Uma resposta bem prática. Torque é a capacidade de força do motor. Imagine uma alavanca de um metro conectada a eixo (por exemplo de um motor) e na ponta desse eixo voce cologa um peso de 10kg. o torque que voce deve aplicar no eixo para conseguir elevar o peso na horizontal é de 10 Kilo gramas força ou 10 Kgf. A formula é T = r x F (onde T = torque r= raioou comprimento da alavanca ligada ao eixo e f= força.) no nosso exemplo r=1 e a força é 10 Kgf.
Potencia é a capacidade do motor em ralizar trabalho. A potencia pode ser convertida em velocidade, em outras formas de energia (por exemplo um motor acionando um gerador elétrico). Em uma determinada potencia podemos obter mais velocidade ou mais torque e é isso que os redutores ou caixas de cambio fazem. Uma primeira marchar oferece um grande torque mas pouca velocidade ja uma quinta marcha irá proporcionar grande velocidade mas baixo torque. A potencia em ambos os casos pode ser a mesma é so uma questão de como voce transforma essa potencia (mais velocidade ou mais força). A curva de torque de um motor relamente varia de acordo com as rotações do motor e isso depende do projeto do motor e de suas características mecanicas. Um motor ideal seria aquele que oferece uma capacidade de torque o mais linear ou seja um torque quase igual em todas as faixas de rotações, entretanto isso é relativamente dificil de se conseguir.
2007-02-25 09:41:01
·
answer #1
·
answered by Marcelo 1
·
0⤊
0⤋
Na verdade os valores de torque e potência, variam em conseqüência das RPM. Ou seja, o carro desenvolve "x" HP´s à 4000 RPM, sempre será assim, independente da marcha que estiver engatada (ou não). Isso se deve ao projeto do motor, os engenheiros analisam em qual situação o motor será mais utilizado e projetam um motor para ter torque em maior ou menor RPM.
Isso acontece porque naquela rotação, a mistura ar/combustível estará queimando de maneira mais otimizada possível.
2007-02-25 20:51:51
·
answer #2
·
answered by Flavio R 4
·
0⤊
0⤋
cada motor tem seu projeto... onde a curva de torque varia de acordo com a rotacao do motor...
2007-02-23 17:45:07
·
answer #3
·
answered by ilusaum 5
·
0⤊
0⤋
Boa noite, poderia te dar uma resposta quilométrica , chata e enfadonha, porém vou te dar uma resposta curta e incisiva e se aplica para qualquer equação:
"QUANDO SE MUDAM OS PARAMETROS E OS VALORES DE QUALQUER EQUAÇÃO, OS RESULTADOS SEMPRE SERÃO DIFERENTES"
SÓ PARA COMPLEMENTAR A MINHA RESPOSTA, POIS PARECE QUE NÃO FUI BEM ENTENDIDO, QUERO LEMBRAR QUE OS MOTORES ESTACIONARIOS TRABALHAM COM UM SISTEMA CHAMADO DE GOVERNOR OU GOVERNADOR, EM QUE TODA A CURVA DE POTENCIA E TORQUE É DADA EM ROTAÇÃO CONSTANTE, ISSO PROVA QUE NA PRÁTICA A TEORIA E OUTRA...
E SIMPLIFICANDO AINDA BEM MAIS A RESPOSTA PARA A SUA PERGUNTA: O VALOR DE TORQUE VARIA EM FUNÇÃO DA VELOCIDADE , RPM E MARCHA SIMPLISMENTE PORQUE TODAS AS MAQUINAS MOTRIZES TEM UMA CURVA DE TORQUE E POTENCIA, E A VARIAÇÃO DESSES VALORES JÁ ESTÃO EXPRESSOS NA CITAÇÃO "CURVA" DE POTENCIA E TORQUE, É EXATAMENTE O QUE ELA DESCREVE, UMA CURVA ,VALORES DIFERENTES PARA INPUTS DIFERENTES, ENTÃO VOCE TEM QUE IR EM CADA PONTO DESSA CURVA E COLETAR O DADO QUE VOCE DESEJA DADOS OS PARAMETROS QUE VOCE PREESTABELECEU, SE NÃO FOSSE ASSIM TERIAMOS UMA "RETA" DE POTENCIA AONDE OS VALORES DE TORQUE SERIAM CONSTANTES INDEPENDENTEMENTE DA INTERFERENCIA DOS ITENS POR VOCE CITADO OU INPUTS DE MAQUINA, ESSA MAQUINA MOTRIZ NÃO EXISTE E NEM ESTÁ PRÓXIMO O SEU SURGIMENTO.
2007-02-23 16:49:31
·
answer #4
·
answered by rubem r 5
·
0⤊
1⤋