O Opus Dei (em latim Obra de Deus) é uma prelazia ou prelatura pessoal da Igreja Católica, composta de um prelado, padres seculares e leigos comuns, que se juntam à prelatura de livre vontade. A Prelatura segue uma via de conduta que passa pela santificação do trabalho quotidiano (nas palavras do fundador "o trabalho é santo, santifica-nos e santifica os outros"). Assim, todo e cada um, homem ou mulher, é chamado à santificação pelo trabalho que exerce quotidianamente, encontrando Deus nas coisas ordinárias da Terra.
O Opus Dei foi fundado por Josemaría Escrivá de Balaguer em 2 de Outubro de 1928 em Madrid, na Espanha. Em 14 de Fevereiro de 1930, o seu fundador compreendeu que a instituição também deveria desenvolver o seu apostolado entre as mulheres, vindo, desta a forma a ser fundada, em 14 de Fevereiro de 1943, a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, inseparavelmente unida ao Opus Dei.
Até ao dia 25 de Junho de 1944, o Opus Dei só teve um único sacerdote: o seu fundador e líder Josemaría Escrivá. Nesse dia mais três veteranos da Obra, todos engenheiros de formação, foram ordenados sacerdotes pelo Bispo de Madrid-Alcalá, D. Leopoldo Eijo y Garay. Entre eles encontrava-se Álvaro del Portillo, que mais tarde tomaria o lugar de Escrivá como Prelado do Opus Dei.
Aprovado definitivamente pela Santa Sé em 16 de Junho de 1950, no dia 28 de Novembro de 1982 foi erigido como uma Prelatura pessoal, assim declarado pelo Papa João Paulo II — conforme o Código de Direito Canônico —, que tem como finalidade contribuir para a missão evangelizadora da Igreja.
À época do falecimento do seu fundador, em 26 de Junho de 1975, a prelatura já se estendia pelos cinco continentes, contando com mais de sessenta mil membros de 88 nacionalidades.
O Opus Dei tem como lema "encontrar Deus no trabalho e na vida cotidiana". Procura a santificação de cada cristão no meio do mundo, através do exercício profissional cotidiano e no cumprimento dos deveres pessoais, familiares e sociais de cada um, de maneira a que cada indivíduo se torne um fermento de intensa vida cristã em todos os ambientes em que se encontre inserido.
Para essa finalidade a prelatura proporciona os meios de formação espiritual e atendimento pastoral aos próprios fiéis e também a muitas outras pessoas. Através desse atendimento pastoral, as pessoas são estimuladas a colocar em prática os ensinamentos do Evangelho, mediante o exercício das virtudes cristãs e a santificação do trabalho. Isto significa, para os fiéis da prelatura, trabalhar segundo o espírito de Jesus Cristo: realizar as próprias tarefas com perfeição, como forma de dar glória a Deus e servir aos outros, e, deste modo, contribuir para santificar o mundo, tornando presente o espírito do Evangelho em todas as actividades e realidades temporais. Os membros da prelatura praticam também as chamadas normas de piedade, que consistem em, por exemplo, rezar o terço todos os dias, visitar Deus no sacrário ou confessarem habitualmente.
Os fiéis da prelatura realizam pessoalmente a sua tarefa evangelizadora nos vários âmbitos da sociedade em que estão inseridos. Por conseguinte, o trabalho que levam a cabo não se limita a um campo específico, como a educação, o cuidado de doentes ou a ajuda a deficientes. A Prelatura propõe-se recordar que todos os cristãos, seja qual for a actividade secular a que se dediquem, devem cooperar na solução cristã dos problemas da sociedade e dar testemunho constante da sua fé.
A sede da prelatura do Opus Dei fica em Roma, onde está a igreja prelatícia de Santa Maria da Paz, sob a direção do bispo Dom Javier Echevarría.
CARACTERÍSTICAS:
*Caridade e apostolado;
*Amor à liberdade;
*Vida de oração e sacrifício;
*Mortificação;
*Unidade de vida.
Espero ter ajudado...
Bjus =]
2007-02-25 12:26:43
·
answer #1
·
answered by cris 7
·
3⤊
0⤋
O Opus Dei foi fundado por JosemarÃa Escrivá de Balaguer em 2 de Outubro de 1928 em Madrid, na Espanha. Em 14 de Fevereiro de 1930, o seu fundador compreendeu que a instituição também deveria desenvolver o seu apostolado entre as mulheres, vindo, desta a forma a ser fundada, em 14 de Fevereiro de 1943, a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, inseparavelmente unida ao Opus Dei.
Até ao dia 25 de Junho de 1944, o Opus Dei só teve um único sacerdote: o seu fundador e lÃder JosemarÃa Escrivá. Nesse dia mais três veteranos da Obra, todos engenheiros de formação, foram ordenados sacerdotes pelo Bispo de Madrid-Alcalá, D. Leopoldo Eijo y Garay. Entre eles encontrava-se Ãlvaro del Portillo, que mais tarde tomaria o lugar de Escrivá como Prelado do Opus Dei.
Aprovado definitivamente pela Santa Sé em 16 de Junho de 1950, no dia 28 de Novembro de 1982 foi erigido como uma Prelatura pessoal, assim declarado pelo Papa João Paulo II — conforme o Código de Direito Canônico —, que tem como finalidade contribuir para a missão evangelizadora da Igreja.
à época do falecimento do seu fundador, em 26 de Junho de 1975, a prelatura já se estendia pelos cinco continentes, contando com mais de sessenta mil membros de 88 nacionalidades.
2007-02-25 20:48:21
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋