todo motor é mecânico! qndo ele tá taxiando mesmo assim ele ainda precisa sustentar no mínimo 90 toneladas, isso falando de um Boing 737 400, pq esse é o peso dele sem carga e sem passageiro.
2007-02-27 01:11:36
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Respondendo: sim, as turbinas são o único meio de se tracionar um avião por meios próprios.
Sobre outras respostas: turbina é um tipo motor, hélice é o propulsor. Aviões como os Boeing e Airbus não têm hélice, pois são propelidos a jato de ar (daí a denominação "avião a jato"). Aviões como o EMB-120 (Brasília) ou o ATR-42 são chamados turboélice porque possuem a turbina (motor) e a hélice (propulsor). Há ainda os pequenos aviões com motores convencionais (a pistão, como os de carro - não são turbinas) e que possuem (todos) hélice.
Aviões (inclusive a jato) podem sim se mover para trás usando somente a turbina. Apesar de possível, esse procedimento é evitado, pois desgasta o reverso e joga um fluxo de ar muito forte para a frente, tornando a manobra perigosa em pátios mais movimentados.
Ao sair das pontes de acesso nos aeroportos, é mais comum haver tratores que empurram o avião para trás (procedimento conhecido como push-back). Quando um avião é levado para um hangar, o uso do trator também é comum, pois acionar os motores somente para movimentar o avião no solo significa desperdício.
2007-03-02 15:01:28
·
answer #2
·
answered by Alexis Pan 1
·
2⤊
0⤋
Não existe motor auxiliar para taxi. É simplesmente a força das turbinas. Ou hélice no caso de aviões que a utilizam.
Mas no pátio de estacionamento, quando o uso dos motores se torna perigoso para as atividades, é utilizado um reboque para conduzir e manobrar a aeronave. Já os aviões pequenos, basta empurrar.
2007-02-27 01:15:11
·
answer #3
·
answered by Alexsandro 3
·
2⤊
0⤋
Ola Andre...td beleza amigo
Ha etapas para o taxi.
Especularemos. Os passageiros embarcaram no aviao. A aeronave está em uma regiao com movimentacao de pessoas. Entao é solicitado o Push-Back ( o guincho ou trator, como o pessoal costuma a chamar ), pelo motivo de que, aeronaves, nao possuem marcha-ré e que aeronaves de medio e grande porte, nao pode acionar os motores em locais com movimentacao de pessoas e veiculos por questao de seguranca. Esta aeronave é conduzida para um local destinado ao acionamento dos motores. Daí em diante, a aeronave é impulsionada por seus proprios motores a reacao
Aeronaves de pequeno porte ( Corisco ) e aeronaves turbofan ( como ATR 42 ) nao necessita do Push Back ( trator ) para ser levado a area de acionamento. Pode ser acionado os motores na propria terminal.
Desconheco qualquer tipo de propulsao diferente dos motores de aeronaves para a locomocao em solo, mas quem sabe, pode existir.
Abraco amigo
Mario
As aeronaves que conseguem aplicar a "Marcha-ré" sao impulsionadas por motores convencionais ( hélice ) e Turbofans ( ou turbofans) realizando o embandeiramento das pas. Ö passo reverso tambem é utilizado para auxiliar a frenagem da aeronave.
2007-03-01 08:21:14
·
answer #4
·
answered by Mário 5
·
1⤊
0⤋
Turbina na verdade é só uma peça do motor dos aviões à jato.
O certo é falar somente motor.
Bem, as rodas giram livremente, e o avião usa para se locomover tanto no ar qto no chão o empuxo dos motores.
2007-02-27 13:23:53
·
answer #5
·
answered by Sandro 2
·
1⤊
0⤋
Sim os aviões usam somente as turbinas para se locomoverem, não existe outro tipo de motor.
Abraço.
2007-02-27 01:54:35
·
answer #6
·
answered by Tuti1708 7
·
1⤊
0⤋
E ainda por cima disto tudo, vc sabia que os aviões com passo variável ( motor à hélice ) pode até dar ré. Este passo se chama, PASSO REVERSO.
2007-03-01 08:19:56
·
answer #7
·
answered by doug 2
·
0⤊
0⤋
Ele usa somente a turbina para se locomover e precisa de um pequeno trator para trás, porque a turbina não tem ré.
2007-02-27 13:02:20
·
answer #8
·
answered by Wagner S 6
·
1⤊
2⤋
Sim, me parece que existe a necessidade de um outro motor, quando ele já tem as turbinas.
2007-02-27 01:38:47
·
answer #9
·
answered by CSS™ 7
·
0⤊
2⤋
Duas características comuns a todos os aviões são a necessidade de um fluxo constante de ar pelas asas para a sustentação da aeronave, e qdo taxiando tem uma necessidade de uma área plana e livre de obstáculos onde eles possam alcançar a velocidade necessária para decolar e alçar vôo, ou diminuí-la, no caso de uma operação de pouso. A maioria dos aviões, porém, necessita de um aeroporto dispondo de uma boa infra-estrutura para receber adequada manutenção e reabastecimento, e para a deslocação de tripulantes, carga e passageiros, quando estes apresentam-se em número razoável. Enquanto a grande maioria dos aviões pousa e decola em terra, alguns são capazes de fazer o mesmo em corpos de águas calmas e alguns até mesmo sobre superfícies geladas.
O avião é atualmente o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (Sem levarmos em conta os foguetes e os Ônibus Espaciais). Aviões a jato comerciais podem alcançar cerca de 900 km/h, e percorrer um quarto da esfera terrestre em questão de horas, e mesmo pequenos aviões monomotores são capazes de alcançar facilmente 175 km/h ou mais de velocidade de cruzeiro. Já aviões supersônicos, que operam atualmente apenas para fins militares, podem alcançar velocidades que superam em várias vezes a velocidade do som.
Outras concepções mecânicas desse dispositivo incluem os chamados "flaps de bordo de ataque", que se assemelham à uma aba que se desdobra no bordo de ataque. Embora estes últimos não abram fendas para a passagem de ar, eles permitem imprimir um formato mais recurvado a parte frontal da asa e aumentando a sustentação no processo.
2007-02-27 02:16:20
·
answer #10
·
answered by Adri.pr 4
·
0⤊
3⤋