JORNAL O DIA -25/2/2007 23:52:00
Rede pública: falta de remédios para transplantados
Rio - Pacientes transplantados de rins ou fígado voltam a reclamar da falta de remédios imunossupressores na rede pública do Estado. Segundo a Associação dos Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro (Adreterj), a Secretaria Estadual de Saúde há quase um mês não distribui dois importantes imunossupressores, Tracolimo e Sirolimo. Esses remédios, explica o presidente da associação, Gilson Nascimento da Silva, evitam a rejeição dos órgãos transplantados.
Pedido de prisão para secretário
Diante da falta dos remédios, a Adreterj entrou, há duas semanas, com mandado de segurança coletivo no Ministério Público Federal. Como a distribuição ainda não foi regularizada, a próxima medida da associação será solicitar a prisão do atual secretário estadual de Sáude e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, pelo não cumprimento da decisão judicial.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que não houve suspensão de qualquer medicamento. Segundo o órgão, a atual gestão, quando assumiu em janeiro, constatou que diversos remédios excepcionais — entre eles o Tracolimo e o Sirolimo — estavam com estoques zerados. "Já fizemos compra emergencial de medicamentos bastante grande que deve atender a 85% da demanda", declarou o secretário Sérgio Côrtes.
Continuo precisando do RAPAMUNE1gr/2gr
2007-02-26
05:36:11
·
1 respostas
·
perguntado por
Carol D
1
em
Saúde
➔ Doenças e Patologias
➔ Outras - Doenças