Muitas.
A chinesa é baseada em três crenças fundamentais e complementares: o budismo, o taoísmo e o confucionismo.
O confucionismo é o aspecto social da religião. Normas de conduta.
O budismo baseia-se na idéia de tudo é ilusão. Não temos acesso ao verdadeiro Ser. Somos humanos. Limitados. Por isso mesmo o contato que temos com ele ñunca será o verdaeiro.
Ele é infinito, incompreensível...
O destino de nossa vida é alcançar a iluminação e ajudar os outros. Para isso passamos por processo inegáveis.
O sofrimento. É parte intrínseca para atingirmos a evolução.
Temos de entender que tudo é ciclico, tudo é polar. Ora estamos na felicidade, ora na tristeza. Polos bem/mal, grande/pequeno, Ying/Yang.
Compreender isto para podermos entrar em contato com o Verdadeiro.
O Taoísmo tem um caráter mais místico. Dá muita ênfase na espontaneidade humana. Não se importar para os comportamento sociais. Agir da forma correta, procurar o Caminho, o Tao.
Para eles o bem não é certo. Bem e Mal forma o Uno. Atingir esse equilíbrio é a busca...
Nem tanto ao céu, nem tanto a terra.
Deus é algo que não é humano. Slgo intocável.
Aí está a grande diferença com o cristianismo. O Deus é incompreensível. Atingir isso necessita se desapegar. Não a normas a segui como no cristianismo. Não a preceitos próprios. Tudo pode ser relativo. Há diversos caminhos. Importa atingir o Tao, mas há vários caminhos.Uma grande diferença como tratamos para o contato de Deus. Não é necessário o templo e os mediadores. Algo certo. O bem.
O correto é o equilíbrio.
Está meio confuso. É que é muito difícil de explicar por aqui...
Se quiser ler Tao Te Ching. è uma leitura muito agradável. E é bem evidente nas diferenças.
Bjs
2007-02-26 10:20:14
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Os chineses creem no budismo e em princípios filosóficos como o taoísmo e o cunfucionismo, todos eles pregam o universo como sendo uma unidade em que os seres passam por sucessivas encarnações até atingir um certo estágio evolucionário nesse ciclo, ou nirvana no budismo, a diferença está no motivo que essas religiões orientais( excetuando-se o hinduísmo que é politeísta) não creem em um Deus único e criador,é uma religião sem deus ou deuses, ao contrário dos cristãos.
2007-02-26 17:38:33
·
answer #2
·
answered by Raphael M 6
·
3⤊
0⤋
Os chineses acreditam que podem alcançar o "paraíso" através de seu equilibrio, de meditações e da busca de sabedoria. Não têm uma religião, mas uma filosofia.
O cristianismo crê que só é possivel ser salvo, ou atingir o paraíso como um presente dado por Deus através do seu perdão, daí a grande importancia do sacrifício de Cristo, para o cristão a natureza "pecaminosa" do homem só tem salvação em Cristo mediante o arrependimento.
2007-02-26 17:55:29
·
answer #3
·
answered by wilson c 2
·
2⤊
0⤋
na verdade não existe "religião chinesa". a religião oficial da China é o confucionismo, doutrina deixada por Confúcio. o confucionismo busca o caminho(o Tao), que garante o equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu.
acho que o cristianismo, de certa forma, busca a mesma coisa. muda o nome de deus mas o princípio é o mesmo: manter-se em sintonia com o criador.
2007-02-26 17:45:16
·
answer #4
·
answered by Nana 5
·
2⤊
0⤋
O principal mestre da religião Chinesa é Confucio, eles dão mais valor a Ser que ao Ter, e respeitam muito a natureza, por eles terem consumido muito da natureza isso é em decorrência da super população, HOJE EXISTE CONTROLE DE NATALIDADE NA CHINA E ESTÃO REVERTENDO O QUADRO DE NATALIDADE. ENQUANTO QUE TEM OUTROS POVOS QUE EU CONHEÇO ESTÃO DEIXANDO A POPULAÇÃO SE PROLIFERAR E SE ALIMENTAR DO LIXO.
2007-02-26 17:38:56
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Meu Deus do céu! para ser curto.
A religião CHINESA não tem DEUS.
2007-02-26 17:35:40
·
answer #6
·
answered by hillrivero 3
·
1⤊
1⤋
o idioma possivelmente!
2007-02-26 17:34:49
·
answer #7
·
answered by USUARIO TOP! rsrsrs... 3
·
0⤊
0⤋
.......naum sei.......
2007-02-26 17:36:43
·
answer #8
·
answered by ? 4
·
0⤊
1⤋