English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Esqueça o desenvolvimento sustentável
Escrito por Adriano Senkevics ligado 23rd Fevereiro 2007

Quando o ser humano começou a tomar consciência de que sua atuação na Terra, atrelada à incessante evolução da tecnologia, era maléfica ao equilíbrio do planeta, talvez já fosse um pouco tarde. A Amazônia já havia sofrido, a concentração de gás carbônico na atmosfera era maior do que o normal, a camada de ozônio estava danificada, muitas espécies em risco de extinção etc. A partir daí, o homem criou o conceito de desenvolvimento sustentável como maneira de acabar com os problemas.

Na realidade, chegamos a uma poluição tão grande que, mesmo aplicando o desenvolvimento sustentável, a inércia das nossas ações ainda trará graves conseqüências. Assim como num carro, se pararmos de acelerar, ele vai continuar andando mais alguns metros por causa da inércia. O que devemos fazer é pisar no freio. Para isso, só com uma ‘retirada’ sustentável. Para explicar melhor, vou usar o exemplo do aquecimento global.

Não basta só reduzir as emissões de gás carbônico e outros gases poluentes, a grande meta e o grande dilema do século XXI. Também precisamos reduzir a quantidade desses gases já emitida. Como fazer isso?

Não é fácil, mas há projetos de estudo em cima disso. Uma das maneiras é enterrar o gás carbônico em poços de petróleo já vazios, em minas de carvão mineral que já se esgotaram, e outros lugares. Outro jeito é forçar um aumento da absorção desse dióxido de carbono, trocando em miúdos, seqüestrar o carbono. É possível fazer isso com largos projetos de reflorestamento ou podemos multiplicar as algas oceânicas, responsáveis por mais de 90% da produção de gás oxigênio, pelo processo de fotossíntese.

Ou seja, o problema é complicado. Se o homem tivesse uma consciência ambiental há alguns séculos, e naquela época já aplicasse o desenvolvimento sustentável, não chegaríamos aonde chegamos agora. A responsabilidade aumentou, pois além de aplicar o desenvolvimento sustentável, devemos iniciar também a tal da ‘retirada’. Caso contrário, os efeitos que menos desejamos serão sentidos praticamente da mesma forma daqui a algumas décadas.

Adriano é articulista do blog Letras Despidas:
www.letrasdespidas.wordpress.com

Enviado em Mundo | Nenhum comentário »

OpenCola: Open source da Coca-Cola
Escrito por luanborges ligado 20th Fevereiro 2007



Depois do Open source de vários programas da informática, ou genéricos, como Firefox (Internet Explorer), OpenOffice (Microsoft Office), Linux (Windows) e vários outros, que seguem a onda de fazerem um programa gratuito e de fácil edição, uma empresa canadense criou a versão Open source da Coca-Cola, o OpenCola. Uma receita livre de fácil edição, que segue uma linha muito parecido com a Coca-Cola. Você, em sua casa, pode criar uma versão do OpenCola.

Qualquer empresa pode criar uma versão industrial do OpenCola e distribuí-la. Isso pode significar o fim dos amargos Tobi e Dolly Cola.

A empresa que distribuia o OpenCola faliu, mas sua receita, registrada na GNU General Public License, está na Wikipédia Americana. A receita é mais ou menos assim:

10.0 g food-grade gum arabic
3.50 mL orange oil
3.00 mL water
2.75 mL lime oil
1.25 mL cassia oil
1.00 mL lemon oil
1.25 mL Totse juice
1.00 mL nutmeg oil
0.25 mL coriander oil
0.25 mL neroli oil
0.25 mL lavender oil
2.36 kg plain granulated white table sugar
2.28 L water
30.0 mL caramel colour
3.50 tsp. 75% phosphoric acid or citric acid
2.00 tsp. flavouring formula
0.50 tsp. caffeine (optional)
Enviado em Notas Rápidas, Mundo | Nenhum comentário »

Faltam 7 dias…
Escrito por luanborges ligado 8th Fevereiro 2007

Como alguns puderam notar, ali do lado tem uma contagem regressiva que marcam que faltam 7 dias. Não, não é a Samara do O Chamado que vem te pegar, muito menos a do Orkut. É uma novidade que vem por aí.

Por conta dessa novidade, o blog pode permanecer sem atualização por um tempo. Pedimos sua total compreensão!

Enviado em Notas Rápidas, Mundo | Nenhum comentário »

Imagem: Aquecimento Global
Escrito por luanborges ligado 3rd Fevereiro 2007

Se notícias e textos não te comovem, talvez uma imagem



Basta ao aquecimento global.

Enviado em Mundo | 8 Comentários »

Aquecimento Global
Escrito por luanborges ligado 2nd Fevereiro 2007



Hoje foi apresentado o mais alarmante relatório da ONU sobre o Aquecimento Global que comprovou aquilo que já sabiamos: os furacões, tornados, maremotos, ondas de calor e frio é culpa nossa. As seis maiores pragas do Aquecimento Global são essas:

1. O Ártico está derretendo

A cobertura de gelo da região no verão diminuiu ao ritmo constante de 8% ao ano há três décadas. Em 2005, a camada de gelo foi 20% menor em relação à de 1979, uma redução de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, o equivalente à soma dos territórios da França, da Alemanha e do Reino Unido. No entanto, no Hemisfério Sul, durante os últimos 35 anos, o derretimento apenas aconteceu em cerca de 2% da Antártida; nos restantes 98%, houve um esfriamento e a IPPC estima que a massa da neve deverá aumentar durante este século. É de notar igualmente que no período quente da Idade Média também não havia gelo no Ártico e havia quintas dos Viking na Gronelândia.
2. Os furacões estão cada vez mais fortes

Devido ao aquecimento das águas, a ocorrência de furacões das categorias 4 e 5 (os mais intensos da escala), dobrou nos últimos 35 anos.
3. O Brasil na rota dos furacões

O litoral sul do Brasil foi varrido por um forte furacão em 2004 (Furacão Catarina).
4. O nível do mar subiu

A elevação desde o início do século passado está entre 10 e 25 centímetros. Em certas áreas litorâneas, como algumas ilhas do Pacífico, isso significou um avanço de 100 metros na maré alta. Actualmente (Setembro de 2006), o painel intergovernamental de mudança climática estima que o nível das águas poderá subir entre 14 e 43 cm até o fim deste século. Estudos recentes parecem indicar que, contrariamente ao que antes se pensava, o aumento das taxas de CO2 na atmosfera não está a provocar nenhuma aceleração na taxa de subida do nível do mar [veja].
5. Os desertos avançam

O total de áreas atingidas por secas dobrou em trinta anos. Um quarto da superfície do planeta é agora de deserto. Só na China, as áreas desérticas avançam 10.000 quilômetros quadrados por ano, o equivalente ao território do Líbano.
6. Já se contam os mortos

A Organização das Nações Unidas estima que 150.000 pessoas morrem anualmente por causa de secas, inundações e outros fatores relacionados diretamente ao aquecimento global. Estima-se que em 2030, o número dobrará.
DANIELA FERNANDES
da BBC Brasil, em Paris

O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU) culpa a ação do homem pelo aquecimento global e prevê um cenário de catástrofe ambiental.

“Concentrações de dióxido de carbono (CO2), metano e óxido nitroso aumentaram notavelmente como resultado das atividades humanas desde 1750, e agora excedem, em muito, os valores (anteriores)”, diz o relatório.

“Os aumentos globais na concentração de dióxido de carbono se devem, sobretudo, ao uso de combustíveis fósseis e mudanças no manejo da terra, enquanto o aumento de metano e óxido nitroso se deve primordialmente à agricultura.”

As conclusões estão descritas no “Resumo para os Formuladores de Políticas”, que integra a primeira parte do relatório “Mudanças Climáticas 2007″.

O documento diz que, até o fim deste século, a temperatura da Terra pode subir de 1,8ºC – na melhor das hipóteses – até 4ºC.

O derretimento das camadas polares deve fazer com que os oceanos se elevem entre 18 cm e 58 cm até 2100, dizem os cientistas. Além disso, tufões e secas devem se tornar mais intensos.

Referência

Durante toda a semana, mais de 500 cientistas e representantes governamentais se reuniram a portas fechadas na sede da Unesco, em Paris, para concluir e aprovar o texto sobre as constatações científicas em relação ao aquecimento global.

As conclusões estavam sendo bastante esperadas porque servirão como referência para toda a comunidade científica mundial. O texto foi discutido linha por linha pelos participantes da reunião em Paris.

Os especialistas debateram, por exemplo, a terminologia para designar o grau de responsabilidade da ação humana no aquecimento global.

Alguns preferiam utilizar o termo “inequívoca”, outros preferiam a expressão “além de qualquer dúvida razoável”.

Ao final, os cientistas concluíram que há 90% de chance de o aquecimento global observado nos últimos 50 anos ter sido causado pela atividade humana.

É um aumento expressivo em relação ao último relatório, de 2001, que apontava uma probabilidade de 66%.

O co-presidente do IPCC, Achim Steiner, disse que o documento “acaba com as interrogações” em relação à ação do homem no aquecimento global.

Kyoto

O presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, disse esperar “que este relatório deixe as pessoas chocadas e leve os governos a agirem com mais seriedade”.

Este é o quarto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente para avaliar as informações científicas e sócio-econômicas sobre o aquecimento global.

O relatório anterior, de 1995, serviu de base para a elaboração do Protocolo de Kyoto, que dois anos depois impôs aos países desenvolvidos uma meta de reduzir em 5,2% as emissões de gases de efeito estufa até 2012.

Prevê-se que o quarto relatório do IPCC sirva como referência para o “pós-Kyoto”, ou seja, para o compromisso dos países após 2012, quando expira o atual protocolo.

O tema será um dos assuntos centrais da reunião da ONU em Bali, na Indonésia, em dezembro próximo.

O texto integral do quarto relatório “Mudanças Climáticas 2007″ totalizará cerca de 900 páginas e será divulgado por partes até novembro deste ano.

Ainda serão divulgados estudos sobre o impacto das mudanças climáticas e sobre as formas de controle das emissões de gases de efeito estufa.

Enviado em Mundo | 1 Comment »

Hillary Clinton começa campanha
Escrito por luanborges ligado 27th Janeiro 2007


A senadora americana Hillary Clinton começou a campanha pré-eleitoral neste sábado com uma visita a Iowa (norte) - um Estado amplamente rural dos Estados Unidos que será o primeiro a se pronunciar como parte do processo das primárias para as presidenciais de 2008.

Uma semana depois de anunciar a pretensão de se lançar à indicação democrata e com a firme intenção de consegui-la, a campanha de Hillary vem causando um verdadeiro frenesi na mídia, num momento em que as pesquisas a situam na cabeça entre os democratas: segundo uma enquete publicada neste sábado pela revista Newsweek, ela teria o apoio de 55% dos democratas, contra 35% que prefeririam o adversário Barack Obama, a estrela em ascensão do partido.

A pesquisa da Newsweek também a dá como vencedora no caso de um duelo contra um dos três favoritos atuais à corrida pela indicação republicana, o senador John McCain (50% contra 44%), o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani (49% contra 46%) e contra o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney (56% contra 37%).

Em troca, as sondagens mais recentes mostram que Hillary enfrenta dificuldades neste final de semana para conseguir eleitores no Estado de Iowa (centro-oeste).

(do G1)

Enviado em Mundo, Política | Nenhum comentário »

Rapidinha do Blog
Escrito por luanborges ligado 24th Janeiro 2007

Voltamos com a coluna “Rapidinhas do Blog”, que são algumas notícias e comentários rápidos. É quase uma “Cicarelli”, só que em terra firme…

Bispa Sônia ou Nº 2007002788, como preferirem…
A Bispa Sônia, ou Nº 2007002788 (número dela no FBI) foi liberada da prisão com uma tornozeleira eletrônica que diz pra polícia cada passo dela (dá até pra fazer um Big Brother Renascer, ou Big Brother Presidários, ou Big Brother Negadores de Impostos e por aí vai). O que mais impressiona é a diference que a Bispa Sônia “2007002788″ estás muito diferente do visual luxuoso de quando ela ia pregar pra agora que cumpre pena com o uniforme bege.





à esquerda nº 2007002788 e à direira Bispa Sônia Hernandes

Aguladas de defunto
Ronaldo Esper, que foi preso roubando dois vasos de um cemitério em São Paulo, dirigindo um fusca, dá entrevista hoje para Luciana Gimenez, programa para qual trabalha. Diferente dos outros dias, hoje será só ele e ela e não tem agulhadas. O programa deve atingir picos (eu disse PICOS!) de audiência altos para a atração.



Ronaldo Esper: do luxo ao lixo

Especial Tom Jobim na Globo
Parece que a Globo quer resgatar antigos nomes da MPB, já falecidos. Neste domingo, vai ao ar o especial sobre a vida de Tom Jobim. No fim do ano passado (como tivesse passado muito tempo) a Globo fez o especial “Por Toda a Minha Vida”, sobre Elis Regina. Nossos ouvidos agradecem…



Rede Globo homenageia Tom Jobim

Enviado em Notas Rápidas, Televisão, Mundo, Música | 1 Comment »

Menino de 9 anos engana autoridades e foge nos EUA
Escrito por luanborges ligado 20th Janeiro 2007



LAKEWOOD, Estados Unidos - Em uma aventura digna do filme “Prenda-me se for capaz”, um menino americano de apenas nove anos pode enfrentar acusações judiciais depois de fugir em um automóvel em grande velocidade e cruzar os Estados Unidos com direito a duas viagens de avião, sem passagem, antes de chegar ao Texas.

(Matéria completa clicando aqui)

10 motivos porque isso não poderia acontecer no Brasil

1 - Ele não conseguiria correr 140 KM/H por mais de uma hora por problemas na suspensão: quebrou no buraco.

2 - Se fosse em estradas paulistanas teria que ter, no mínimo, 50 reais para pagar pedágios.

3 - Não conseguiria pegar dois aviões na mesma semana, incrivelmente houve problemas no Cindacta-1, 2, 3 e 4

3.5 - Ou então a TAM iria fazer uma manutenção nas aeronaves em horário de pico e não programada

4 - Ele não conseguiria acentos, por conta do overbook.

5 - O garoto iria para a Funabem, e transformaria o nome em FUGABEM.

6 - Brasília iria decidir o que fazer com o garoto, enquanto ele faz mais uma dessas

7 - O garoto não teria destaque algum nos telejornais, ao menos se caísse no buraco do Metrô.

7.5 - Ou se fizesse outro buraco.

8 - Os direitos humanos iria falar que ele é inocente e mudou todo o país só pra chegar em casa

9 - O vídeo do garoto fugindo viraria um “must” no Youtube, sendo exibido no Kibeloco, Jacaré Banguela, Ora Pois, HumorTadela e Charges.Com.Br

9.3 - O Kibeloco iria reivindicar a autoria do vídeo

9.4 - Assim como o Jacaré Banguela

9.5 - E surgiria um “funk-remix” da fuga

10 - E seria chamado para o “Superpop”

10.1 - E pro “Boa Noite Brasil”

10.2 - E pro “Pra Valer”

10.3 - E pro “TV Fama”

10.4 - E pro “A Tarde é Sua”

10.5 - E pro “Hoje em Dia”.

Enviado em Notas Rápidas, Mundo | Nenhum comentário »

CHÁVEZ MANDA A ALCA “PRO CARALH*”
Escrito por luanborges ligado 14th Janeiro 2007

ZUMBAHUA (Equador) - O presidente venezuelano Hugo Chávez mandou neste domingo (14) a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA, promovida pelos Estados Unidos) “pro caralh*” e convidou o Equador a se unir a sua iniciativa da Alternativa Bolivariana das Américas (ALBA).

“A ALCA pro caralh*! Abaixo o império norte-americano, viva a união dos povos da América Latina”, afirmou Chávez na localidade andina de Zumbahua, centro do Equador, onde acompanhou o presidente eleito Rafael Correa em sua posse simbólica em um ato indígena.

“Chegou a hora da libertação dos povos da América Latina”, afirmou Chávez na cerimônia em que Correa recebeu um bastão (de madeira e prata) por parte dos dirigentes aborígenes um dia antes de sua posse oficial.

“Isso é uma ressurreição, o povo latino-americano ressuscitou”, declarou ainda, classificando Correa como um “novo líder da nova esquerda da América Latina”.

“A Venezuela se coloca às ordens do povo equatoriano”, assinalou, enfatizando que vão ser assinados acordos de integração entre os dois países.

Na colorida manifestação deste domingo, Chávez incentivou os participantes a cantar “Correa, amigo, o povo está contigo”.

Do G1

——————

Eta viu, hein! Já pensou o Lula mandando a oposição pra put* que pariu?

Enviado em Mundo, Política | Nenhum comentário »

Notas Rápidas e Imagens da Semana: Sanguessugas, Horário Político e Guerra do Iraque
Escrito por luanborges ligado 17th Setembro 2006

Primeiramente, pedimos desculpas pela desatualização do Blog esta semana. Foi uma semana muito corrida para nossos colunistas, e infelizmente não foi possível atualizar suas colunas. Essa semana voltamos com nossas atividades normais.

Nota 10 - Para a Polícia, que prendeu Luiz Antonio Vedoin, pela segunda vez no último dia 15. Vedoin é um dos donos da Planan e teria sido preso por esconder da Justiça fotos e gravações que envolveriam políticos da oposição. Agora, tem que ser impedido que ele saia da prisão novamente e que ele pague por tudo que fez.

Nota 0 - Para o TRE, que diminuiu o tempo da coligação “Por Um Brasil Decente” (PSDB - PFL) e não exibiu a propaganda partidária do PCO (Partido da Causa Operária), que teve a canditadura de Rui Costa Pimenta “impuguinada”, segundo seu horário regional no Nordeste. Essa diminuição impede que Geraldo Alckmin não fale de seus projetos e que ele não fale sobre os cassos de corrupção que explodiram no Governo Lula. Isso é uma verdadeira censura que merece repúdio. A alegação do TRE é desconhecida.

Imagem da Semana




Pessoas olham carros destroçados depois de explosão de Carro-Bomba no Iraque.


Enviado em Mundo | Nenhum comentário »

Blog at WordPress.com. | Theme: Andreas09 by Andreas Viklund.

2007-02-24 21:10:35 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Se for por causa daquela história do calendário maia, então digite: www.acreditoemqualquercoisa.br

2007-02-24 20:38:19 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

"Modex" ? Isso é mais uma campanha protestante, camuflada. Tenha certeza. É mais uma estratégia de disseminar o terror entre as pessoas. Sai dessa, é uma furada!

2007-02-24 23:59:47 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

é simples... é so você descobrir o raio da curvatura do tempo então girar em uma velocidade superior a velocidade da luz , então viajará no tempo e irás saber....

boa sorte

2007-02-24 23:27:27 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers