Vamos lá.
Todo o motor consome algum óleo, e o motivo é muito simples. Com o aquecimento do motor, o óleo também aquece e parte dele vira vapor, como a água de sua chaleira. Ocorre que o vapor expande seu volume, e precisa sair por algum lugar.
Então esse vapor é direcionado para ser queimado junto com a gasolina.
Ocorre que o óleo dito "sintético" não possui características tão diferentes do óleo mineral, porém ele costuma ser muito mais fino. E óleo mais fino, como circula mais, queima mais.
Portanto o óleo dito "sintético" é recomendado para motores de construção mais "justa", portanto os mais modernos, nos quais a folga entre as peças é muito menor, e ainda em regiões de clima muito frio. Seu uso não se justifica, por ora, na maioria dos motores convencionais. Além de custar muito mais, não traz benefícios e não prolonga a hora da troca, ainda mais quando se considera a ação oxidante de nossa gasolina de péssima qualidade.
Portanto, a mistura que você fez é perfeitamente compatível, não há problemas associados á lubrificação propriamente dita, ainda que o ideal seja manter o mesmo tipo de óleo até a troca.
2007-02-27 01:45:44
·
answer #1
·
answered by CSS™ 7
·
0⤊
0⤋
O ideal seria vc trocar o óleo agora mas por só o mineral ate vc poder por o sintético outra vez.
2007-02-27 19:18:14
·
answer #2
·
answered by GIRA_TRICOLOUCO 7
·
0⤊
0⤋
quanto a troca ou o tempo que você deve trocar depende se teu carro esta queimando óleo o não,quanto ao completar com quantidade tão pequena isto não tem importância,pode ficar tranqüilo cuide do nível do óleo e pé no acelerador,se ver que esta baixando muito é aconselhável por um óleo mais grosso para para não precise estar completando sempre...........
2007-02-26 23:01:15
·
answer #3
·
answered by fco 2
·
0⤊
0⤋
Se vc mistura óleo mineral com óleo sintetico , vc tira toda a propriedade dos aditivos do óleo sintético . O que é péssimo para o motor, pois vc estava usando óleo de alta performance e o motor já estava adequado para isto. O certo seria trocar o óleo, mesmo antecipando a troca. Pode ocorrer de o motor começar a rajar ou ´baixar o nível do óleo.
2007-02-26 20:04:37
·
answer #4
·
answered by lala 2
·
0⤊
0⤋
A principal diferença entre óleo mineral e sintético está na resistência ao calor, ou seja o óleo sintético aquece e mantém a viscosidade (não "afina"), ao contrário do mineral que à medida que vai aquecendo, vai ficando mais "fino".
Aconselho a andar com um frasco de aditivo (STP, Bardahl, etc) no carro, e quando baixar o nível, complete com aditivo, que é mais compatível com o óleo sintético (por coincidência, os frascos de aditivo tem 500ml)
2007-02-26 16:03:07
·
answer #5
·
answered by Flavio R 4
·
0⤊
0⤋
nw eh aconselhavel misturar tipos de oleos..., mas melhor andar com oleo misturado do q sem oleo...
mas eu acho q agiu muito mal..., pois meio litro de oleo..., com certeza o nivel do oleo estava acima do minimo..., o q te daria chance de procurar algum outro posto de combustivel ou alguma loja q te oferecesse o tipo de oleo q necessitasse...
mas como jah estah feito a a mistura..., rode sem dor na consciencia...rs
aconselho a troca do oleo, pelo q vencer primeiro... (se o oleo sintetico vencer antes do mineral.., troque na km devida ou se a km do oleo mineral vencer antes, troque na km do oleo mineral...)
boa sorte...
2007-02-26 15:31:12
·
answer #6
·
answered by ilusaum 5
·
0⤊
0⤋
Olá - Erro fatal.
O óleo do motor, em seu uso normal não deve ser completado. a vareta marcadora tem nível máximo e nível mínimo. normalmente quado chega próximo do nível mínimo, o motor já rodou para a próxima troca.
Completar meio litro ou até um litro é jogar dinheiro fora.
Completar óleo sintético com o óleo mineral, é um erro muito maior, os óleos não se misturam adequadamente e podem formar uma pasta que entope os canais de lubrificação do motor. No pior caso é travamento do motor e perda do motor. Se você deu sorte e ainda não travou o motor, siga as instriuções abaixo.
Uma vez que a "coisa" já foi feita, não adianta chorar sobre o leite derramado! O que se deve fazer é levar em uma oficina, retirar o óleo, o filtro de óleo, a tampa do carter e lavar o motor por dentro antes de substituir por óleo novo.
A escolha de óleo mineral ou óleo sintético vai com o modelo do carro e consciência do proprietário. Só não pode misturar os dois.
Um abraço.
2007-02-26 15:24:12
·
answer #7
·
answered by eu 2
·
0⤊
0⤋
Claro que não tem problema porque foi uma quantidade tão insignificante, que não precisava nem completar
2007-02-26 15:00:07
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋