Antônio Ermírio de Moraes (São Paulo, 4 de junho de 1928) é um dos maiores e mais bem-sucedidos empresários e industriais brasileiros, um ícone dentro de sua classe
Membro do conselho de administração do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio é a terceira geração que comanda o grupo fundado por seus ancestrais: o avô, imigrante português Antônio Pereira Inácio, e seu pai, o senador José Ermírio de Morais, que ampliou a empresa em sua época.
O empresário também dedica muitas horas do seu dia à Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo, à Associação Cruz Verde de São Paulo, à Fundação Antônio Prudente, às Casas André Luiz, entre outras organizações não governamentais.
O Grupo Votorantim atua nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco,níquel, aços longos, filmes de polipropileno biorientado, especialidades químicas e suco de laranja. Tem até um banco que faz parte do conglomerado, mas Ermírio costuma brincar que a instituição só foi criada "para não pagar os juros cobrados pelo mercado e estabelecidos pelo Banco Central", o Banco Votorantim e a BV Financeira, que atua no ramo de crédito, e hoje já ocupa o terceiro lugar no ranking de financiamentos[Carece de fontes?], disputando o mercado com bancos e financeiras de capital estrangeiro ou com maior tempo de mercado, em dez anos passou de promessa a líder de mercado, recebendo por três anos consecutivos o premio da "Revista Exame", como a melhor financeira do país.
O empresário transformou o grupo em multinacional, com a aquisição de uma fábrica de alumínio no Canadá. Este segmento da economia merece suas atenções em 100% do tempo. Ele cuida do dia-a-dia da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que ainda está sob seu comando direto.
Ao mesmo tempo que lida com matérias-primas, Ermírio deu o aval para a criação da Votorantim Ventures, a caçula das empresas do grupo criada há quase quatro anos. A Ventures é um fundo de investimento com trezentos milhões de dólares para aplicar em áreas tão diversas como biotecnologia, bioinformática, distribuição de MRO, serviços de datacenter e de call center, comércio eletrônico e biodiversidade. "É importante abrir uma nova vereda para poder crescer mais". "Mas, se o resultado não for satisfatório, não é nada que vá machucar o grupo.", diz Antonio Ermírio, e completa: "É uma semente que estamos plantando". "É impossível saber tudo pelos livros. Temos de arriscar alguma coisa."
Assim como seu pai, decidiu se aventurar pela política, lançando-se à candidatura ao governo do Estado de São Paulo em 1986 pelo PTB, ficando em segundo lugar, perdendo para Orestes Quércia (na época não havia segundo turno). Indagado posteriormente sobre essa ocasião, disse que se arrependeu profundamente de ter se lançado em tal experiência.
Um dado curioso é que gosta de escrever peças de teatro, tendo duas de suas obras lançadas no circuito paulistano.
Sobre a cidade de São Paulo, o empresário afirmou: "São Paulo tem o espírito de luta e conquista dos antigos bandeirantes. É desbravadora. É uma cidade que valoriza o trabalho e não quer nada de graça. Recebe gente de todas as partes do Brasil e do mundo, que se envolve nesse movimento e se orgulha do que faz. Se alguém não produz nada, fica envergonhado. O que precisa melhorar? O trânsito nas ruas. Quanto ao futuro da indústria de São Paulo, ele está na tecnologia. São atividades que não poluem e ocupam menos espaço. Espero que São Paulo seja o cérebro da nação".
2007-02-25 04:19:45
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋