Oi Gaucho
A resposta é simples:
Eles foram projetados para isso.
A composição da "borracha" (que está longe de ser borracha pura) é desenvolvida para não "dechavar" durante essas alterações e o desenho e materiais das "cintas" de estruturação também tem projeto específico para cada avião, tal como os pneus da fórmula 1.
Nas décadas de 70 e 80 virou moda os "engenheiros de esquina", filhinhos de papai que acham que são melhores projetistas do que os das montadoras, colocarem pneus de avião em um tipo de jipinho chamado "Buggi" e em tricículos motorizados.
Um jogo de pneus não durava nem 500 Km e dechavavam ou estouravam e não raramente feriam ou matavam os seus ocupantes. Um desses idiotas foi o Wagner Montes que não morreu, mas perdeu uma perna no capotamento de um tricículo.
As composições e estruturas dos pneus são um segredo de fábrica guardados a sete chaves, pois é nelas que estão a segurança, performance e durabilidade do produto.
Abs
2007-02-26 04:30:10
·
answer #1
·
answered by Químico 7
·
1⤊
0⤋
Caro amigo. O maior problema para o pneu suportar é o impacto com o solo em si, no momento em que toca o solo.
Para isto, ele tem várias e várias camadas de lona, que o deixam extremamente resistente.
Lógico que como você falou, também existe o fator mudança de temperatura, mas não é tão drástico quanto se imagina, e de qualquer modo, o material utilizado na composição do pneu resiste às diferenças de temperatura sem sofrer decomposição no momento do pouso.
Abraço.
2007-02-28 21:10:45
·
answer #2
·
answered by Sandro 2
·
1⤊
0⤋
Primeiro que a temperatura não muda bruscamente. Conforme a aeronave desce atemperatura sobe em 2º a cada mil pés. Ao atingir o solo já está a temperatura hambiente. O pneu para aviação tem normalmente muitas camadas. Algumas aeronaves tem aceleradores para que o pneu não atinja o chão a uma velocidade zero, diminuindo o impacto, mas são raros. Em Toronto Canadá é comum os carros rodarem a temperaturas de 30º negativos no inverno e entrar em shoppings subterrâneos onde a temperatura é de 25º positivos. a mudança de tem,peratura é muito mais brusca que no caso do avião.
2007-02-26 12:51:17
·
answer #3
·
answered by Entenda a História 3
·
1⤊
0⤋
Gostei da tua pergunta amigo.
Os Pneus de aeronaves sao incriveis mesmo !!!
Fora o fator de aquecimento como informou, nao devemos esquecer que tambem tem a variacao de pressao externa ( pois o habitáculo dos trens de pouso nao sao pressurizados. Aeronaves voando ha 20000 pes, a pressao exerna é bem menor.
Como os amigos acima informaram quanto a camada de lonas que o pneu possui, tambem tem a estrutura de aco para dar estabilidade ao pneu. Para a temperatura, geralmente os Pneus sao cheios de hidrogenio puro, para nao haver o problema de pressao interna do pneu.
Gostei muito da resposta do nosso amigo Quimico...de fato tem pessoas que ainda tem o costume de utilizar pneus de aeronaves nos "Bugres" que utilizam nas dunas. Principalmente nas cidades do Rio Grande do Norte. Concordo contigo amigo !
Abracos a todos
Mario
2007-03-01 16:05:46
·
answer #4
·
answered by Mário 5
·
0⤊
0⤋
O principal componente do trem de pouso ou trem de aterragem, é o pneu, que pode chegar á 32 num avião de grande porte como Airbus A380.
Comporta do trem ou as duas portas paralelas que ficam abertas quando o avião aterrisa, o compartimento do trem de pouso, grande o suficiente, para inclusive se necessário for uma pessoa acionar o sistema manualmente, através de um sistema de alavancas, encaixadas em ambos os lados do compartimento de armazenamento do trem de pouso. O acesso ao compartimento é feito por um tipo de alçapão localizado próxima a cadeira do navegador.
Sistema elétrico de acionamento, composto por dispositivo, que aciona automáticamente a abertura da comorta do trem de pouso e em seguida, o amortecedor que o desloca para a posição vertical.
Bomba de óleo, especialmente projetada para aumentar pressão do óleo nos sitema hidráulico do trem de pouso, quando este exigir maior quantidade de óleo por um motivo ou outro.
Mangueiras e mangotes que conduzem o óleo em alta pressão.
Um sistema de armazenamento normalmente localizado na parte traseira do avião aonde fica o óleo estabilizado, pois caso contrário pode ficar muito espesso devido as condições do vôo alterando sua característica de uso ( semi aquecido ).
Sistema manual localizado na cabine, quando não é possível acessar as alavancas de expulsão dos trem. Mas esse sistema possui um incoveniente, é muito pesado e dificilmente a tripulação, o piloto, mais o co-piloto e o navegador em conjunto conseguiriam acioná-lo, na verdade é impossível, mas atualmente por determinação das autoridades aéreas de diversos países, foi incluído um sistema de macaco hidráulico, que ajuda manualmente a acionar o sistema manual de trem de pouso. É o mesmo processo da alavanca.
2007-02-27 10:20:53
·
answer #5
·
answered by Adri.pr 4
·
0⤊
0⤋
O segredo consiste no sistema de suspensão, no qual absorve as irregularidades do pouso do avião. Sendo que os pneus possuem resistências especificas para superar o atrito.
Obrigado.
2007-02-26 12:42:43
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋