English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E como eh o tratamento para uma mulher com 'gravidez piscicologica'? O que se pode fazer para ajudar?
Se puderem me responder, eu agradeco.

2007-02-25 04:24:54 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Gravidez e Maternidade Gravidez

5 respostas

Algumas mulheres desejam tanto o beneficio da maternidade que, quando o organismo não consegue conceber, a mente prepara todo o corpo para uma gravidez imaginária. Esta síndrome também é conhecida como Pseudogestação ou Pseudociese e acontece com frequência nos animais de estimação.Querer ser mãe ou o medo inconsciente desta responsabilidade pode acarretar este quadro clínico no ser humano.


para mais consulte:
http://www.atelierdenoivas.com.br/mostra.asp?cod=3097

um abraço!

2007-02-25 04:42:35 · answer #1 · answered by Gregorio 7 · 1 0

eu tive gravides piscologica, jurei que estava gravida e fui ate no medico ele dizendo "não tem nenhum nenen ai", mas nada da mestruação descer e meus seios crescendo doloridos, mnha barriga inchada....fui fazer uma ultra sonografia transvaginal, pq não aceitei a comum....resultado: não tinha nene algum e no dia seguinte a menstruação desceu....

2007-02-25 12:41:42 · answer #2 · answered by elaine brandão b 2 · 2 0

Você obteve ótimas resposta valeu

2007-02-25 14:32:53 · answer #3 · answered by mamute 3 · 0 0

Algumas mulheres desejam tanto engravidar, ou pelo contrário, temem a gravidez por um medo inconsciente e acabam apresentando quadro clínico de pseudociese. Ou seja, a falsa crença de estar grávida, associada com sinais objetivos de gravidez. Há aumento do volume do abdome (barriga), náuseas, vômitos, sensação subjetiva de que o bebê está se mexendo e até aumento de mamas com secreção de leite. A amenorréia (ausência de menstruação) é um sinal característico.
Não podemos nos esquecer dos aspectos psicológicos que podem estar envolvidos também na pseudociese. Essas mulheres podem ter um ego frágil. Ou seja, mesmo sendo pessoas ativas, inteligentes e dinâmicas no dia-a-dia, podem sentir um enorme sentimento de vazio e insegurança, precisando de reforços positivos de terceiros. Muitas vezes durante a infância, os pais dessas pacientes só refletiram apatia e monotonia nos vínculos estabelecidos, faltando um feedback positivo para a auto-estima que pode chegar a perder ou sentir-se sem identidade.
Para a psiquiatria, a pseudociese é classificada como um transtorno somatoforme sem outra especificação (F45.9). O que caracteriza um transtorno somatoforme é a presença de sintomas físicos que sugerem uma condição médica geral (daí, o termo somatoforme), porém não são completamente explicados por uma condição médica geral, pelos efeitos diretos de uma substância ou por um outro transtorno mental (por ex., Transtorno de Pânico). Os sintomas físicos apresentados são involuntários, não estão sob o controle da paciente.
O eixo hormonal formado por hipotálamo (estrutura do sistema nervoso central, pertencente ao sistema límbico que rege as emoções), hipófise (glândula do cérebro) e ovários é muito influenciado pelo estresse e por estados emocionais como depressão e ansiedade.
O hipotálamo produz o GnRH, o hormônio liberador de gonadotrofinas, e o PIH (hormônio inibidor da Prolactina-PRL) . O GnRH atinge a hipófise, que em resposta libera as gonadotrofinas FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante). Em linhas bem gerais e sumárias, o FSH é responsável pelo amadurecimento dos folículos ovarianos, tem pico na primeira fase do ciclo menstrual (folicular ou proliferativa) e tem uma íntima relação com a produção do estrogênio (hormônio feminino) nos ovários. Já o LH, leva à ovulação e ao desenvolvimento do corpo lúteo, tendo pico na segunda fase do ciclo menstrual, conhecida como fase secretora, e tem relação com a progesterona. Por sua vez, os hormônios produzidos pelos ovários são capazes de inibir as secreções da hipófise e hipotálamo, mecanismo conhecido na medicina com o nome de 'feed-back negativo'. É claro que o processo é muito mais complexo e abrangente, porém, tais explicações básicas são necessárias às pessoas leigas, a fim de que possam entender a relação entre anovulação (ausência de ovulação - como ocorre na pseudociese-, e fatores emocionais.
Na pseudociese, pode-se detectar níveis elevados de LH e Prolactina (também é um hormônio produzido pela hipófise). Isso ocorre porque há, nas mulheres com pseudociese, uma redução da atividade do neurotransmissor dopamina (substância que faz a comunicação entre os neurônios, um mensageiro químico cerebral) que tem a função de inibir os pulsos hipotalâmicos de GnRH e também inibir a secreção de Prolactina (PRL) pela hipófise. Portanto, na ausência de tais inibições exercidas pela dopamina, aumenta-se, conseqüentemente, o LH e a Prolactina, sinais clínicos típicos da pseudociese. O estresse vivenciado por tais pacientes tem este poder de alterar aspectos neuroendócrinos.
Há também uma outra hipótese para a pseudociese: a disfunção de beta-endorfinas (substâncias produzidas pelo organismo, semelhantes à molécula da morfina) que também podem levar a uma diminuição dos pulsos de secreção do GnRH.
Outros fatores também podem levar à anovulação crônica, de origem no sistema nervoso central, como a pseudociese. A atividade física exacerbada (atletas de maratona) e o uso de certos medicamentos como calmantes podem impedir a ovulação. A desnutrição e a anorexia nervosa também interferem.... !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :]

2007-02-25 12:53:15 · answer #4 · answered by KKzinha 6 · 1 1

gravidez psicológica digamos que sim, mais ela só acontece quando a mulher tem muita vontade de ter a criança então a barriga cresse ela sente enjoou como uma gravidez normal mais sem bebe

2007-02-25 12:44:00 · answer #5 · answered by aninha 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers