A Ciência ganha sempre porque prova o que afirma
2007-02-26 05:31:59
·
answer #1
·
answered by Manuel Gomes Barbosa 7
·
2⤊
1⤋
O confronto so' existe quando alguem nao tem um entendimento verdadeiro nem sobre ciencia nem sobre religiao. Tanto a religiao verdadeira quanto a ciencia verdadeira aceitam a verdade de onde quer que venha.
2007-02-26 05:36:30
·
answer #2
·
answered by AmericanBrazilian 1
·
1⤊
0⤋
Seria interessante que as religiões deixassem os seus dogmas, quando a ciência provasse uma verdade por elas não aceitas. Mas também seria interessante que a ciência, quando não encontrasse um resultado, procurasse respostas nos fundamentos religiosos.
2007-02-26 05:35:40
·
answer #3
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
1⤊
0⤋
Eu descreveria como "algo antigo".
Tudo isso é fruto de uma diputa acirrada entre "fé e razão",que aconteceu entre os séculos XVI e XVIII, e alcançou o ápice com o Iluminismo, racionalismo, liberalismo teológico, (...);
A Idade Média foi cruel para o ser humano, principalmente quando se trata de religiosidade. Tudo era explicado pela fé. "Grosseiramente" falando, bastava estar na Igreja, e servir a "um deus". "Compre seu lugar no céu" (...), "saia do purgatório" (...).
O clero religioso era cruel e manipulador. Usava da fé dos incultos, para adquirir riquezas e pagar "as contas" do Estado.
Excessos aconteceram. Aqui, podemos falar das indulgências, penitências, etc.
Na transição da Idade Média, para a Moderna. Com as navegações, e os "processos de reforma", marcada historicamente por uma nova visão de mundo, nova concepção do ser humano, a Ciencia começa a questionar a fé, sobre algumas coisas.
Aqui se percebeu que a fé, muitas das vezes não explicava todas as coisas - algumas vezes porque estava associada aos interesses da Igreja dominadora que trabalhava conjunta ao Estado, que se aproveitava da "ignorância" para "lucrar".
Um embate enorme aconteceu. Quase que se banaliza a fé. O ser humano passa a ser exaltado, a fé em deus não estava com nada. Para estar liberto de qualuqer tipo de opressão bastava adquirir conhecimento. Estudar liberta - ciencia - razão - intelecto. "Aprenda sempre mais, e assim nunca mais será oprimido" - enganado.
Só que com o passar do tempo, vieram as guerras mundiais. Uma vizível disputa pelo poder, iniciada por seres humanos intelectualizados que agora usavam a sua inteligência para oprimir conquistar, mesmo que para isso fosse preciso matar.
Os teólogos "entram de sola". Como pode a educação - a razão - a ciência - ser boa? Como pode o ser humao, ter algo de bom se "aprende para fazer guerra"???
Deus é o quepode perdoar. O ser humano pecador.
A fé ganha um novo espaço (...).
E o conflito, muitas das vezes ideológico - fé e razão - , continua até os dias de hoje.
Uma opinião minha. Com um pouco de boa vontade, enxergaríamos "fé na ciência", e "ciência na religião". Podem ser parceiras, convergentes.
Fácil não é. Mas a teologia pode ajudar a esclarescer alguns pontos que considero fundamentais para a existência humana.
Espero ter contribuído com algo.
Abraço.
2007-02-26 06:05:45
·
answer #4
·
answered by juniormetodista 2
·
0⤊
0⤋
Bom, vamos lá.
Acreditamos que todos nascemos. 1x1
Crescemos aproveitando as coisas boas da vida, cada um de sua maneira. 2x2
Morremos e acaba a vida para nós 3x3
Mas para o religioso, temos a promessa que Jesus voltará levará aqueles que fazem o que ele pede, para viver junto Dele, com uma vida eterna, sem dor, nem pranto, nem ranger de dentes.
Ai nós religiosos, que seguimos às vontades de Deus, descritas todas na Bíblia, desempatamos e vencemos, mas se não acontecer, permaneceremos no empate.
OBS. O QUE É MELHOR, TER A CHANCE DE VENCER E EMPATAR OU TER A CHANCE DE EMPATAR E PERDER?
2007-02-26 05:57:13
·
answer #5
·
answered by claudergomes 2
·
0⤊
0⤋
Não seria nada de anormal desde que os religiosos não fundamentalistas e os cientistas se baseem somente em fatos e não em teorias (lembre-se de que o maior confronto da ciência com a bíblia é na teoria da evolução. Que é só teoria)
Se se deixarem que os fatos falem por si:
E se as conversas forem guiadas por princípios sólidos.
Se se guiarem pelas evidências mais idôneas, podem chegar a um consenso
Mas podem ser facilmente desencaminhados nessa busca da verdade científica ou religiosa se se basearem em teorias. Falando de modo realista, nenhum de nós tem condições de avaliar todo o conhecimento e conceitos científicos que hoje enchem enormes bibliotecas.
E já a Bíblia é um compêndio de ensinamentos espirituais, de fácil manuseio. A Bíblia é comprovada por fatos estabelecidos.
Quanto ao conhecimento em geral — tanto na ciência como na religião —, é preciso um esforço sincero para distinguir entre fato e especulação, entre realidade e engano.
Conforme alertou o escritor bíblico Paulo, precisamos rejeitar as “contradições do falsamente chamado ‘conhecimento’ ”. (1 Timóteo 6:20)
Então para conciliar a ciência e a Bíblia, precisamos deixar que os fatos falem por si, evitando conjecturas e especulações, e examinar como cada fato apóia e amplia outro.
Só para citar um exemplo: Quando entendemos que a Bíblia usa o termo “dia” para representar vários períodos, compreendemos que os seis dias criativos em Gênesis não entram em conflito com a conclusão científica de que a Terra tem cerca de quatro bilhões e meio de anos.
Segundo a Bíblia, a Terra já existia por um período não especificado antes de começarem os dias criativos.
Mesmo que uma revisão de conceitos científicos atribua uma idade diferente para o nosso planeta, as declarações bíblicas ainda são verazes. Longe de contradizer a Bíblia, a ciência, nesse e em muitos outros casos, na verdade fornece amplas informações suplementares sobre o Universo físico, tanto no presente como no passado.
2007-02-26 05:54:54
·
answer #6
·
answered by Herman 6
·
0⤊
0⤋
Elas não são opostas, muito pelo contrario, a ciencia é algo que vem de Deus. Deus foi quem deu a inteligencia ao homem, para que viesse perquisar e aprender, mas o homem é tão arrogante que quando começa a aprender um pouquinho a mais, ja se afasta de Deus, questinando a sua existencia, pois antes mesmo que alguém viesse descobrir que a terra era redonda, ou que o universo existia, ou que ouveram dinossauros na terra a propria biblia ja citava sobre isso.
A Grandeza de Deus nem se compara com imensidão do Universo, ou algo que ainda venhamos a descobrir.
*quem quiser saber mais sobre esse assuntos que a biblia cita, me envie email que passo as passagem biblicas para conferencia.
2007-02-26 05:50:58
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não há confronto. Uma não exclui nem contesta a outra.
2007-02-26 05:44:11
·
answer #8
·
answered by Steiner 7
·
0⤊
0⤋
Com uma só palavra: "INUTIL"!
Como qualquer outra briga.
2007-02-26 05:43:44
·
answer #9
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
Muitas vezes é RAZÃO X TRADIÇÃO.
2007-02-26 05:41:46
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋