Está é uma das mais intrigantes passagens na Bíblia é o relato de Jesus e a figueira improdutiva. Segundo Marcos 11:12-14, 20-24, quando Jesus avistou uma certa figueira que tinha folhas mas não frutos, ele a amaldiçoou e, em resultado, a árvore secou-se. Contudo, conforme Marcos disse claramente, não era época para figos. Por que, então, Jesus amaldiçoou essa figueira? E por que Marcos, sob inspiração, registrou esse incidente? Embora alguns comentaristas da cristandade tenham encontrado dificuldade para explicar esse relato, os fatos não apenas justificam as ações de Jesus, mas revelam também que Jesus ensinava uma dupla lição de fé!
Por exemplo, embora os figos em geral não amadureçam antes de junho [hem. set.], em geral os frutinhos verdes começam a aparecer nos galhos das figueiras já em fevereiro. De fato, isso acontece dois meses antes de aparecerem as folhas nos galhos, em fins de abril ou início de maio. Assim, por volta da época em que a figueira tem folhas, ela deve com certeza ter figos. Isso ajuda-nos a entender que, quando Jesus viu essa figueira específica em fins de março, embora não fosse a época para que as figueiras tivessem figos maduros, também não era a época para que as figueiras tivessem folhas.
O fato de que esta árvore tinha folhas, mostra que estava madura fora de época. Certamente, não seria desarrazoado, da parte de Jesus, esperar que uma árvore assim estivesse também adiantada, fora de estação, na produção de seus frutos. Essa árvore, porém, era improdutiva. Sem dúvida, como Marcos declarou, a árvore não tinha “nada senão folhas”, isto é, nenhum fruto. Certamente, as folhas davam à árvore uma aparência enganosa.
Mas o por que amaldiçoou Jesus essa figueira improdutiva: Conforme Jesus explicou, foi uma lição para que ‘tivessem fé em Deus’.
Foii a fé de Jesus que fez com que a maldição se cumprisse. Evidentemente, Jesus usava essa ocasião para fornecer uma lição objetiva sobre o poder da fé
E também é razoável crer-se que a figueira infrutífera que Jesus amaldiçoou também era um símbolo da antiga nação judaica, infrutífera. Embora essa nação estivesse numa relação pactuada com Deus, a aparência era enganosa, pois a nação revelou-se infrutífera em matéria de bons frutos, chegando mesmo a rejeitar o próprio Filho de Deus.
2007-02-24 03:41:15
·
answer #1
·
answered by Herman 6
·
4⤊
3⤋
Existe algo chamado "FRUTOS TEMPORÃOS" ...QUE DÃO EM TEMPO E FORA DE TEMPO! FOMOS CHAMADOS PRA GERAR FRUTOS A TODO TEMPO E ISRAEL ESTAVA NA CONDIÇÃO DE ÁRVORE INFRUTÍFERA,QUANDO NA VERDADE DEUS NOS CHAMOU PRA GERARMOS FRUTOS PARA O REINO.
2014-05-30 05:55:18
·
answer #2
·
answered by Shirley O 2
·
5⤊
2⤋
É simples entender o porque Jesus fez esse ato..
Não era época, de fruto, e Jesus quando a viu ela formosa e sem fruto o amaldiçoou, o que aprendo com isso? Jesus odeia hipocrisia, o que tem de gente ai como essa figueira, toda glamorosa por fora, mas por dentro ta seca, sem vida, n gera frutos..
2014-08-20 11:30:11
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Há coisas que não vale a pena tentar explicar... Explica-me esta:
Segundo a Biblia, Adão e Eva foram os primeiros a existir, né? Então eles tiveram filhos e os filhos tiveram filhos e, supostamente, é por isso que nós existimos! Isto quer dizer que a Igreja Católica não considera o incesto como pecado?É que os filhos para terem filhos, só o poderiam fazer com a própria família! Não havia mais ninguém!!!!
2007-02-23 04:02:38
·
answer #4
·
answered by pimpynellaa 1
·
2⤊
1⤋
Acho bem estranha essa passagem bíblica..jesus que era tão coerente , por que diabos ele queria que uma figueira desse fruto antes do seu tempo de frutificar... acho que ele não disse isso , é invenção dos evangelistas
2007-02-23 04:01:32
·
answer #5
·
answered by A.OLIVEIRA 6
·
2⤊
1⤋
Xiii mas também parece salada de frutas mista ,é figo é maçã é uva ...não entendo nada disso desculpa...bj
2007-02-23 03:59:55
·
answer #6
·
answered by eu Amabile 7
·
1⤊
0⤋
Eu penso que por Jesus estar na terra e sua missão estivesse definida a árvore já sabia que Jesus sentiria fome e naquela tempo passaria por ali e ela deveria cumprir seu ministério de alimentá-lo. O fato dela ter folhas já a dava condições de frutos e como não tinha desprezando seu criador, foi amaldiçoada. Para aqueles que não servem a Deus o destino é pior que desobedecer.
2015-04-19 06:34:59
·
answer #7
·
answered by Prazeres 1
·
0⤊
0⤋
Vejam em 2Timóteo 4:2 que o apóstolo Paulo nos ensina que devemos pregar a palavra "no tempo e fora do tempo", indicando que o discípulo deve agir o tempo todo para "remir" o tempo, conf. Ef 5:16. Ou seja, Jesus usou um pé de figos para mostrar a importância do verdadeiro discípulo em ser produtivo sempre, remindo o tempo, até que Ele (Jesus) volte.
2014-12-16 20:39:55
·
answer #8
·
answered by Aguinaldo T 1
·
0⤊
0⤋
Essa é muito fácil de entender. Não há nada de intrigante nessa passagem da Bíblia. Tão simples como explicar outras parábolas que Jesus mencionou. Por exemplo: porque Jesus usava parábolas; porque Jesus em determinada resposta disse - "Eu vos digo: voltai a ser crianças, porque só sendo simples e humildes podereis entrar no Reino de meu Pai." ; Porque Jesus disse "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?" - essa foi fácil. rs
"Enxergam, mas não vêem. Escutam, mas não ouvem."
Não leiam A Bíblia como se lê um livro qualquer. Não tem procurar uma lógica na Bíblia como se encontra num livro qualquer. Como Jesus disse: "voltai a ser crianças..."
Boa noite!
2014-07-18 12:39:53
·
answer #9
·
answered by Adriano 1
·
2⤊
2⤋
O que estava fazendo um pe de "figo", plantado em meio a "videira" ???
1- Cientificamente comprovado...o "figo" nao é uma fruta, mas sim uma flor.
-Biblicamente, a "videira" fala da "igreja"; corpo de Cristo (Jesus é a videira, a igreja os ramos...Comunhao entre Cristo e a igreja- (Cabeça & Corpo)..
-E a "flor" (figo), fala dos Dons Espirituais. Algo importantissimo e fundamental para a igreja, pois é dessa maneira que o Senhor se manifesta no meio da igreja; atraves de Seu Santo Espirito...
Nessa passagem, Jesus fala arespeito da "religiao". Igreja (estrutura fisica), mas sem vida, sem a presença do Espirito Santo; incredulidade...
Jesus fala de algo indispensavel, mas que faltava...Faltava Dons no meio da igreja!
Jesus falava de um profecia dos tempos de hoje; Muitas religioes; sem comunhao; pouca fé; raros milagres; incredulidade e duvidas no caraçao do homem, etc..
Ex: Quando Jesus ressuscita e torna aos ceus, Ele dis que; O Espirito Santo de Deus permaneceria aqui conosco, como nosso intercessor e consolador, sendo "Jesus" o nosso intermediador, entre o homem e Deus.
Como se acredita na biblia, poupando-se de versos importantes, se a biblia se completa num todo...!!!???
2007-02-23 04:28:49
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋