Religião, futebol e carnaval. Pelo menos para o povo brasileiro.
2007-02-27 12:13:10
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Essa frase foi de Marx.
Caracterizar a religião como uma droga que anestesia a dor, por mais chocante que seja para muitos, hoje, foi ainda mais radical em sua época. E no entanto, mais do que condenando a religião em si, Marx na verdade estava criticando a condição de uma sociedade que levaria as pessoas a um entorpecimento. De qualquer modo, a partir daí, não paramos de ouvir as críticas aos comunistas sem Deus, implicando que o pensamento marxista não tem valores nem moralidade.
Isso não é bem verdade. O que Marx queria dizer é a religião funciona no sentido de pacificar os oprimidos; e a opressão é definitivamente um erro moral. A religião -- dizia ele -- reflete o que falta na sociedade; é uma idealização das aspirações do povo que não podem ser satisfeitas de imediato. As condições sociais da Europa nos meados do século passado tinham reduzido os trabalhadores a pouco mais que escravos; as mesmas condições produziram uma religião que prometia um mundo melhor na outra vida.
2007-02-27 20:17:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Olhe alemão, eu, quando mais jovem era ateu e também já pensei que religião fosse o ópio do povo, como definiu Karl Marx... Com o passar dos anos, comecei a estudar alguns livros espíritas e, também, graças às orações da minha querida mãe, libertei-me do ateísmo e me tornei espírita... Com o estudo sério e profundo da Doutrina Espírita fui aprendendo cada dia mais e compreendendo o quanto a Doutrina Espírita é um caminho magnífico, altamente instrutivo e educativo, que conduz o ser humano diante das agruras da vida auxiliando-o a seguir com mais firmeza, com serenidade, com uma imensa certeza de estar seguindo um caminho perfeito em todos os aspectos e em todos os sentidos, unido-o intensamente a DEUS, ao Magnânimo Mestre e Senhor Jesus e a toda espiritualidade superior existente no Universo... Estudar a Doutrina Espírita é conhecer um caminho de LUZ que nos conduz com segurança e com imensa paz nessa trajetória infinita que trilhamos rumo a DEUS e à felicidade, auxiliando-nos a libertamo-nos do orgulho, do egoísmo, da vaidade, da agressividade, da desonestidade, da arrogância, da pressunção, dos vícios, da preguiça, do desânimo, dos medos, da insegurança, da dúvida... Estudar a Doutrina espírita é iluminar-se e tornar-se resplandecente de luz... Estudar a Doutrina Espírita é compreender a grande importância da prática do amor ao próximo... é compreender a grande importância da prática da caridade para com todos os seres humanos e, principalmente, para com os que estão mais carentes e mais nescessitados... Estudar a Doutrina Espírita é construir em sí próprio um verdadeiro templo radiante de fé e de luz... Estudar a Doutrina Espírita é tornar-se voluntáriamente um verdadeiro e humilde discípulo do Magnânimo Mestre e Senhor Jesus e um verdadeiro "servo" de DEUS... Boa sorte!
2007-02-27 21:05:12
·
answer #3
·
answered by Roberto 7
·
0⤊
0⤋
Depende... conheço alguns que sedizem "marxistas", mas são mais alienados que muito religioso...
Essa frase, a meu ver, é uma generalizacao a partir de um ponto de vista singular. Marx era materialista, achava que a opressão sócio-econömica era o mal maior contra o qual se devia lutar. E as religiões consideram outros tipos de opressao como igualmente prejudiciais, ou talvez piores. Eram pontos de vista diferente, não acho que deveriam ser tão radicais...
O que Marx diria, por exemplo, da Teologia da Libertação, que tenta unir cristianismo e marxismo (e foi a base dos movimentos populares mais influentes no Brasil do séc. XX)? Dos trabalhadores sem terra, que buscam em Deus sua fonte de esperança para lutar? Dos mártires religiosos que morreram por lutar contra a opressao do povo? Das campanhas da fraternidade? Será que ele ainda diria que é uma alienacao???
Alienação, pra mim, está em toda ideologia que insiste em se afastar da realidade. O próprio papa disse que a crítica de Marx náo estava totalmente errada, que toda doutrina que vira religiao (declarando-se ou nao como tal) corre o risco de ser alienante...
Só devemos ter cuidado com as generalizacoes!...
2007-02-27 20:46:14
·
answer #4
·
answered by Gabriel 3
·
0⤊
0⤋
Eu concordo com a frase,e tenho a certeza que só procuramos a religião nos momentos de desespero. Acho que existem momentos tão difíceis,que se precisa de ópio.Viva e deixe viver.....Todos nós por mais fortes que sejamos,nos enfraquecemos em algumas ocasiões,e o que fazer,se não temos a quem recorrer.....somente a um Deus abstrato,mas tão necessário.Somos apenas humanos,não nos bastamos.
Embora eu me declare simpatizante do Kardecismo,não sou religiosa a ponto de frequentar igrejas.No entanto, sinto paz,num ambiente calmo e sereno dos templos budistas,kardecistas, ecumênicos.Não aprecio as igrejas onde se faz barulho,canta-se em altas vozes.Gosto da paz e do silêncio e da meditação.
2007-02-27 20:38:20
·
answer #5
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
0⤊
0⤋
ôôhh pequeninice também hein...escolha entre o bem e o mal e
te segue o caminho.depois vê no que dá.
2007-02-27 20:32:15
·
answer #6
·
answered by marhenri 4
·
0⤊
0⤋
Sim, e o dinheiro é o câncer da alma.
2007-02-27 20:19:28
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pelo menos para a maioria parece que é isso mesmo, mas não deveria ser.
Religião significa religação.
Religação com uma inteligência superior, e não com esse bando de igrejinhas de aproveitadores do desespero humano.
Sai capeta, sai.
2007-02-27 20:17:45
·
answer #8
·
answered by siri 4
·
0⤊
0⤋
Existem os que subestimam o poder da fé.
A religião foi um dos principais fatores da queda do bloco Soviético . Não foi a guerra fria quem derrubou o muro de Berlim. Mas o ateísmo que com a intenção de destruir as estruturas religiosas, terminou destruindo suas própias estruturas sociais e econômicas.
A Alemanha oriental junto com outros países da Europa oriental ainda estão arrasadas em suas estruturas econômicas. Milhares de pessoas ainda evadem destes setores por não encontrar meios de subsistência apesar de serem subvencionados com Bilhões de dólares anualmente para o desenvolvimento da região, o êxodo transforma boa parte desta região em cidades fantasmas. "Sem Alma"
A União Soviética inteira desmoronou-se ao subestimar o poder da religião. Rússia já não podia manter com seus braços de aço a União sem correr o risco de afundar junto com eles.
Religiao é mais que um opium para o povo.
2007-02-27 20:16:29
·
answer #9
·
answered by hillrivero 3
·
0⤊
0⤋
Sim, sem dúvida, por mais que os religiosos esperneiem. Se você raciocinar com lógica não pode ter religião, se você não usar a lógica você deixa de pensar com clareza. Então...
2007-02-27 20:15:33
·
answer #10
·
answered by Euzinnho 5
·
1⤊
1⤋
Religião é para deixar essa plebe rude quietinha sem encher muito o saco, entendeu...
2007-02-27 20:15:19
·
answer #11
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋