English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Obs: Não sou evangelico, nem espirita, nem de nenhuma religião para me indagarem. Essa pergunta não deve ser interpretada como uma ofensa ou um questionamento à crença de vcs. Apenas quero saber, porque estou estudando a Bíblia, e lá fala apenas que foram os reis magos, não fala quantos e nem os nomes dos mesmos. Apenas diz que foram 3 presentes: Mirra, insenso e ouro. Então a pergunta é: de onde tiraram isso?

Obs para os evangélicos: NÃO ENTREM AQUI PARA FALAR QUE ISSO É MAIS UMA MENTIRA DOS CATÓLICOS. NÃO VOU ACEITAR ISSO COMO RESPOSTA.

2007-02-27 05:13:20 · 8 respostas · perguntado por Calebe Serion 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

POR FAVOR

NÃO RESPONDAM COM OUTRA PERGUNTA COMO POR EXEMPLO:

"DA ONDE OS ESPÍRITAS TIRARAM A REENCARNAÇÃO?"

2007-02-27 05:14:52 · update #1

8 respostas

Os magos só são mencionados em apenas um dos quatro evangelhos, o de Mateus. Nos 12 versículos em que trata do assunto, Mateus não especifica o número deles. Sabe-se apenas que eram mais de um, porque a citação está no plural – e não há nenhuma menção de que eram reis. “Não há evidência histórica da existência dessas pessoas”, diz André Chevitaresse, professor de História Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “São personagens criados pelo evangelista Mateus para simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos.”

De qualquer forma, a tradição permaneceu viva e foi apenas no século III que eles receberam o título de reis – provavelmente como uma maneira de confirmar a profecia contida no Salmo 72: “Todos os reis cairão diante dele”. Cerca de 800 anos depois do nascimento de Jesus, eles ganharam nomes e locais de origem: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Em hebreu, esses nomes significavam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea).

Quem hoje for visitar a catedral de Colônia, na Alemanha, será informado de que ali repousam os restos dos reis magos. De acordo com uma tradição medieval, os magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois do primeiro Natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, onde viriam a falecer. Mais tarde, seus corpos teriam sido levados para Milão, na Itália, onde permaneceram até o século 12, quando o imperador germânico Frederico dominou a cidade e trasladou as urnas mortuárias para Colônia. “Não sei quem está enterrado lá, mas com certeza não são eles”, diz o teólogo Jaldemir Vitório, do Centro de Estudo Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte. “Mas isso não diminui a beleza da simbologia do Evangelho de Mateus ao narrar o nascimento de Cristo.” Afinal, devemos aos magos até a tradição de dar presentes no Natal. No ritual da antigüidade, ouro era o presente para um rei. Incenso, para um religioso. E mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a mortalidade).

Da Revista Superinteressante – Janeiro de 2002

2007-02-27 05:20:33 · answer #1 · answered by mEniNo mALukiNhO 2 · 0 0

Colega. Já que você não professa nenhuma religião cristã, digo-lhe que os nomes e a quantidade de reis magos que visitaram Jesus quando nasceu foi trazido até nós pela Tradição, isto é, ensinamentos antigos, passados de geração em geração, pelos estudiosos, filósofos e presbíteros, sempre apoiados na cultura popular, na história e nos costumes da Igreja primitiva. "Há muitas coisas mais que aconteceram e que não foram escritas pelos evangelistas, pois se assim fosse, os livros do mundo não seriam suficientes para conter tudo!!" Isto está escrito no final do evangelho de João. Desejo um bom estudo para você, mas procure uma versão confiável da Palavra de Deus: fuja destas traduções viciadas Almeida e Torre de Vigia. Um abraço.

2007-02-27 13:31:22 · answer #2 · answered by P*C 4 · 1 0

Foram quantos presentes?
Três
Foram magos pq assim está descrito no evangelho:

Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. (Mt.2:1)

Poderiam ser 4 levando 3 presentes?
Dois , levando 3?
500 levando 3?

Ai meu caro, como vc perguntou aos católicos e pediu a lógica, vc bateu na porta certa.

A lógica manda acreditar que se foram 3 presentes foram 3 presenteadores.
Pq ficaria feio um ou mais chegar de mãos vazias diante do menino Deus.
Concorda?

2007-02-27 13:24:28 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 1 0

REALMENTE NÃO FORAM 3

MAS ELES ASSIM DIZEM PORQUE FORAM 3 PRESENTES

2007-02-28 11:59:32 · answer #4 · answered by Thalita 4 · 0 0

xiiiiiiiiiiiiiii
nunca pensei nisso
é verdade ñ esta escrito nem em Matheus nem em Marcos, nem Lucas.................os livros q relatam o nascimento de jesus.
Os presentes são, assim, também lidos à luz da Escritura por Mateus, embora indiretamente. O ouro de Ofir (algum ponto no sudoeste da Arábia), o incenso e a mirra do Iêmen (Sabá, na Bíblia) e da Somália eram muito apreciados na época bíblica.

Mas a tradição posterior desenvolveu toda uma estória sobre os magos a partir dos presentes.

Os Padres da Igreja, por exemplo: Tertuliano os chama de reis, Justino Mártir, Tertuliano e Epifânio, sabedores da origem dos presentes, dizem que eles vêm da Arábia... (embora outros Padres achem que eles vêm da Pérsia, como Clemente de Alexandria, Cirilo de Alexandria, São João Crisóstomo, Orígenes...).

Os Evangelhos Apócrifos expandem muito a tradição sobre os magos.

O Proto-evangelho de Tiago [21], o mais antigo deles (ca. 150) diz em 21,1-4:

1.Em Belém da Judéia houve uma confusão, porque vieram magos, dizendo: 'Onde está o nascido rei dos Judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo'.

2. Ouvindo isso, Herodes se perturbou e enviou ministros aos magos; mandou também chamar os sumos sacerdotes e os interrogou, dizendo: "Como está escrito a respeito do Cristo, onde deve ele nascer?" Eles responderam: "Em Belém da Judéia, porque assim está escrito". Depois ele os dispensou. Interrogou também os magos dizendo: "Que sinal vistes a respeito do rei que nasceu?" Os magos responderam: "Vimos uma estrela grandíssima brilhando entre essas estrelas e obscurecendo-as, tanto que as estrelas não apareciam mais. Foi assim que ficamos sabendo que tinha nascido um rei em Israel e viemos adorá-lo". "Ide e procurai", disse Herodes, "e se o encontrardes, fazei-me sabê-lo, para que também eu vá adorá-lo". Em seguida, os magos partiram.

3. E eis, a estrela que tinham visto no Oriente precedia-os até que chegaram à gruta, e parou em cima da gruta. Os magos, vendo o menino com Maria, sua mãe, tiraram presentes de suas sacolas: ouro, incenso e mirra.

4. Tendo sido avisados por um anjo para não entrarem na Judéia, voltaram ao seu país por outro caminho.

Um texto siríaco do século VI, chamado A Caverna dos Tesouros, nomeia os magos como Hormizdah, rei da Pérsia, Yazdegerd, rei de Sabá e Perozadh, rei de Seba.

O Excerpta Latina Barbari, um manuscrito latino traduzido do grego, do século VI, conservado na Biblioteca Nacional de Paris, nomeia os magos como Bithisarea, Meliquior e Gathaspa.

Um tratado atribuído a Beda, O Venerável (monge do mosteiro de Jarrow, Inglaterra, ca. 673-735), chamado Excerpta et Collectanea chama os magos de Melquior, Gaspar e Baltazar. E foram estes os nomes que prevaleceram. Diz o texto:

Melquior, um homem velho com cabelos brancos e longa barba... ofereceu ouro para o Senhor como a um rei. O segundo, de nome Gaspar, jovem, imberbe e de pele avermelhada... honrou-o como Deus com seu presente de incenso, oferenda digna da divindade. O terceiro, de pele negra e de barba cerrada, chamado Baltazar... com o seu presente de mirra testemunhou o Filho do Homem que deveria morrer[22].

O Evangelho Armênio da Infância [23] diz em V,10:

Um anjo do Senhor foi apressadamente ao país dos persas para avisar os reis magos que fossem adorar o menino recém-nascido. Eles, guiados durante nove meses pela estrela, chegaram no momento em que a Virgem acabava de dar à luz. Porque, nesse tempo, o reino dos persas dominava, por seu poder e suas vitórias, todos os reis que existiam nos países do Oriente. Os reis dos magos eram três irmãos: o primeiro Melquior (Melcon), reinava sobre os persas; o segundo, Baltazar, reinava na Índia; o terceiro, Gaspar, reinava no país dos árabes. Tendo-se reunido, por ordem de Deus, chegaram no momento em que a Virgem se tornava mãe. Eles tinham apressado a viagem e encontram-se lá no momento exato do nascimento de Jesus (...)

O Evangelho Siro-Árabe da Infância diz:

Nesta mesma noite, um anjo da guarda foi mandado à Pérsia e apareceu às pessoas do país na forma de uma estrela muito brilhante, a qual iluminou toda a terra dos persas. Ora, como no dia 25 do primeiro kanun - festa da natividade de Cristo - celebrava-se uma grande festa na casa de todos os persas adoradores do fogo e das estrelas, os magos, com grande pompa, celebravam magnificamente sua solenidade, quando, de repente, uma luz viva brilhou por cima de suas cabeças. Deixando seus reis, suas festas, todos os seus divertimentos e suas casas, saíram para apreciar o espetáculo. Viram no céu uma estrela brilhante em cima da Pérsia. Pelo seu brilho, ela se assemelhava a um grande sol.

E seus reis disseram aos sacerdotes em sua língua: "Que sinal é este que estamos vendo?" E eles, como por adivinhação, disseram: "Nasceu o rei dos reis, o deus dos deuses, a luz emanada da luz. Eis que um dos deuses veio anunciar-nos seu nascimento para irmos oferecer-lhe presentes e adorá-lo".

Levantaram-se então todos, chefes, magistrados, generais, e disseram aos seus sacerdotes: "Que presentes convém levarmos?" E os sacerdotes lhes disseram: "Ouro, mirra e incenso".

Então os três reis, filhos dos reis da Pérsia, tomaram, como que por uma disposição misteriosa, um, três libras de mirra, o outro, três libras de ouro, e o terceiro, três libras de incenso. Estavam revestidos de seus preciosos indumentos, a tiara na cabeça e seu tesouro nas mãos. Ao canto do galo, deixaram seu país, com nove homens que os acompanhavam, e partiram, precedidos da estrela que lhes tinha aparecido.

Nas pinturas, em alguns momentos os magos foram representados pelos cristãos como sendo doze, em outros quatro, em outros ainda dois... Acabaram tornando-se santos, como no famoso mosaico do século VI da igreja de Santo Apolinário Novo em Ravenna, na Itália, onde acima de suas figuras se lê SCS. (=Sanctus) Baltazar, SCS. Melquior, SCS. Gaspar.

Quando o veneziano Marco Polo (ca.1254-ca.1324) viajou para a Pérsia, as tumbas dos magos lhe foram mostradas, com seus corpos perfeitamente conservados...

Competindo com esta tradição, diz outra que o Imperador Zeno recuperou as relíquias dos magos em 490, em Hadramaut, na Arábia do sul. De Constantinopla elas foram para Milão. Quando o Imperador alemão Frederico I Barba-Ruiva (1152-1190) conquistou Milão, seu chanceler Reinald von Dassel, conseguiu levar as relíquias dos magos para sua cidade natal, Colônia. Assim, os magos, depois de tantas andanças, descansam em paz na famosa catedral gótica de Colônia, Alemanha, desde 1164...[24].

2007-02-27 13:52:37 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Realmente a Biblia não diz quantos éram,e também a Biblia não fala que éram reis e sim magos,a mando de Herodes,que ficou furioso ao saber que o rei dos judeus havia nascido,disse para que eles fossem na frente para saber exatamente aonde Jesus estava e também como ele éra,estes magos entregaram presentes ao menino Jesus,ouro incenso e mirra,em nenhum versiculo da Biblia diz ser tres os magos e também não diz que eles éram reis,e também estavam a mando de Herodes,só não voltaram para dizer aonde estava o menino Jesus para Herodes porque foram advertidos em um sonho divino.com certeza isso é mais uma invenção de religiosos.que basearam estes versiculos para enventar mais tres santos.

2007-02-27 13:45:38 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

ISTO NÃO VAI FAZER DIFERENÇA NENHUMA.

2007-02-27 13:26:06 · answer #7 · answered by NOVAVISÃO 3 · 0 0

teve uma reportagem sobre isso e me parece q eles não eram reis e nem foram ao nascimento de Cristo.é q existiam várias hisstórias sobre o nascimento de Jesus e tinha uma com esses reis e ai eles fizeram uma fuzão de todas as histórias e surgiu essa mas ninguém sabe como é a verdadeira história do nascimento de Jesus...♥

2007-02-27 13:21:58 · answer #8 · answered by LULY 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers