Na questão saúde, somos o que nossa alma espelha..se estamos felizes, nosso corpo estará saudável.Simples!!!
2007-02-27 17:22:38
·
answer #4
·
answered by JAS 7
·
0⤊
0⤋
Certamente você já ouviu isso alguma vez na vida. A relação entre o que somos e o que comemos passa pelas dimensões física, psíquica, simbólica e espiritual.
Se estamos gordos ou temos espinhas, vamos a um médico e ouvimos dele que devemos evitar comidas gordurosas. Se temos úlcera ou gastrite, devemos evitar ingerir substâncias que, como o café e o chocolate, levam o estômago a exagerar na produção de secreção ácida. Isso é físico.
É interessante perceber o quanto os sintomas físicos refletem estados de espírito: a gastrite, por exemplo, é um problema típico de pessoas que trabalham sob grande tensão e em ambiente competitivo. Estas pessoas, além de evitar consumir determinados alimentos, devem se proteger contra a "acidez" do seu dia-a-dia. Já a obesidade, a não ser quando causada por fatores genéticos, comumente está associada à compulsão que o indivíduo tem de ingerir alimentos como se eles fossem suprir as suas demais carências. O mesmo acontece com o
alcoolismo ou a dependência de drogas.
Todo mundo já deve ter se flagrado olhando para dentro da geladeira e se perguntando o que estava procurando ali dentro. Às vezes não sabemos nem se o desejo é por um sabor doce ou salgado. Se neste momento paramos para refletir, percebemos que na verdade não estamos com fome, e sim com uma sensação de vazio, uma ansiedade que se camufla sob a forma de gula. Tudo o que ingerimos (ou deixamos de ingerir) irá refletir na nossa saúde de alguma maneira. Do ponto de vista holístico, este raciocínio se encaixa também nos demais campos da vida. Tudo o que absorvemos passa a fazer parte de nós, e por nós será devolvido ao mundo. O ato de se alimentar é uma forma de conexão com o todo, com o Universo.
Nossos pensamentos, atitudes, condutas e estados de ânimo se alimentam também das comidas e bebidas que ingerimos.
Cada vez mais, estudos científicos asseguram o princípio naturista de que "somos o que comemos". Boa parte do funcionamento dos nervos que percorrem nosso corpo e dos neurônios que dão vida a nosso cérebro depende dos carboidratos, das gorduras, da proteína e dos nutrientes que colocamos na boca.
Nossos pensamentos, atitudes, condutas e estados de ânimo não só se alimentam de nossas experiências pessoais, familiares e sociais, mas também das comidas e bebidas que ingerimos, que influenciam nossa bioquímica cerebral. Uma olhada nas últimas pesquisas sobre a conexão mente-estômago sugere que, comendo melhor, nos sentimos melhor, além de economizarmos muitas visitas ao médico.
A fibra levanta o ânimo. Esta substância vegetal que está presente em verduras, cereais, frutas e legumes, regula o trabalho intestinal, previne a obstrução, beneficia nossa saúde psicológica e atividade mental. Para o médico José Cidón Madrigal, homeopata especialista em nutrição, "tudo o que ocorre ao aparelho digestivo e ao intestino repercute no resto do organismo: se eles estão limpos e funcionam bem, o corpo também; se não funcionam bem, podem gerar estados depressivos ou psicopatológicos".
"Se essa vassoura que é a fibra varrer o intestino e ajudar a eliminar as toxinas e os resíduos que se acumulam e passam para o sangue, nos sentiremos muito melhor", assinala o especialista. "Uma dieta baixa em fibra faz com que as toxinas passem para o sangue originando uma autointoxicação que causa dor de cabeça, tristeza, desânimo, cansaço, nervosismo e irritabilidade, condições que melhoram colocando fibra na dieta" assinala.
2007-02-27 16:03:42
·
answer #5
·
answered by Ol@!! Virginia 6
·
0⤊
0⤋