English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O mesmo Erasmo, outrora aliado, agora acusava Lutero: “Não queres acusar os amotinados, mas eles te acusam e os autores desta guerra se jactam com o Evangelho”. (Brentano: 122)

Embora Lutero não tenha tido toda a culpa pela guerra dos camponeses, Grisar mostra que a “doutrina da liberdade evangélica teve o papel principal”. E que ao incitar a violência contra a Igreja, de fato deu o combustível aos revoltosos: “Quantas vezes Lutero não intimou seus seguidores a destruir Igrejas, mosteiros, e dioceses do Anticristo (?)” (Grisar: 279-280)

2007-02-24 02:20:32 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

Será que Lutero foi mais criminoso do que os inocentes Católicos da Santa Inquisição?
Quem tem telhado de vidro, não joga pedras no telhado dos outros!!!!!

2007-02-24 02:28:38 · answer #1 · answered by ygorusan 6 · 1 0

Olha, falar de violência religiosa e citar Lutero como exemplo é no mínimo desconhecimento da história. Quem nunca ouviu falar das cruzadas? Ou do holocausto judeu pelos nazistas e quem estava apoiando aquele massacre? Ou quem nunca ouviu falar da Escola de Sagres - A companhia de Jesus (Os Jesuítas). Conhecem a história?

2007-02-27 18:01:04 · answer #2 · answered by jvcrdb 7 · 0 0

1- os filhos não tem só muita influência dos pais, como também do meio ambiente em que vivem. Gente que faz da bandidagem estilo de vida, das drogas finalidade na vida, aprenderam com os pais? Uma boa educação cívica/religiosa ajudará muito na formação do indivíduo; porém, conforme o meio e influências em que vive - e que aceita - muito será destruido.
2- Lutero não era, nunca foi um criminoso - simplesmente era um padre que se revoltou contra algumas atitudes da Igreja na epoca e, com o desdobrar dos acontecimentos, acabou se separando da Igreja católica. Para saber mais, leia o livro "MARTIN LUTHER", de Lucien Fevre - historiador francês ateu e comunista, e portanto isento nas posições que toma no desenvolvimento do estudo biográfico.
3- aproveito para fazer um adendo:- há 30 anos atrás ou menos, não existiam essas igrejas dos 10%, com pessoas que de repente viram bispos/as e pastores/as. Tudo começou com a imitação de americanos que difundiam suas ideias religiosas pela TV, ficando cada vez mais ricos, e finalmente foram copiados por alguns brasileiros, com muito sucesso financeiro.... Não houvesse uma Igreja Católica, que ao longo dos 2.000 anos de cristianismo ensinou, copiou nos mosteiros a Biblia - Antigo e Novo Testamento, manteve as tradições cristãs, haveria hoje cristianismo? Esteve sempre correta? Não, cometeu muitos erros - porém sempre no campo do humano, e não no dos dogmas religiosos. Maus papas? Sim, mas também inúmeros bons e ótimos...Moram em mansões em Miami? Não, residem no Vaticano. Aquele palácio cheio de obras de arte? Sim, mas dormem num quarto simples, sem luxo ou ostentação, e quando morrem tudo continua pertencendo à Igreja, e não aos seus herdeiros.´
4- Quanto a MARIA, tão vilipendiada por gente que diz conhecer o evangelho, por favor, leiam bem as escrituras e pensem no sacrifício feito por essa jovem ao dizer SIM ao Anjo e ser mãe de Cristo - tudo o que passou a partir daí, os riscos de vida que correu, até ter seu coração dilacerado aos pés da cruz, assistindo a morte de seu filho crucificado.

2007-02-24 11:19:48 · answer #3 · answered by zampanó 3 · 1 1

Isto depende. Meu pai é rabugento, mal-humorado, intolerante, exigente e crítico demais. Eu não sou assim, mas tenho um irmão que assim é. Uma coisa é puxar os defeitos dos pais. Outra é se espelhar neles, por conta própria. E uma terceira coisa é ser influenciado pelos pais, de forma direta. Eu sofro muito com meu pai - mas, sou bem diferente dele, em termos de personalidade. Mas, minha também também é paranóica, neurótica e preocupada demais - só que, ela se esforça para ser uma ótima mãe. Ela não é exatamente ótima, mas chega bem perto. Mas, o problema mesmo é, por exemplo: o filho vê o pai usando armas ilegalmente e resolve copiar - aí sim, é um grande problema. Simples assim!

P.S.: Talvez, você possa responder minha pergunta, em: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AgdUsyZYI6zyHXdu1rw02P_I6gt.?qid=20070222061920AAgEVws

2007-02-24 10:40:13 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 1

Tudo depende. Às vezes um filho pode querer ser melhor do que seu pai. Não repetir os erros que seus pais cometeram com ele. No caso desses conflitos históricos entre protestantes e católicos, o problema está na cabeça das pessoas. Quando a pessoa é fanática, ela mata por qualquer motivo. O fanático é capaz de pregar o amor através do ódio. Parece contraditório mas acontece muito.

2007-02-24 10:32:47 · answer #5 · answered by Jorge P 6 · 0 1

Os filhos levam traços geneticos dos pais, mas, não são copias dos pais. Pode um pai ser honesto e ter um filho bandido como pode o contrário também.....

2007-02-24 10:25:40 · answer #6 · answered by KIKO- Baruk Raba Beshen Adonai 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers