perda da consciência,sem alterações patológicas associadas no cérebro. Com um traumatismo craniano mais grave, o comprometimento cerebral pode advir do trauma direto do cérebro. Este se origina da ruptura direta do cérebro, cisalhamento de axônios e hemorragia intracerebral. Estas lesões acontecem no local do trauma e no local oposto ao da lesão, a chamada lesão em contragolpe. A lesão em contragolpe resulta das forças de aceleração-desaceleração do cérebro dentro do crânio. Pode haver lesão cerebral secundária, decorrente de edema cerebral, o que eleva a pressão intracraniana e pode levar a herniação cerebral. A pressão intracraniana aumentada, habitualmente associada à hipotensão, acarreta hipoperfusão do cérebro e, por conseguinte, isquemia cerebral. As lesões infratentoriais podem levar à hidrocefalia.
2007-03-03 13:49:06
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O traumatismo craniano é uma das principais causas de morte e de deficiência física e mental, superado apenas pelo acidente vascular cerebral (derrame), como doença neurológica com maior impacto na qualidade de vida, e por isso é cosiderado um grave problema de saúde.Grande parte dos afetados está no ápice de suas capacidades vitais, sendo que dentre os homens abaixo de 35 anos a principal causa de morte é o acidente de trânsito, dos quais 70% envolvem traumatismo craniano e medular. Além desses acidentes há as quedas, acidentes de trabalho, práticas desportivas de risco (boxe, hípica, alpinismo), agressões, maus tratos infantis, dentre outros.
para mais consulte:
http://www.unimed.com.br/layouts/material/materia-nossa-saude.asp?cod=6785
um abraço!
2007-02-27 21:12:22
·
answer #3
·
answered by Gregorio 7
·
0⤊
0⤋
hehehehe.. Trauma CRANICO? Vixe... Essa eh inedita pra mim
2007-03-03 11:24:19
·
answer #4
·
answered by ladydark_usa@sbcglobal.net 1
·
0⤊
1⤋